LANÇAMENTO! "Possibilidades para Esperançar: uma década de construção coletiva"
Título: A Ciência dos Manuais no campo da Educação em Ciências.
Modalidade: Pesquisa
Pesquisadores: Lucas Carvalho Pacheco e Cristiane Muenchen
Resumo: Este estudo tem como base os pressupostos e conceitos da epistemologia de Ludwik Fleck, com o propósito aprofundar as discussões acerca do conceito Fleckiano de Ciência dos Manuais. Nesse sentido, o problema que permeia este estudo é: Como, a partir da perspectiva Fleckiana, são caracterizados os manuais no campo da Educação em Ciências? Para responder este problema, o presente estudo está dividido em quatro etapas, sendo elas: 1) Levantamento de teses e dissertações produzidas em programas nacionais de Pós-Graduação que envolvem Fleck e Educação em Ciências; 2) Construção de um panorama da Epistemologia Fleckiana no campo da Educação em Ciências, evidenciando os pesquisadores que mais orientaram teses e/ou dissertações nesta perspectiva; 3) Compreender a concepção da área da Educação em Ciências sobre a Ciência dos Manuais, a partir de uma pesquisa bibliográfica em teses e dissertações; e, por fim, 4) Entrevistar os pesquisadores mais relevantes evidenciados no item (2), visando caracterizar e aprofundar as discussões sobre a concepção de Ciência dos Manuais na área da Educação em Ciências. Diante disso, este estudo tem natureza predominantemente qualitativa, sendo caracterizado como exploratório, explicativo e descritivo quanto aos objetivos e como uma pesquisa bibliográfica quanto aos métodos empregados. No que concerne a análise de dados, a mesma será balizada pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). Com este estudo, espera-se compreender as concepções do campo da Educação em Ciências acerca da circulação dos conhecimentos científicos a partir de manuais.
Palavras-chave: Ciência dos Manuais. Ludwik Fleck. Educação em Ciências. Epistemologia.
Início: 01/01/2024
Modalidade: Pesquisa
Pesquisadores: Daniel Ferreira Gomes, Diuliana Nadalon Pereira, Lucas Brondani Brandão, Thalia Luisa Goldschmidt, Thiago Flores Magoga, Sabrina Gabriela Klein e Cristiane Muenchen
Resumo: O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é uma política pública do Brasil que assegura o fornecimento gratuito de Livros Didáticos (LD) para todas as escolas das redes públicas. Nos últimos anos, especialmente com a implementação de novas políticas curriculares, o PNLD necessitou de algumas mudanças. No contexto do Ensino Médio, os LD passaram a serem construídos por áreas de conhecimento, visando o caráter interdisciplinar. Neste programa, as coleções são submetidas a uma rigorosa avaliação, em que os resultados são divulgados no Guia do PNLD e fornecido para as escolas. Nesse sentido, o problema que permeia esta pesquisa é: Como os temas são abordados quanto à natureza e interdisciplinaridade, nos LD da coleção “Conexões” da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Novo Ensino Médio? No que tange aos objetivos, os mesmos são: i) investigar a natureza dos temas presentes nos LD da coleção e suas possíveis implicações aos processos educativos; ii) avaliar a abordagem interdisciplinar nos LD da coleção e discutir suas possibilidades e desafios nos processos educativos. Para alcançar esses objetivos, será realizada uma pesquisa qualitativa nos LD em duas etapas, sendo elas: 1) análise da natureza dos temas e suas possíveis implicações aos processos educativos; 2) análise da presença, das possibilidades e dos desafios atrelados à abordagem interdisciplinar dos temas. Com este projeto, espera-se mapear os temas abordados nos LD da coleção “Conexões” do PNLD 2021 e detalhar a sua natureza, identificando possibilidades de um trabalho pedagógico interdisciplinar, problematizador e crítico.
Palavras-chave: Livros Didáticos. Temas. Interdisciplinaridade. Educação em Ciências.
Início: 01/01/2024
Título: Novo Ensino Médio: implicações e encaminhamentos para a construção de uma outra relação ciência-sociedade
Modalidade: Pesquisa
Pesquisadores: Cristiane Muenchen, Roseline Beatriz Strieder, Sandra Hunsche, Rosemar Ayres dos Santos, Karolina Martins Almeida e Silva, Nília Oliveira Santos Lacerda, Patrícia Fernandes Lootens Machado, Rosana Oliveira Dantas de Abreu, Shirley Margareth Buffon da Silva, Suiane Ewerling da Rosa.
