Conceitos de Gestão do tempo

Data de postagem: 08/06/2020 20:31:51

No âmbito da informática o tempo assume proporção muito significativa, já que projetos devem ser desenvolvidos em um tempo determinado para atender a certa demanda, logo, se o tempo é extrapolado perde-se todo o objeto e a razão de ser. Nesta disciplina você irá se conscientizar cada vez mais do valor do tempo e aprender técnicas de como utilizá-lo da melhor forma possível.

Gestão é a atividade de administrar idéias para que se transformem em resultados esperados. Isto envolve combinação e coordenação de inúmeros fatores como planejamento, aporte de recursos humanos, físicos e financeiros.

E quem é o Gestor, segundo o conceito clássico, desenvolvido por Henri Fayol (Engenheiro Francês que teve forte influência na construção das ideias acerca da administração)? O gestor é definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização, através do planeamento, da organização, da liderança ou direcão e do controle, afim de atingir os referidos objetivos. (Fonte e foto: Wikipédia, jan/2012).

O QUE É GESTÃO DO TEMPO?

Até o momento já observamos o que é o tempo, o que é gestão e quem é o gestor, agora resta-nos, fundindo estes parâmetros, contextualizar o que é a Gestão do Tempo.

Podemos conceituar a gestão do tempo como sendo a atividade que visa organizar o tempo disponível, de forma que atenda a execução de tarefas visadas.

Para este gerenciamento de tempo entra em relevo uma série de fatores como meios humanos disponívies, escolha de prioridades, estabelecimento de cronogramas e prazos, enfim, uma série de aspectos que no decorrer deste estudo iremos esmiuçar com mais detalhes.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE TER UMA EFICAZ GESTÃO DO TEMPO?

Na canção “O TEMPO NÃO PÁRA”, o compositor e cantor brasileiro CAZUZA, fica nítido a noção de que efetivamente o tempo escorre pelas mãos e que temos posse apenas do hoje do agora, já que, o passado não volta mais e o futuro, nem sequer sabemos se chegará. Neste sentido CAZUZA diz:

“Eu vejo o futuro repetir o passado. Eu vejo um museu de grandes novidades. O tempo não pára. Não pára, não, não pára”

A letra da canção leva a uma reflexão absolutamente pertinente, qual seja, o tempo que passou não volta mais, logo, não podemos nos permitir desperdiçar o tempo com ações inúteis, improdutivas, danosas. Ao contrário disso, devemos focar e dedicar nosso tempo a opções construtivas para nós mesmos, nossos familiares e para a sociedade como um todo.

Nesta perspectiva, se temos um objetivo a ser atingido, como por exemplo a conclusão do Ensino Médio Profissionalizante, devemos estabelecer metas e estratégias de gerenciamento do nosso tempo para que mesmo com as diversas atividades que temos (família, trabalho, lazer, etc.) possamos alcançar o sucesso.

O planejamento eficaz e o gerenciamento do tempo são as ferramentas indispensáveis para a organização de nosso dia, dos nossos projetos pessoais, educacionais e profissionais.

Fonte: Apostila de Gestão do Tempo