Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo



Criado e registrado no CNPq, no ano de 2012, o grupo de estudos, pesquisas e discussões, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), denominado Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD), é constituído por discentes (alunos de Iniciação Científica, alunos de Pós-Graduação – mestrado e doutorado e voluntários) e docentes (professores da Educação Básica e do Ensino Superior), das áreas de Química, Física e Biologia. A diversidade de áreas no mesmo espaço possibilita a discussão interdisciplinar, favorecendo a construção do conhecimento coletivo dentro de uma perspectiva de educação libertadora, a qual, de acordo com o educador Paulo Freire, deve ser construída a partir da problematização e do diálogo.

O grupo tem se organizado de modo a discutir referências embasadas neste educador e na perspectiva da Educação Ciência Tecnologia Sociedade (CTS), especialmente do Pensamento Latino Americano em Ciência e Tecnologia (PLACTS). A necessidade de reestruturação curricular dos espaços escolares, a partir da Abordagem Temática, na qual os Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Currículos tem papel central, fundamenta as reflexões e práticas do grupo.

Para a fundamentação epistemológica alicerça-se nos estudos de Ludwik Fleck, o qual entende que o conhecimento resulta de uma construção do indivíduo em interação sociocultural, ou seja, o conhecimento se dá em uma interação entre o sujeito e o objeto, mediada por uma dimensão que é social e culturalmente determinada.

Além disso, o GEPECiD é um espaço de discussão, reflexão e construção de conhecimentos, a partir das ações pedagógicas dos professores/pesquisadores e futuros professores, que tem seu conhecimento teórico embasado em uma perspectiva crítica, cujo espaço de formação, especialmente pela sua metodologia cíclica (espaço de discussão/reflexão, registro em diário, intervenção na realidade educacional) vem se revelando um locus educacional que está contribuindo sobretudo na construção de saberes da ação pedagógica, qualificando o saber docente dos participantes desse grupo e, de forma indireta, das comunidades escolares.

O logo do grupo representa os tripés que orientam as reflexões e práticas do mesmo. Estes podem ser entendidos como “ação-reflexão-ação”, “ensino-pesquisa-extensão”, “problematização-diálogo-transformação”, entre outros.

A abelha, por fazer parte do grupo chamado de “insetos sociais”, um animal que vive em sociedade, representa o trabalho coletivo e a cooperação dos integrantes do grupo. Dentro do grupo das abelhas, as mesmas se comportam quase como um só organismo, ou seja, o nosso coletivo de pensamento.

O GEPECiD entende que seu símbolo é importante de modo que faz uma analogia da construção da colmeia com a construção do conhecimento e, ainda, do Estudo da Realidade com a coleta do néctar.

Instituições e Programas Colaboradores