Resumo: O contexto atual, marcado por uma crise de confiança na ciência, tem demandado o estabelecimento de outra relação entre ciência e sociedade, pautada em perspectivas dialógicas, problematizadoras e participativas. Isso requer diferentes frentes de ações, dentre elas, a que se dedica o presente projeto, voltado à investigação de aportes teórico-metodológicos e epistemológicos que orientem a inserção de discussões sobre as relações ciência-sociedade no contexto do Novo Ensino Médio. Assim, este projeto objetiva delinear implicações e encaminhamentos relacionados à articulação ciência-sociedade e sua inserção no Novo Ensino Médio. Também, investigará a implementação de propostas curriculares de proposições teórico-práticas coerentes com as demandas atuais. Os referenciais que orientam essas ações estão vinculados aos campos da Educação e dos Estudos Sociais da Ciências e Tecnologia, defendendo leituras críticas da realidade, superação da cultura do silêncio e democratização da participação nas decisões em temas relacionados à Ciência e à Tecnologia. Destaca-se que os mesmos têm fundamentado pesquisas em Educação Científica, as quais indicam seu potencial para as abordagens e perspectivas requeridas. Ao mesmo tempo, essas pesquisas indicam a necessidade de aprofundamentos, em especial, no que diz respeito à sua inserção na Educação Básica, com destaque para o Novo Ensino Médio. Diante disso, do ponto de vista metodológico, esta investigação seguirá os moldes das abordagens qualitativas de pesquisa em Educação. Em concreto, abarcará (i) pesquisas bibliográficas, para aprofundar aspectos teórico-metodológicos e epistemológicos das perspectivas defendidas e sua aproximação ao contexto do Novo Ensino Médio, e, (ii) estudos de caso, buscando acompanhar professores de diferentes regiões do Brasil no desenvolvimento de propostas educativas.
Título: O Role-Playing Game no contexto dos Três Momentos Pedagógicos
Unidade Executora: Departamento de Física
Modalidade: Ensino
Resumo: Os Três Momentos Pedagógicos (3MP) são uma dinâmica didático-pedagógica constituída por: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Com base nesta dinâmica, almeja-se desenvolver em sala de aula uma proposta a partir do tema “Combustíveis Fósseis, Motores e Geradores: como funcionam e quais os impactos?”, em que será utilizado como instrumento o Role-Playing Game (RPG). Diante disso, este projeto de ensino tem como objetivo geral construir e implementar uma atividade didática e uma unidade temática estruturada nos 3MP, utilizando o RPG como instrumento. Para alcançar este objetivo, este projeto está estruturado em seis etapas, sendo elas: 1) construção e desenvolvimento em sala de aula do RPG como atividade didática para aplicação do conhecimento; 2) construção e desenvolvimento em sala de aula do RPG como uma unidade temática, estruturada nos 3MP; 3) construção de parâmetros para a avaliação escolar no contexto do RPG; 4) produção e disseminação de um material didático-pedagógico com as atividades construídas e implementadas; 5) análise dos resultados obtidos ao longo da construção e implementação dos materiais e, por fim, 6) construção do relatório final e produção acadêmica. Dentre os resultados, espera-se que o RPG potencialize as discussões que envolvem as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, além de favorecer os objetivos almejados pela dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos. Além disso, este projeto busca contribuir para a área de Educação em Ciências/Ensino de Física, a partir da publicação de trabalhos em eventos e/ou periódicos, aprofundando as discussões sobre os 3MP e a Educação CTS.
Palavras-chave: RPG. Ensino de Física. Três Momentos Pedagógicos.
Início: 19/02/2024
Modalidade: Ensino
Pesquisadores: Lucas Brondani Brandão, Thalia Luisa Goldschmidt, Diuliana Nadalon Pereira, André de Azambuja Maraschin, Thiago Flores Magoga e Cristiane Muenchen
Resumo: O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é uma política pública do Brasil que assegura o fornecimento gratuito de Livros Didáticos (LD) para todas as escolas das redes públicas. Nos últimos anos, especialmente com a implementação de novas políticas curriculares, o PNLD necessitou de algumas mudanças. No contexto do Ensino Médio, os LD passaram a serem construídos por áreas de conhecimento, visando o caráter interdisciplinar. Neste programa, as coleções são submetidas a uma rigorosa avaliação, em que os resultados são divulgados no Guia do PNLD e fornecido para as escolas. Nesse sentido, o objetivo desse projeto é desenvolver e disponibilizar materiais didático-pedagógicos alinhados aos Livros Didáticos do PNLD sob a óptica da interdisciplinaridade e da Abordagem de Temas por meio da integração universidade-escola. Para isto, será necessário estabelecer uma parceria com professores da Educação Básica da rede pública, investigar a natureza dos temas e avaliar a abordagem interdisciplinar presentes nos LD da coleção utilizada por esses professores para, a partir disso, construir, implementar e disponibilizar materiais didático-pedagógicos produzidos utilizando os LD. Espera-se, com o presente projeto, contribuir para a formação inicial e permanente de professores, bem como, oferecer subsídios para educadores na seleção de LD alinhados com abordagens pedagógicas problematizadoras e dialógicas.
Palavras-chave: Livros Didáticos. Temas. Interdisciplinaridade. Educação em Ciências.
Início: 01/03/2024