Criptografia

Data de postagem: 11/02/2020 23:02:06

Criptografia é a ciência ou arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código. Basicamente, é o método utilizado para alterar os caracteres originais de uma mensagem por outros caracteres, ocultando a mensagem. É parte de um campo de estudos que trata das comunicações secretas, usadas, dentre outras finalidades, para:

 Autenticar a identidade de usuários;

 Autenticar e proteger o sigilo de comunicações pessoais e de transações comerciais e bancárias;

 Proteger a integridade de transferências eletrônicas de fundos.

Uma mensagem codificada por um método de criptografia deve ser sigilosa, ou seja, somente aquele que enviou e aquele que recebeu devem ter acesso ao conteúdo da mensagem. Além disso, uma mensagem deve poder ser assinada, ou seja, a pessoa que a recebeu deve poder verificar se o remetente é mesmo a pessoa que diz ser e/ou ter a capacidade de identificar se uma mensagem pode ter sido modificada.

Os métodos de criptografia atuais são seguros e eficientes e baseiam-se no uso de uma ou mais chaves. A chave é uma seqüência de caracteres, que pode conter letras, dígitos e símbolos (como uma senha), e que é convertida em um número, utilizada pelos métodos de criptografia para criptografar e descriptografar mensagens.

Criptografia de chave única (simétrica)

A criptografia de chave única utiliza a mesma chave tanto para criptografar quanto para descriptografar mensagens. Apesar de este método ser bastante eficiente em relação ao tempo de processamento, ou seja, o tempo gasto para codificar e decodificar mensagens tem como principal desvantagem a necessidade de utilização de um meio seguro para que a chave possa ser compartilhada entre pessoas ou entidades que desejem trocar informações criptografadas. Utilizada normalmente em redes de computadores por ser mais simples a administração.

Criptografia de chaves pública e privada (assimétrica)

A criptografia de chaves pública e privada utiliza duas chaves distintas, uma para codificar e outra para decodificar mensagens.

Chave pública: Pública no que se refere ao grau de acesso, ou seja, todos conhecem ou tem acesso a esta chave. Até mesmo o invasor a conhece? Sim! Pois, ela é utilizada apenas para criptografar mensagens

Chave privada: Privada no que se refere ao grau de acesso, ou seja, apenas o seu dono a conhece e não a divulga. Ela é utilizada para descriptografar as mensagens geradas pela sua chave pública correspondente.

As mensagens criptografadas com a chave pública só podem ser descriptografadas com a chave privada correspondente.

Exemplificando passo a passo uma troca de mensagens entre Wagner e Letícia. Situação:

1. Wagner deseja enviar uma mensagem sigilosa, ou seja, secreta, para Letícia. Sabendo que a Internet não oferece um ambiente seguro, contrataram um serviço de segurança e ganharam duas chaves para trocar informações pela Internet.

2. Wagner pede a chave pública da Letícia, que pode ser enviada de qualquer maneira, pois mesmo que seja lida por outra pessoa, não teriam problemas (a chave pública permite apenas criptografar mensagens).

3. Após receber a chave púbica da Letícia, Wagner escreve, criptografa utilizando a chave pública da Letícia e envia a mensagem pela Internet;

4. Letícia recebe a mensagem criptografada e descriptografa a mensagem utilizando sua chave privada, que é apenas de seu conhecimento;

5. Agora, se Letícia quiser responder a mensagem, deverá realizar o mesmo procedimento, só que utilizando a chave pública do Wagner.