Grupo 1

João + André + Tiago Links dos trabalhos - André, João e Tiago

Fichas de Leitura do João + Material empírico

Ficha de Leitura 4.docx

Maria Beatriz de Paula Tavares Cavalcante - Enfermagem

Maria Dalva Santos Alves – Enfermagem, Psicologia

Maria Grasiela Teixeira Barroso - Enfermagem

Ficha de Leitura 3.docx OK

DIANA SOARES - publicado na APS

SOFIA NEVES - publicado na APS

Ficha de Leitura 1.docx OK

Ana Rita Laranjeira, Lígia Amâncio, Vasco Prazeres - publicado na APS

Ficha de Leitura 2.docx

ISABEL TRINDADE e RITA CORREIA- Psicologia

Conceitos sociológicos: Masculinidade/Identidade + Risco + Desvio

O papel dos Amigos / Revistas (Provavelmente os jovens poderão mudar facilmente de amigos, pelo que o peso dos meios de comunicação terá maior influencia nos seus comportamentos)

Rituais de integração: Talvez o modelo dramatúrgico - “a inautenticidade na relação com os

outros não influencia, de modo algum..." talvez venha provar a perda de importância dos amigos face aos media

Fichas de Leitura do André

A RECONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NOS JOVENS INSTITUCIONALIZADOS EM CENTRO EDUCATIVO

BARRÈRE, ANNE, O Trabalho dos Alunos

Conceitos sociológicos a mobilizar para a “REBELDIA”:

a delinquência juvenil é um conceito socialmente construído por referência às normas, valores e representações vigentes na sociedade.

os jovens vão construindo a sua expectativa para o futuro / auto-socialização como decisão individual vs. rotulação social

O aluno “medíocre”, mentalidade de “deixar andar”, será um produto do “contexto familiar” e da ausência de expectativas relativamente a um futuro emprego? (falha da justificação instrumental, levando ao desinvestimento escolar)

Os míticos bons alunos dos anos 60, que já eram uma elite, porque muitos nem frequentavam a escola, não estariam apenas a utilizar a escola como veículo de ascensão social (justificação instrumental) visto que um melhor emprego recompensaria o investimento?

Fichas de Leitura do Tiago

https://docs.google.com/document/d/1WKEgjzGaDHsS64yWxbp1UM5K8pEJ2494DxjieEQVF80/edit?usp=sharing X

https://docs.google.com/document/d/1adj-KvX8uypaiIIaSE-CV4BHPp9p28ZfItcdOMgvPJQ/edit?usp=sharing X

As Fichas de Leitura devem referenciar um documento escrito por um SOCIÓLOGO, destacando os aspectos em que interessa para o seu objectivo. Encontra textos de sociólogos na Bibliografia do blogue ou nas Revistas cujos links deve seguir. Estes materiais permitirão chegar a conceitos operatórios, que definem grelhas de análise ou teorias sociológicas susceptíveis de serem mobilizadas para analisar os restantes documentos

Todo o material não escrito por Sociólogos, fornecem REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ideias comuns, cuja importância será observada na ANALISE TEMÁTICA do material empírico, à luz da teoria a que chegou através das Fichas de Leitura.

O Inquérito sobre a sexualidade não é um espaço para desenvolver teorias sociológicas, mas antes para conhecer as práticas dos portugueses (REPRESENTAÇÕES).

As Fichas de Leitura devem ter um nome que esclareça o que se vai ler, não um endereço do docs que nos leve a mergulhar em qualquer coisa que não sabemos o que é.

Talvez a Sexualidade esteja intimamente relacionada com a Fecundidade, pelo que além dos textos já indicados, lhe sugiro este da Ana Nunes Almeida: Novos padrões e outros cenários para a fecundidade em Portugal http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1218732699N2uHX4tb3Mz73TK7.pdf ... ou outros textos desta autora aqui.

Tema: Desvios à norma protagonizados pelos adolescentes

1. Álcool e Drogas

2. Desvios à norma escolar

3. Sexualidade

Texto para compreender a indisciplna na Escola como estratégia do aluno medíocre, extraído de BARRÉRE, ANNE, O Trabalho dos Alunos

No Google Books: ver Síndrome normal da adolescência, em

Adolescência, família e drogas: a função paterna e a questão dos limites

Para unificar estes temas talvez seja boa ideia estudar a construção social da masculinidade (APS):

«Ninguém nasce já homem; é algo que se cultiva» (Gilmore,1990:19). A demanda pela masculinidade no universo do graffiti sugere que ser homem é correr mais riscos de ser apanhado... e provavelmente essa ideia verifica-se em todas as outras áreas. Consumos/comportamentos com maior risco para a saúde, na Escola, na Sexualidade...

Provavelmente para se fazerem homens, os rapazes consomem mais álcool e drogas, têm um comportamento mais violento na família, na escola,...

As representações da masculinidade, sexualmente, apenas admitem a heterossexualidade como

orientação do desejo sexual, a instrumentalidade, a racionalidade e a pró-actividade.

Pesquisem o termo "masculinidade", "identitade masculina"... em vários sites institucionais e certamente encontração textos de sociólogos relacionados com o vosso objecto.

Para definirem os objectivos de estudo façam uma pergunta genérica relacionada com dos tópicos a desenvolver. Para construir as hipóteses façam duas perguntas por objectivo, de modo que estas esbaleçam uma relação entre variáveis que vocês possam verificar.

Exemplo:

OBJECTIVO 1: A construção da identidade masculina leva os rapazes a adoptarem comportamentos de risco?

HIPÓTESE 1.1: A dependência do álcool e das drogas é mais frequente nos rapazes?

HIPÓTESE 1.2: O consumo social do álcool leva mais frequentemente os rapazes à embriaguez?

NOTEM que relativamente às hipóteses, terão de concluir se são verdadeiras ou falsas. Testando as hipóteses, estarão a trabalhar para atingir os vossos objectivos.

Não escrevo mais, porque neste momento, alguém já deveria ter lido textos e ter escrito as respectivas fichas de leitura...

Primeiras sugestões

O desvio pode ser definido como uma inconformidade em relação a determinado conjunto de normas aceite por um número significativo de pessoas.

Representações da Indisciplina nas Escolas - Ver João Lopes

Socialização - Apresentação Genérica 26 slides - Precisa de algumas correcções, pelo que agradeço que me confiram permissão para editar.

Devem indicar a Bibliografia/Webgrafia.