Equipe de Suporte Técnico

Data de postagem: 08/06/2020 23:05:27

O Suporte Técnico em stricito sensu (do latim, sentido limitado), pode ser compreendido como o trabalho do profissional de tecnologia da informação que presta reparos tanto na parte de hardware como no software. Porém, em lato sensu (do latim, sentido amplo), pode ser compreendido como o aparato humano e tecnológico necessário para formatar a logística de execução do Projeto de Tecnologia da Informação. É no sentido lato que iremos abordar a temática.

Partindo do disposto no parágrafo acima encontramos dentre os aspectos considerados imprescindíveis em um Projeto de Tecnologia da Informação os seguintes:

· Formação da Equipe;

Para formação da equipe de trabalho, necessário se faz o uso de critérios voltados para dois aspectos fundamentais, quais sejam:

· Aspecto técnico (conhecimento e experiência):

Este pode ser mensurado por exames, relatórios da vida estudantil, cartas de referência/ recomendação e certificados de cursos, por exemplo;

· Aspecto atitudinais (comprometimento, empatia, ética, etc);

Estes podem ser aferidos por testes psicotécnicos, relatórios de vida estudantil, cartas de recomendação, etc.

Percebe-se neste aspecto a importância de uma vida estudantil (abrangendo também o estágio) sempre pautada nos bons hábitos, haja vista que a vida profissional tem nascedouro nos bancos da escola e possuem reflexos inimagináveis.

A formação de uma boa equipe de trabalho inicia-se sob o comando de um Gerente de Projetos. Este profissional é imprescindível, pois, é com sua ajuda que será o estabelecido número de profissionais, o rol de equipamentos e os recursos necessários na medida certa, evitando assim prejuízos. Dentre os profissionais, podemos elencar:

O Gerente de Projetos de Tecnologia da Informação;

Geralmente profissional graduado em Ciências da Computação ou áreas afins, que tem o encargo de gerir os trabalhos da equipe rumo ao alcance das metas o tempo estabelecido.

O Analista de Sistemas de Tecnologia da Informação;

Geralmente profissional graduado em Ciências da Computação ou áreas afins e que tem a missão de desenvolver softwares aplicáveis ao Projeto.

O Técnico em Tecnologia da Informação;

Geralmente profissional com formação técnica que tem a missão de auxiliar o Gerente, Analista de Sistemas e usuários no desenvolvimento de suas tarefas. Atua na área de suporte de hardware e redes, importantíssima tarefa para o funcionamento dos sistemas e execução dos projetos no tempo estimado.

Programador;

Geralmente profissional de formação técnica que tem a missão de programar computadores, desenvolver e dar manutenção aos sistemas.

Designer.

Profissional que tem a habilidade de desenvolver sites, logomarcas ou imagens relacionadas ao projeto.

No campo Material pode-se enquadrar entre outros:

Os instrumentos de Hardware e Periféricos – Computadores de Mesa (desktops); Computadores móveis (Notebooks, Netbooks, Tablets, etc.); Equipamentos de Telecomunicação (Aparelhos de Rádio, Aparelhos Celulares, etc.); Impressoras; Scanners; Leitores de Código de Barras; Armazenadores de dados como pen drives, HDs externos, etc.

Além dos dispositivos acima tem que ser pensado também o espaço físico (por exemplo, aluguel de sala) e o mobiliário necessário para recepcionar os equipamentos.

Fonte: Apostila de Gestão do Tempo SEDUC.