Há potencialidades e limitações das duas abordagens metodológicas, qualitativa e quantitativa, certamente. Se utilizadas dentro dos limites das suas especificidades, na base da teoria da relatividade, ambas podem contribuir efectivamente para a procura de construção de teorias, formulação e teste de hipóteses, ou seja, melhor conhecimento da realidade. (...)
Os Métodos Quantitativos na Sociologia: Dificuldades de Uma Metodologia de Investigação
Peter Woods apresenta a abordagem etnográfica, bem como o trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores ao serviço da investigação no ensino.
Os brasileiros dizem este trabalho colaborativo Pesquisa-acção....
De tudo o que acima se encontra exposto, resulta que os defeitos e qualidades dos três métodos representam faces opostas da mesma moeda. As (desvantagens do método experimental dependem do seu próprio rigor; a superficialidade do método de medida deve-se à sua extensão; a incapacidade para generalizar, característica do estudo de casos, está ligada ao seu carácter intensivo. Torna-se óbvio que a maneira como os defeitos e qualidades dos três métodos se encontram distribuídos é tal que cada um possui precisamente o que falha aos outros dois. Os três métodos deveriam considerar-se, assim, não como competitivos, mas como complementares; ou seja: deverão ser utilizados, quer sucessiva, quer simultaneamente.