Crise

Já sabemos que a crise não será apenas um fenómeno económico e financeiro. Margarida Rebelo Pinto - escritora light - explicou melhor que Passos Coelho, as suas justificações (representações) para a inevitabilidade política de austeridade (Troika).

Muitas pessoas já perceberam que a política de austeridade, não nos conduz a qualquer objectivo honroso, e são cada vez mais numerosas as vozes contra esta política. Por exemplo,o humorista Bruno Nogueira troçou da entrevista de MRP.

Mark Blyth, professor de Economia, doutorado em Ciência Política, escreveu o livro "AUSTERIDADE, A História de uma Ideia Perigosa". O aprofundamento do tema mostra-nos quão simplistas são as representações da austeridade. Note que o autor combina a moralidade com a Economia:

"Transformámos a política da dívida numa moralidade, que desviou as culpas dos bancos para o Estado. A austeridade é a penitência - a dor virtuosa após a festa imoral -, mas não vai ser uma dieta de dor que todos partilharemos. Poucos de nós são convidados para a festa, mas pedem-nos a todos que paguemos a conta". (Mark Blyth)

Apresenta-se abaixo o vídeo promocional deste livro.