Alfa Género

Grupo Alfa: Inês Nunes, Joana Mota, Pedro Oliveira e Joana Caldas => Papel da Mulher ? => Trabalho, Família e Género 1º Texto

OBJECTIVOS - Blogue da Joana e Inês = Pedro e Joana

1 - Saber de que maneira o género influência o meio familiar (conjugue).

2 - Saber de que maneira o género influência o meio profissional.

3- Estudar e descrever a evolução do papel do género feminino na sociedade e intercalá-lo com o real social.

Talvez fosse mais facilmente objectivável

1 - Como se repartem as tarefas domésticas (cuidar dos filhos, passar a ferro, cozinhar, limpar, etc.)

2 - Como o género determina o acesso a profissões com poder (ver estatísticas)

3 - Dinâmica dos padrões da fecundidade em Portugal (associa os domínios da sexualidade, da conjugalidade, da procriação e da integração no mundo do trabalho) ANA NUNES ALMEIDA

Traços/Pesquisa/Características/Representações/etc. de género na sociedade portuguesa...... qualquer coisa que evite partir com a ideia de "papel da mulher", porque isso é negação do estudo do género.

Observações de 4 de Março

As Hipóteses devem estar relacionadas com os objectivos. Convém estabelecer duas Hipóteses por cada Objectivo.

Objectivos

O1 - Como se repartem as tarefas domésticas (cuidar dos filhos, passar a ferro, cozinhar, limpar, etc.)

O2 - Como o género determina o acesso a profissões com poder

O3 - Estudar e descrever a evolução do papel do género feminino na sociedade

Hipóteses

H1 - A mãe é que sacrifica o trabalho para ficar com o filho/a/os/as em casa - O1

H2 - Os homens têm mais probabilidades de conseguir cargos mais importantes – O2

H3 - a mãe é quem participa mais na educação do filho/a/os/as – esta Hipótese não é igual a H1?

H4 - O ai dá menos liberdade ao filho/a/os/as do que a mãe – não está relacionada com nenhum objectivo

H5 - No conjûgue o género masculino tem mais liberdade do que o género feminino - não está relacionada com nenhum objectivo

RESUMO: Só têm 2 HIPÓTESES, uma para O1, outra para O2. Faltam 4.

Ficha de Leitura 2

O Texto é o Manifesto de feminista revoltado porque vive numa “numa sociedade patriarcal e como consequência é o homem que domina, manipula, transforma, põe e dispõe, restando apenas à mulher o papel de se submeter e de se resignar”.

É excelente texto para utilizar na Análise Temática, mas NUNCA numa ficha de Leitura. Estas deverão ser feitas lendo sociólogos, para adquirir conceitos teoricamente úteis. As opiniões das pessoas serão estudadas com estas ferramentas, na interpretação Análise Temática, de Questionários, de Entrevistas, de Observação… what else.

Powerpoint Específico

Já disse muitas vezes e até já escrevi, e espero não precisar de repetir, que O PAPEL DA MULHER NÃO EXISTE a não ser na nossa imaginação. Se querem fazer uma investigação sobre um objecto terão do construir com base na observação de factos sociais (como a diferente repartição das tarefas domésticas e do acesso ao trabalho melhor renumerado). NÃO PODEM CONSIDERAR QUE PAPEL DA MULHER EXISTE – isto é, que nasceram com a vocação para ser mães e esposas – senão a investigação apenas regressará ao que imaginaram.

Além das leituras de Sociólogos que já indiquei, talvez outro seja útil: CLAUDE DUBAR (leiam imagem abaixo), refere-se a papéis da mulher e papéis do homem. REPAREM que aqui o plural faz diferença, designadamente quando sugere que as mulheres interpretarão papéis EXPRESSIVOS, enquanto os homens reservam para si papéis INSTRUMENTAIS. Suponho que classificação será muito útil para o v/ trabalho, designadamente para a AT e a reformulação das hipóteses. A “evolução” em que vocês pensam não será uma repartição mais equilibrada dos papéis EXPRESSIVOS e dos papéis INSTRUMENTAIS? NOTE-SE papéis, no sentido de funções a cumprir que podem ser objecto de diferentes modelos de partilha, não UM PAPEL previamente prescrito.