Iniciação Científica

O que se faz no grupo de IC?

Frequentemente o estudante de graduação passa anos, mesmo sendo aluno de um curso de bacharelado que em teoria deveria prepará-lo para a carreira de cientista, sem fazer uma única investigação verdadeira ou mesmo a leitura de um artigo de pesquisa mais atual. Na Matemática, tanto pura quanto aplicada, esse fenômeno se dá pela grande quantidade de pré-requisitos que a leitura de um artigo recente exige. Por exemplo: para ler artigos de Teoria Ergódica/Sistemas Dinâmicos, mesmo que elementares, às vezes é necessário saber teoremas de Teoria da Medida, um assunto que muitos alunos só têm contato nos últimos (muitas vezes no último ano) em seus cursos.

O que fazemos nos encontros do grupo de Iniciação é escolher algum assunto e artigo que o estudante esteja interessado em aprender e assim ele terá alguma experiência de como é a atividade de pesquisa na pós-graduação, até para que este saiba se é isso que ele deseja seguir. A atividade consiste basicamente em ler e entender todos os detalhes de um artigo mais ou menos recente e de boa qualidade, é desejável que o artigo utilize uma Matemática que o estudante queira aprender ou já saiba de antemão.

Depois disso o aluno escreve um texto que será distribuído aos colegas no dia dos seus seminários, mostrando todos os passos do artigo no detalhe e eventualmente realiza uma investigação de algum problema relacionado ao paper lido. Em geral, diferentemente de outras áreas da ciência e pela dificuldade dos problemas de pesquisa em Matemática, o aluno de Iniciação não consegue resolver os problemas de forma que isso lhe renda uma publicação ainda na graduação, salvo raras excessões.

Isso TAMBÉM faz parte do aprendizado de uma Iniciação Científica. A pesquisa em Matemática é cheia de desafios e frequentemente somos derrotados por problemas que nos propomos a resolver, precisamos colocar novas hipóteses e muitas vezes mudar completamente o rumo da investigação. Diferentemente dos cursos regulares, onde nos são passados os problemas em listas de exercícios e provas, quem se dedica a atividade de pesquisa precisa aprender a formular perguntas, ter curiosidade e se perguntar sobre aspectos da teoria e posteriormente deverá também convencer a comunidade científica que tais questões são interessantes.

Não leremos livros didáticos nos encontros de IC.

O objetivo é justamente trazer o aluno para a experiência de ter que entender algo para o qual ele não foi previamente preparado, que ele tenha que buscar referências (livros e outros artigos) por conta própria etc.

No final desta entrevista, minuto 2:48:30, descrevo um pouco como trato meus alunos de IC.

Exemplos de iniciativas direcionadas para estudantes de graduação para que estes participem de atividades de pesquisa:

----------------

ESTUDANTE DO GRUPO PREMIADO

Luís Doin

MEDALHA GARFIELDS (PRATA)  - Simpósio de Matemática para a Graduação - SiM (2017)  (evento organizado pelo ICMC-USP)

Descrição: A apresentação oral premiada foi baseada no trabalho de conclusão de curso (TCC) do estudante. O trabalho contém resultados originais que foram obtidos na tentativa de provar uma conjectura feita por Noga Alon e Zoltán Füredi sobre colorações de planos projetivos finitos. A conjectura por ser lida aqui.

Foto Premiação

- TCC

- paper

----------------------------

Tópicos Atuais

- Operadores de Schrödinger discretos.

- Ice-type lattice models

Grupo de estudantes na atualidade

- Felippe Montibeller.  Supported by CNPq (2023-2024).

- Arthur Domont. Supporteb by FAPESP Process 2023/18381-2


Tópicos Antigos

- Localização em Operadores de Schrödinger

- Geometria Hiperbólica e Teoria Ergódica

- Teoria de Campos

- Tensão Superficial em Mecânica Estatística

- Li-Yorke Chaos

- Informação Quântica

- Algoritmo de Moser-Tardos

- Lema Local de Lovász

- Máquinas de Turing

- Álgebras de Hopf de Árvores enraízadas

- Método Probabilístico, Lema de Lovász e Algoritmos

- Modelos tipo Ising unidimensionais e em árvores

- Entropy Compression

- Conjectura de Collatz

- Números de van der Waerden


Grupo de estudantes que já fizeram parte do grupo


14.  Kelvyn Martins Welsch. Bolsa FAPESP. Uma introdução à teoria ergódica via grupos hiperbólicos I. Processo:19/26838-7. (2020-2021)

13.  João Rodrigues Pereira. Bolsa FAPESP. Uma introdução à teoria ergódica via grupos hiperbólicos II. Processo: 19/26843-0. (2020-2021)

12. Sergio Noboru Yuzuka.  Tensão Superficial em Mecânica Estatística. Supported by CNPq (2021).

11. Leonardo Takashi Teramatsu. Localização dinâmica em Operadores de Schrõdinger unidimensionais. FAPESP (2020-2021).

10.  Débora de Oliveira. Li-Yorke Chaos.  Supported by FAPESP Processo 19/26947-0 (2020-2021).

9.  Renan Molinari. Mecânica Estatística. Supported by CNPq (2019-2020).

8. André Galdino. Informação Quântica. (2018)

7. João Vitor Teixeira Maia. Supported by CNPq (2015-2018) 

6.  Alex Assis. Conjectura de Collatz  (2017)

5. Luís Doin. Método Probabilístico, Lema de Lovász e Entropy Compression. Supported by FAPESP and CNPq. (2013-2017)

4. Marcelo Yukio Iyama Silvarolla. O algoritmo de Moser-Tardos e o gás de rede. Supported by FAPESP. (2014-2016)  (Testemunho do Estudante). Participante do Programa Ciência Sem Fronteiras, um ano na Universidade de Columbia, EUA.

3. Cezar Emiliano Fernandes Goncalves. Dinâmica simbólica uni e multidimensional. (2014)

2. Laïs Campos Sampaio Cardoso. Grafos do tipo chordal e o método probabilístico. Supported by CNPq. (2014)

1. Marina Cenamo Salles. Cotas inferiores para os números de van der Waerden e o Lema Local de Lovász. Supported by CNPq. (2013)


Trabalhos de conclusão de curso (TCC) que foram desenvolvidos dentro do Grupo de IC

- João Vitor Teixeira Maia - TCC: A Transição de Fase para os Modelos de Ising e de Potts na Árvore de Cayley. FAPESP/CNPq. (2015-2018)

- Luís Doin - TCC:  Compressão de Entropia e Colorações Legítimas em Planos Projetivos    Supported by FAPESP and CNPq. (2013-2017)

- Marcelo Yukio Iyama Silvarolla  - TCC: O Lema Local de Lovász e o Algoritmo de Moser-Tardos Supported by FAPESP. (2014-2016) 

- Alexandre Cesar da Silva Ribeiro - TCC: Álgebras de Hopf sobre espaços de árvores com raiz  Supported by CNPq. (2013-2016)