I - O QUE É UMBANDA?
4 – FUNDAMENTOS E DOGMAS DA UMBANDA
A Umbanda possui um só fundamento ou Mistério: “CARIDADE E AMOR INCONDICIONAL AO PRÓXIMO”.
Existem sim os fundamentos ritualísticos; esses variam de casa para casa, em função da vertente e cultura seguida; é comum as pessoas debaterem de forma incansável para defenderem sua visão ritualística; no meu ponto de vista é uma perda de tempo pois nesse aspecto, nunca haverá um consenso.
DOGMAS DA UMBANDA
Dogmas são pontos fundamentais que definem uma doutrina religiosa; por isso, descrevo à seguir quais seriam essas premissas, baseado na minha cultura religiosa:
A existência de uma fonte criadora universal, identificada com o nome de Olorum mas que também pode ser chamado de Zambi ou Tupã; esse Deus é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, onisciente e onipresente;
A existência dos Orixás como forças da Natureza emanadas por Olorum que comandam as 7 linhas de trabalhadores da Umbanda e uma estrutura de espíritos.
A existência da reencarnação como forma de aprimoramento do espírito;
A viabilização da comunicação com espíritos desencarnados, através das faculdades mediúnicas com o compromisso da prática da caridade com assistência espiritual, sem a cobrança de valor de qualquer espécie;
Existência da magia e da manipulação energética;
Existência da Lei de Causas e Efeitos, pela qual colhemos tudo o que plantamos; quer seja através de nossas atitudes; quer seja através de nossas práticas religiosas; no uso da magia e da manipulação energética.
Existência do livre arbítrio onde tecemos nossa forma de conduzir nossa moral e religiosidade, assumindo as consequências de nossas escolhas;
Crença de que todas as religiões constituem os diversos caminhos de evolução espiritual que conduzem a Deus, significando que todas elas têm o objetivo de aperfeiçoar o homem e cada um se afina com uma corrente religiosa que esteja em correspondência ao seu grau de compreensão, evolução e faixa vibratória.
Hmildade, respeito e amor ao próximo devem ser atitudes presentes no comportamento e nas práticas umbandistas.