Windows Server

Data de postagem: 09/06/2020 00:20:51

O Windows Server. A Microsoft lança sistemas para servidores desde 1993 com o Windows NT (de New Tecnology), passando em seguida para o Windows 2000, Windows Server 2003, Windows Server 2008 e recentemente o Windows Server 2012, lançado em setembro de 2012. A versão que trabalharemos aqui será a Microsoft Windows Server 2008, que apesar de não ser a mais atual é a versão de Windows Server que está em maior escala de uso, haja vista que o Windows Server 2012 foi recém-lançado e ainda não se tornou popular.

Como você deve saber, a Microsoft é uma empresa privada, portanto as licenças para o uso de seus produtos são pagas. Essa é uma das grandes desvantagens dos sistemas Microsoft em relação aos sistemas Linux, que possuem licenças gratuitas.

Funções do Windows Server

Active Directory Certificate Services (AD CS) – Este papel nos permite a criação e o gerenciamento de certificados digitais dentro de um domínio com AD DS, e relaciona-los a vários serviços e aplicações da rede. Suporta autenticação com cartão inteligente e assinaturas digitais.

Active Directory Domain Services (AD DS) - Essa role armazena informações sobre nossa rede em uma estrutura de diretório, e torna essas informações disponíveis para todos os usuários e administradores da rede. Este papel utiliza o Domain Controller para permitir o acesso dos usuários a todos os recursos da rede.

Active Directory Federation Services (AD FS) - Papel responsável pela integração de aplicações, permitindo o single sign-on.

Active Directory Lightweight Directory Services (AD LDS) - Papel responsável pelo armazenamento de dados de aplicações específicas.

Active Directory Rights Management Services (AD RMS) - Papel responsável por proteger informações contra acesso não autorizado. Essa tecnologia nos permite definir quem pode acessar um documento e o que pode ser feito nesse documento.

DHCP Server - Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) Server tem a função de atribuir endereços IP a computadores, quando configurado ele pode atribuir os endereços de servidores Gateway, DNS, WINS e demais configurações. Os endereços são atribuídos quando um computador é configurado para obter um endereço IP automaticamente. É recomendado para empresas que tenham várias máquinas onde o trabalho de distribuir os endereços IP será mais fácil através do DHCP.

DNS Server - O Domain Name System (DNS) Server é responsável pela tradução de nomes de domínios e nomes de computadores para seus respectivos endereços IPs. Este papel geralmente é instalado juntamente com o Active Directory Domain Services.

Fax Server - O papel de Fax Server é responsável por enviar e receber faxes.

File Server - Este papel nos oferece um conjunto de tecnologias para armazenamento de dados, replicação de dados, busca de dados e acesso aos dados. Ou seja, o famoso servidor de arquivos.

Terminal Services - Este papel permite o acesso remoto aos servidores e também o acesso remoto a aplicações que estão instaladas em um servidor.

Network Access Services - Este papel nos permite configurar o roteamento do tráfego LAN e WAN, criar políticas de acesso à rede e configurar VPN e conexões dial-up. Este papel é composto pelas funcionalidades Routing and Remote Access e Internet Authentication Service, disponíveis no Windows Server 2003. Além disso, Este papel apresenta novas funcionalidades.

Print Server - Este papel é responsável pelo serviço de impressão de uma rede.

Web Server - Este papel é responsável pela infraestrutura de aplicações WEB.

Windows Deployment Services (WDS) - Este papel permite a instalação do sistema operacional Windows Server 2008, Vista e posteriores via rede. Este papel substitui o serviço RIS, disponível no Windows Server 2003.

UDDI Services - Fornece capacidade para compartilhar informações sobre Web Services, dentro de uma organização e entre organizações.

Fonte: Apostila de Administração de redes

Vídeo-aula: https://drive.google.com/open?id=13K8T0vIch3GLHEopfZ613lsi2hCWXNaR