NICOLE GONÇALVES E TIAGO MARQUES
Pesquisar "Corpo Ideal" no site da APS
Na televisão o Corpo das Mulheres é mostrado ou ocultado?
Como os meios de comunicação distorcem a beleza, criando a representação do corpo ideal.
Sociological research- media has a direct influence, pesquisa sociológica divulgada no Youtube (sem som)
Percepção da imagem corporal e representações sociais do corpo
Os resultados sugerem que apesar de apresentarem uma auto-percepção corporal normal, as estudantes estão em geral insatisfeitas com sua aparência. As representações sociais apresentaram três contextos: (1) importância da aparência e da expressão do corpo nas relações pessoais; (2) beleza e saúde corporal ligadas à magreza e à prática de exercícios físicos; e (3) aparência enquanto indicadora de potencialidades nos campos pessoal e profissional. Concluiu-se que há uma incompatibilidade entre as representações sociais e a vivência subjetiva em termos de imagem corporal.
(...) uma nova representação do corpo e da sexualidade, que se traduz
numa reivindicação crescente do direito ao prazer — dentro ou fora do
casamento. A contracepção é o instrumento técnico que permite a concretização deste ideal, sem os custos de uma gravidez indesejada. (ANA NUNES DE ALMEIDA et al, p. 379)
O corpo ideal também é um corpo saudável, mais afastado das principais causas de morte.
Tem muito mais documentos procurando "representações do corpo" no Repositório Científico de Acesso Aberto
No filme Sem Tempo, actualmente em exibição nos cinemas, podem conferir como o corpo da mãe, da mulher e da filha são indistinguíveis porque obedecem ao mesmo padrão.
Mary Douglas identificou um (1) corpo físico e um (2) corpo social.
Quanto mais liberto de normas do corpo social, melhor se pode expressar o seu corpo físico. Exemplo: rir alto.
http://www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/AnaMartinezBarreiro.pdf
A modernidade trouxe uma pluralidade de dúvidas que estão associadas às escolhas dos indivíduos. Mas ao contrário do que poderíamos imaginar a individualidade moderna não deixa o indivíduo livre para suas escolhas. Diferentes elementos vão, invariavelmente, pressionar e influenciar as acções dos indivíduos
para que estes venham a incorporar habitus, estilos de vida e construir suas identidades. A escolha pode estar então submetida às oportunidades da vida, ao discurso midiático, à busca pelo sucesso profissional, mas também à corporeidade.