Pequenas Comunidades da Palavra

1. Um projeto para difundir a Palavra

O projeto das Pequenas Comunidades da Palavra é uma proposta da Associação Semente Viva, cujo objetivo é evangelizar a partir do encontro vivo e experiencial com a Palavra, através do uso da arte e criatividade. O projeto é colocado a disposição das paróquias e das realidades eclesiais.

1. O que é uma Pequena Comunidade da Palavra

A Pequena Comunidade da Palavra é um grupo de pessoas que se reúne semanalmente em uma casa para ler e meditar a Palavra de Deus de forma experiencial e partilhar a vida à luz da mesma, seguindo o percurso do evangelho proposto pela liturgia dominical.

2. Características da PCP

  • É um grupo pequeno, para permitir a partilha de todos;

  • Encontra-se, possivelmente, em um ambiente familiar (uma casa...);

  • A meditação da Palavra é feita de uma forma experiencial, através das técnicas simbólicas do Bibliodrama, e tem o objetivo de um espelhamento pessoal;

  • A partilha é feita seguindo as regras de um encontro de Bibliodrama, de forma intersubjetiva e não interdependente (cada um partilha a partir de sua experiência, sem retomar o que o outro fala; partilham-se experiências e não idéias, focando-se nas propostas de espelhamento que são feitas durante a meditação).

3. O Animador da PCP

  • É uma pessoa que, antes de tudo, sabe criar relação e harmonia no grupo;

  • Facilita os vários momentos do encontro, ajudando na oração inicial, na leitura da Palavra e - depois da meditação - na partilha, ajudando a permanecer nas perguntas de espelhamento propostas;

  • Ele ou outro facilitador propõe a meditação “ao vivo” ou também através do vídeo, preparando o ambiente para sua visão.

4. As meditações

As meditações são preparadas por Loredana Vigini, fundadora da Semente Viva. Essas meditações contemplam o uso usadas as ferramentas simbólicas e imaginativas da metodologia do Bibliodrama, com o objetivo do espelhamento pessoal, para que cada um possa espelhar na Palavra algo de si. Além dos roteiros dos encontros, contidos neste livreto, no site www.sementevivabrasil.com podem encontrar outras indicações sobre como realizar as meditações.

As meditações serão enviadas na versão pdf ou impresso, assim como preferir. Aos poucos, estão saindo os livros que contém as meditações de forma ordenada e podem ser adquiridos por quem quiser.

No projeto em 2023 as meditações serão proposta aos facilitadores que aderirem ao projeto através de um encontro online, para que possam eventualmente fazer perguntas e esclarescer dúvidas. As gravações ficarão à disposição a quem não pôde participar da reunião.

2. Como aderir ao projeto

1. Encontrar os animadores e as casas para o encontro

A paróquia que quiser aproveitar do material e entrar no projeto poderá antes de tudo procurar, entre os paroquianos, os animadores e as casas para acolher a Pequena Comunidade.

O objetivo é difundir a Palavra nas casas, mas para começar, se for difícil encontrar as casas e os animadores disponíveis, os primeiros encontros podem ser feitos na paróquia e, aos poucos, ser descentrados nas casas.

2. Manter o relacionamento com o Centro de Bibliodrama Pastoral

Se achar oportuno, os nomes dos Animadores poderão ser comunicados ao Centro de Bibliodrama Pastoral de Semente Viva, que poderá assim enviar as atualizações necessárias ou outro material útil para a realização das PCP.

O Centro fica à disposição para qualquer necessidade ou esclarecimento.

Os participantes da PCP podem entrar, se o desejarem, no grupo do Facebook da Pequena Comunidade da Palavra, onde poder encontrar os vídeos e as meditações e partilhar as experiências vivenciadas.