Padrões de projetos

Data de postagem: 09/06/2020 00:10:12

Atualmente o padrão global de gerenciamento de projetos, que vem sendo o mais difundido, é o PMBOK® - Project Management Body of Knowledge, ou seja, Conjunto de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. O PMBOK consiste em um guia criado pela PMI – Project Management Institute (Instituto de Gerenciamento de Projetos) que é uma associação profissional presente em mais de 180 países, distribuída em Capítulos. No Brasil existe o PMI Brasil, dividido em vários estados.

O PMBOK visa uma formalização, tentando de alguma forma padronizar os objetivos do projeto e seu ciclo de vida. Ele identifica um conjunto de conhecimentos reconhecidos como boas práticas e que podem ser usados na maioria dos projetos. O PMBOK categoriza esse conhecimento em nove áreas. Além disso, ele divide o projeto em cinco processos, que são ações e atividades que visam alcançar um objetivo.

As nove áreas do conhecimento são:

1. Integração

2. Escopo

3. Tempo

4. Custos

5. Qualidade

6. Recursos humanos

7. Comunicações

8. Riscos

9. Aquisições

De acordo com [d’Ávila, 2011]: “Escopo, Tempo, Custos e Qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto: entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e no custo definidos, com qualidade adequada; em outras palavras, o que, quando, quanto e como. Recursos Humanos e Aquisições são os insumos para produzir o trabalho do projeto. Comunicações e Riscos devem ser continuamente abordados para manter as expectativas e as incertezas sob controle, assim como o projeto no rumo certo. E Integração abrange a orquestração de todos estes aspectos”.

Os cinco grupos de processos para gerir um projeto são:

1. Iniciação

2. Planejamento

3. Execução

4. Monitoramento e Controle

5. Encerramento