Fases de projeto de redes

Data de postagem: 09/06/2020 00:15:31

Ao se pensar em construir alguma coisa é imprescindível que em primeiro lugar se faça um plano ou projeto. Em redes não é diferente, um projeto de rede deverá conter a solução para os problemas dos usuários, sejam eles de ordem técnica e/ou financeira.

Ao se construir um projeto de rede indica-se seguir a ordem das etapas próprias de um projeto de rede:

Análise de Requisitos

A primeira etapa é o Levantamento e Análise de Requisitos. Neste momento o Gerente de Projetos irá fazer um estudo detalhado da empresa. Após este estudo ele deverá descobrir:

As reais necessidades da empresa

· Os objetivos a serem alcançados

· Os impactos que o projeto causará no funcionamento da empresa

· Que vantagens a implementação do projeto irá trazer para a empresa

· Quais são os empecilhos que podem surgir

· Quais são as restrições de ordem técnica e de ordem financeira

O Gerente de Projetos deve tomar cuidado para que esta análise seja bem feita, evitando assim que o projeto não atenda as necessidades do cliente ou que a rede não funcione como deveria, causando problemas até mesmo no operacional e financeiro da empresa.

É nesta fase que deve ser verificada a viabilidade do projeto baseando-se em premissas: objetivos, benefícios, custos e recursos.

Custo x Benefício

Na criação de um projeto de rede, deve-se pensar sempre na relação Custo x Benefício. Para isso, ele deverá mensurar:

· As reais necessidades do cliente;

· Os recursos que ele possui para financiar o projeto;

· O custo para a implantação e

· Os benefícios que o projeto irá trazer.

O bom projeto é aquele em que os benefícios superam os custos. Todavia, se um item do projeto é extremamente benéfico e igualmente caro, mas, em contrapartida, o cliente deixará de ter outros custos que seriam iguais ou superiores ao custo do mesmo, vale a pena apostar e inserir este item, contanto que seja bem justificada e matematicamente comprovada a relação custo x benefício.

Como citado anteriormente, os recursos disponíveis devem ser levados em consideração o tempo todo. Se for constatado que os recursos não serão suficientes para concluir o projeto é recomendável não começá-lo e esperar.

Ainda faz parte da Análise de Requisitos fazer um levantamento geral do que a empresa possui atualmente de estrutura de rede física e lógica. Assim fica melhor de entender por onde começar o projeto.

A Análise de Requisitos pode ser dividida em três partes: análise de negócios, análise técnica e análise da rede existente. Vejamos:

Análise de negócio

Aqui deverá ser analisada a empresa como um todo. Os aspectos comerciais, em que ramo de atividade está inserida, como está sua posição no mercado atual, que tipo de produto e/ou serviço ela oferece, como é sua clientela, qual nível de importância é dado à rede e muito mais.

Você deve ter percebido que estas informações não são acessíveis a todos, portanto é necessário que seja reservado tempo suficiente para que essa pesquisa possa ser feita. É necessário também deixar cientes a todos da administração geral da empresa que estas informações são primordiais para o sucesso do projeto de rede e por isso estão sendo colhidas, para que não pensem que isto seja algum tipo de intrusão.

Na análise de negócio deve-se ainda verificar:

· A estrutura organizacional da empresa: matriz, filiais, localização, organograma, setores, tipo de negócios, planos de expansão ou de cortes, responsáveis financeiros.

· Escopo da nova rede: tipo de rede, arquitetura a ser usada (aberta ou proprietária), se é apenas uma LAN, ou várias LANs, ou até mesmo uma MAN ou WAN, se é necessário usar VPN.

· Políticas internas: uso de soluções proprietárias ou livres, contratos com fornecedores de tecnologia existentes, quem decide sobre que fornecedor de tecnologia contratar, se os técnicos da empresa terão capacitação para manusear a rede no caso de ela ser mais complexa que a existente.

· Orçamento: qual o orçamento disponível para software, hardware, suporte técnico, consultoria, capacitação de usuários, contratação de funcionários.

Análise Técnica

Nesta etapa iremos examinar os objetivos técnicos. São eles:

· Escalabilidade

· Disponibilidade

· Desempenho

· Segurança

· Gerenciabilidade

· Usabilidade

· Adaptabilidade

· Custo-benefício

Referências:

Exemplo de um projeto básico: http://www.lsi.usp.br/~ramc/cabeamento_arquivos/Projeto%20de%20Redes.pdf

Como iniciar um projeto:

https://www.sigmatelecom.com.br/projetos-de-redes-de-uma-empresa/

Vídeo-aula: https://drive.google.com/open?id=17kvHon-zxzMmIzeZaI6oDQ8TwlasS-FM