Atitudes para o aproveitamento do tempo

Data de postagem: 08/06/2020 21:08:00

Atitudes que prejudicam o aproveitamento do tempo

São incontáveis as atitudes que prejudicam o bom aproveitamento do tempo, dentre elas podemos destacar três:

Desorganização

O padrão organizacional é indiscutivelmente uma fonte de avanço ou atraso na gestão do tempo. Um armário revirado, uma gaveta amontoada, uma área de trabalho do computador (desktop) confusa, são instrumentos que levam seu tempo e o aborrecem causando certo prejuízo. O fato é que você não sabe onde as coisas se encontram, passa a pensar que perdeu, que furtaram, deletaram, sabotaram, enfim, se desmotiva desnecessariamente e isso com certeza pode influenciar direta ou indiretamente nas tarefas do seu dia. Portanto, ORGANIZE-SE.

Desconcentração

A capacidade de concentração não é caminho fácil e exige ação, treinamento e dedicação. Atender telefone celular, escutar música, assistir TV, deixar páginas de redes sociais abertas, levantar-se constantemente, e outros hábitos levam a desconcentração e conseqüentemente ao não cumprimento de prazos, levando a desistência e, enfim, fracasso da atividade. Portanto, CONCENTRE-SE.

Pensamentos Negativos.

O pensamento é a força motriz inicial de qualquer ato voluntário ou involuntário que realizamos. Se recebemos um convite para ir a uma festa e imaginarmos que não vai ser boa, nossa mente, inconscientemente, está se programando para concretizar nossa imaginação. Desta maneira, ao chegar à festa, involuntariamente buscamos o que nos desagrada, e não o lado positivo, como deveria ser, colocando, assim, nossa mente para trabalhar contra nós. Não devemos ser escravos de nossa mente, e sim seu senhor. Portanto, PENSE POSITIVO!

Comportamentos que maximizam o aproveitamento do tempo

Vimos que vários fatores trazem prejuízos para o aproveitamento do tempo e para o aproveitamento da vida.

Já observamos também que a Organização, a Concentração e o Pensamento Positivo são aspectos de destaque na maximização do tempo. Além destes queremos acrescer a listagem com um elementar que se chama Prioridade. Assim, liste suas prioridades, alcance-as e se faça feliz!

Prioridade: “Condição daquilo que está em primeiro lugar” (Fonte: Mini Dicionário Português – Editora Wkids).

Pela definição do dicionário e pela própria percepção da palavra, entendemos que quando colocamos algum aspecto em prioridade devemos tratá-lo com destaque e neutralizar outros que o prejudiquem. Neste sentido deixemos de usar a expressão “Eu não tenho tempo para isso” e a substituamos por “Eu não priorizo isso”. De fato se temos convicção de que determinado Projeto é importante e tem prazo para entrega, devemos focá-lo e enquadrá-lo como prioridade convergindo ações, forças e pensamentos para realizá-lo com Organização, Concentração e Ação.

Fonte: apostila de Gestão do Tempo.