Linux Server

Data de postagem: 12/06/2020 20:08:11

Introdução

Em pesquisas realizadas recentemente com a participação de diversos provedores de serviços e datacenters mundiais, constatou-se que o Linux é o sistema operacional para servidor mais popular e mais usado no mundo. O servidor Linux, que antes era apenas uma opção, passou a ser a primeira escolha no provimento de muitos serviços para TI.

Tal crescimento no uso do Linux possui relação direta com o crescimento da Internet, e isto não é por acaso. As características deste sistema operacional criado por Linus Torvalds fazem com que ele seja extremamente seguro e a escolha preferida para o fornecimento de serviços de internet.

Nos dias atuais, quem pensa em criar um servidor Web, DNS ou E-mail nem cogita em usar outro sistema operacional que não seja o Linux. Hoje, a gama de serviços fornecidos cresceu muito, em quantidade e qualidade.

Versões

O Linux é conhecido por ser um excelente sistema operacional para servidores, sendo amplamente utilizado em diversas empresas.

Escolher uma distribuição depende muito do usuário e do tipo de projeto que você irá executar.

Cada distribuição Linux possui uma particularidade, mas todas compartilham da mesma essência, ou seja, você irá ter desempenho, segurança e estabilidade sempre.

Exemplos:

Debian

Lançado primeiramente em 1993, o Debian é muito conhecido entre a comunidade Linux, sendo uma das distribuições mais populares.

É uma das distribuições de Linux para servidores mais utilizada no mundo, até o mesmo o Ubuntu é derivado do Debian.

Ubuntu Server

O Ubuntu é muito famoso em desktops, mas também muito usado em servidores, a versão Ubuntu Server oferece um ótimo desempenho a nível de servidor.

Sendo excelente para iniciantes o Ubuntu Server é excelente para servidores web, servidores de email e até mesmo servidores de arquivos.

CentOS

O CentOS é derivado do Red Hat Enterprise, sendo assim provê uma distribuição muito estável, praticamente sem bugs e com uma ótima performance.

Open SUSE

O Open SUSE Linux surgiu em 1993 e é uma das distribuições mais famosas do mercado, o sistema conta com duas variantes a Leap e Tumbleweed.

A versão Leap é conhecida por sua excelente estabilidade, sendo muito utilizada para servidores web e até mesmo em servidores domésticos.

Fedora

Com suporte para Gnome e KDE o Fedora é baseado no Red Hat Linux, sendo assim é um sistema bem robusto e completo.

Ideal para usuários novos mas também avançados, um dos seus diferenciais são as atualizações, que são muito frequentes.

Red Hat Enterprise Linux

Desenvolvido pela empresa Red Hat, a distribuição Red Hat Enterprise Linux tem seu foco totalmente no mercado corporativo.

É muito popular entre grandes empresas devido a sua grande estabilidade e segurança, o Red Hat é uma excelente distribuição para servidores de missão crítica.

Slackware

O Slackware surgiu lá em 1993 com a seguinte proposta, uma distribuição que fosse simples e leve.

Sendo capaz de rodar em praticamente qualquer hardware, isso mesmo sabe aquele antigo Pentium seu? Provavelmente você possa montar um servidor Slackware nele.

Além de ser leve Slackware é conhecido por sua estabilidade, podendo ser utilizado como servidor web, servidor de arquivos entre outras aplicações.

Ele é indicado para usuários mais avançados do Linux, sendo assim se você já tem uma certa experiência no Linux com certeza irá domina-lo.

Fonte: Tech Start XYZ

Instalação

Neste manual utilizaremos o Linux na sua distribuição Ubuntu Server 12.04. Desde o seu processo de instalação até configurações de diversos pacotes e serviços. A instalação do Ubuntu pode ser realizada através da utilização da imagem do sistema em ISO, que pode ser obtida em:

https://ubuntu.com/#download

http://releases.ubuntu.com/

Em seguida essa imagem pode ser testada em um virtualizador de sistemas, como o VirtualBox, ou pode ser instalada no computador através de um pendrive com um aplicativo, como o rufus ou universal usb installer.

Veja mais detalhes neste site do techtudo.

Requisitos mínimos:

Durante a instalação, será feita uma verificação dos requisitos mínimos para que a instalação prossiga corretamente. Para instalar o Ubuntu é necessário ter pelo menos 4,4 GB de espaço livre em disco, 1GB de memória RAM e estar conectado a Internet.

Particionamento de disco:

Para a instalação basicamente é necessário criar as seguintes partições:

/ - com o sistema de arquivos Journaling EXT4 e, pelo menos, 5 GB de tamanho.

Swap - com o sistema de arquivos Área de troca (Swap) e 2 GB de tamanho.

/home - com o sistema de arquivos Journaling EXT4 ocupando o espaço livre que tiver disponível.

Configuração

Quando você cria inicialmente um novo servidor Ubuntu, existem alguns passos de configuração que você deve tomar no início como parte da configuração básica. Isto aumentará a segurança e a usabilidade do seu servidor e dará uma sólida fundação para as ações subsequentes.

Para configurar o servidor conforme a necessidade é importante seguir os manuais:

Tutorial inicial de servidor com Ubuntu

Manual oficial de servidores Ubuntu (inglês)

Manual oficial do Administrador Debian

Principais Ferramentas disponibilizadas

O servidor linux pode ser usado disponibilizando diversos serviços de rede, os principais são:

    • Servidor Web - Apache
    • Servidor de banco de dados - MySQL, PostgreSQL
    • Servidor de arquivos FTP
    • Servidor de email
    • Servidor de acesso remoto OpenSSH
    • Servidor de rede virtual privada VPN
    • Servidor DHCP
    • Servidor de impressão SAMBA, CUPS
    • Servidor de aplicações web PHP - Apache
    • Servidor de Active Direcory

Veja uma lista completa de serviços e como configurá-los no manual do Ubuntu e na apostila.