Tello Queiróz

José Tello Queiróz

José Francisco Tello Queiróz nasceu em Lagos a 8 de Dezembro de 1908, licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra em 1931 e faleceu em Lisboa a 28 de Dezembro de 2003. Professor do Ensino Secundário, grande amigo e Director do Departamento de História do CEMAL, Tello Queiróz é uma figura incontornável da historiografia lacobrigense.

No dia em que celebro o meu aniversário, e que ele celebraria os seus 96 anos, reescrevo o seu artigo (várias vezes apresentado e republicado), numa homenagem à sua memória e à sua heróica "teimosia" em reivindicar para Lagos um Museu de História Marítima. Numa conjuntura política em que o executivo municipal apresenta como objectivo a implantação de um Museu dos Descobrimentos Portugueses em Lagos acredito que, lá, onde estiver, o prof. Queiróz não deixará de sorrir, satisfeito, com essa notícia.

Lembro, ainda, a constante insistência do decano dos historiadores lacobrigenses a propósito da imperiosidade em realizar sondagens aos alicerces das muralhas de Lagos, no intuito de melhor perceber o historial da sua construção e determinar as várias épocas da sua existência. Hoje, procede-se, finalmente, a essas sondagens na Porta da Vila. Os resultados dos trabalhos realizados no cemitério medieval da Igreja de Santa Maria da Graça - onde foi sepultado o Infante D. Henrique - pela equipa pluridisciplinar coordenada pela arqueóloga Elena Móran, hão-de constituir uma peça importante na interpretação da História de Lagos, como julgava o nosso douto amigo.

À memória de José Tello Queiróz.

Lagos, 8 Dezembro de 2004

F.Castelo