José Carlos Vasques

José Carlos Vasques nasceu em 1920, na Freguesia de Santa Maria, numa zona da cidade que hoje integra o centro histórico de Lagos. Filho de pai militar, frequentou a instrução nos Pupilos do Exército. De regresso ao Algarve, desempenhou a sua profissão de Guarda-livros em Portimão, no Grémio da Lavoura, depois na sua terra natal, na Adega Cooperativa de Lagos.

Mercê do profundo interesse que sempre dedicou às coisas e à história de Lagos, tem sido alvo constante de solicitações de estudantes e investigadores que dele procuram uma indicação de pesquisa ou aquela informação que não consta em compêndios escolares, monografias e restante corpus do saber publicado.

Membro de colectividades lacobrigenses, como a Filarmónica 1º de Maio, entre outras, tem vindo a publicar, na qualidade de membro do CEMAL - Centro de Estudos Marítimos e Arqueológicos de Lagos (associação fundada em 1979), vários artigos versando sobre temáticas ambientais e da história local. Integrou também, durante vários anos, a Comissão Municipal de Toponímia. Tem representado o CEMAL em fóruns locais relacionados com as questões ambientais.

Contrário a honrarias, distinções e protagonismos pessoais não considera fundamental a apresentação de uma biografia mais detalhada pelo que se remete para o conteúdo dos seus textos, o aprofundamento da personalidade do autor.