Data de postagem: 08/06/2020 14:59:15
Para executar algum processo, o sistema operacional deve acessar conjunto de dados. Esses dados precisam está organizados de tal forma que o Sistema Operacional possa acessá- los de forma eficaz. Para isso, o mesmo utiliza diferentes meios de memória, ora usa a memória primária, ora usa secundária.
Qual o real objetivo da preocupação do Sistema Operacional com esses dados? Simples o SO executa processos, estes por sua vez necessitam de deste aglomerado de dados. Assim sendo, ninguém melhor para gerenciar o acesso, o armazenamento e até a produção de mais dados do que o Sistema Operacional. Chamamos esse conjunto ou estrutura de dados de arquivo.
Um arquivo bastante importante é o que chamamos de diretório. Ele é um tipo de arquivo especial, pois armazena uma lista de arquivos, podendo ainda guardar outros diretórios. Esse tipo de estrutura garante a possibilidade de visualizar a Hierarquia de Diretórios, onde os diretórios presentes em outros diretórios são chamados de subdiretórios. Isso facilita a organização e localização de arquivos, permitido que os arquivos sejam arranjados e divididos de acordo com o seu tipo, proprietário, Data da última atualização ou qualquer outro critério.
Para que o próprio Sistema Operacional não se confunda, há a necessidade de uma designação única para cada arquivo. Assim, por exemplo, é inadmissível se ter dois arquivos denominados arquivo.doc no mesmo diretório. O sistema precisa referenciar cada arquivo na estrutura de diretórios. Desta forma, o Sistema cria um o endereço ou caminho percorrido, onde o ponto de chegada é o arquivo referenciado.
Esse caminho pode ser visto de duas formas: de forma absoluta onde o endereço começa a partir da raiz de diretórios, e a forma relativa cuja a informação presente é referenciada baseada no diretório atual. Veja dois exemplos de diretórios no Windows. e tente entender.
C:\Users\Claudio\Desktop\Informatica\fundamentos.xls
O exemplo acima mostra um caminho absoluto, pois o mesmo tem seu início na Unidade corrente. Agora tome o diretório abaixo:
Informatica\fundamentos.xls
Dizemos que o diretório acima é relativo e o Sistema Operacional consegue alcança-lo se estiver, previamente, acessando o diretório C:\Users\Claudio\Desktop.
É interessante notar que o SO utiliza como divisão entre estes diretórios, um caractere especial, no caso Windows e Linux, o "\".
Agora que entendemos um pouco de diretórios, vamos analisar como os Sistemas Operacionais mais usados no mercado se comportam com relação a eles.
ESTRUTURA DE DIRETÓRIOS NO WINDOWS
O sistema de diretórios existentes no Windows é delimitado de acordo com a hierarquia onde o elemento do nível mais alto é o disco ou partição (Veremos isso mais tarde!). A partir desse, podemos acessar os diretórios nos seus sub-níveis, onde os principais são: Os Arquivos de Programas e Usuário. Veja a figura abaixo:
Observando a figura acima, podemos verificar que o Windows está instalado na Unidade nomeada Disco Local (C:) Nessa unidade encontram-se todos os arquivos referentes ao funcionamento do Sistema Operacional, e também 2 diretórios bastante relevantes: Arquivos de Programas e Usuário.
O diretório Arquivos de Programas é o local onde os pacotes ou pastas de instalação de software (aplicativos ou utilitário) estão armazenados. Ele é necessário para que os processos decorrentes a execução destes programas sejam efetuados de maneira mais organizada.
Outra estrutura importante no sistema Windows são as bibliotecas padrão para Usuário. Essas bibliotecas são estruturas de diretórios que tenta organizar os arquivos de uso pessoal do Usuário (Documentos, Imagens, Vídeos, Músicas e Desktop). Lembre-se que: no momento em que um determinado usuário é criado, o Windows cria para o mesmo as bibliotecas citadas anteriormente.
Sobre o Gerenciador de arquivos e diretórios acompanhe a apostila pg. 110 e responda:
1. Defina o seu entendimento sobre os conceitos:
a) Arquivo - _________________________________________________________________________________________________
b) Extensões - _______________________________________________________________________________________________
c) Diretório - ________________________________________________________________________________________________
d) Endereço de arquivo relativo -__________________________________________________________________________
e) Endereço de arquivo absoluto - _____________________________________________________________________
2. Descreva a estrutura de diretórios do Windows:
3. Descreva a estrutura de diretórios do Linux:
4. Quais os principais atributos de arquivo?
Sobre as permissões de arquivos e diretórios acompanhe a apostila pg. 139 e responda:
5. Quais os tipos de permissões de arquivos?