Data de postagem: 08/06/2020 15:31:03
O arquivo nada mais é do que um conjunto da bits armazenado em algum lugar na memória. De uma maneira mais prática, dizemos que é uma estrutura de bits armazena um determinado tipo de informação. Os arquivos possuem características importantes associados a eles. A essas características dos arquivos damos o nome de atributos de arquivo. Exemplos:
O comando ATTRIB no prompt de comando, concede a opção de modificar atributos de arquivos tornando-os ocultos, por exemplo. Além disso, define o acesso ao arquivo permitindo leitura e/ou escrita. Para isso usamos os seguintes parâmetros:
Vamos analisar os exemplos:
O Linux possui em sua estrutura de arquivos, um sistema de controle de acesso baseado no ACL (Access Control List) ou Listas de Controle de Acesso. Esse sistema garante a cada arquivo ou diretório um usuário proprietário, um grupo proprietário, e permissões de acesso a outros usuários.
O usuário e o grupo proprietários do arquivo são, geralmente, o usuário criador do arquivo e o grupo a qual pertence tal usuário.
Sendo assim. Podemos dar 3 tipos de permissões a um arquivo ou diretório:
Vamos analisar esse comportamento com a ajudar do comando ls seguido do parâmetro – l. Nesse caso, obteremos uma lista detalhada sobre os arquivos contidos no diretório atual. Veja a figura abaixo:
Na 1a divisão indicada pela seta branca, poderão aparecer os seguintes caracteres:
As outras divisões, agrupamos os valores de 3 em 3 colunas. Podem aparecer os valores
Outros símbolos importantes que temos que saber
Para entender melhor, veja os exemplos:
Para alterar o proprietário e/ grupo de determinado arquivo ou diretório usamos o chown
REFERÊNCIAS: