NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - NIT
NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - NIT
Previsão/Amparo (Lei, Decreto, Resolução, Portaria, etc.): INSTRUÇÃO NORMATIVA 2/2021/REIT - PROPESP/REIT/IFRO
1. Análise dos requisitos de patenteabilidade e busca de anterioridade - Pesquisador(a) | Não definido (a depender do desenvolvimento da pesquisa).
Procedimento: 1. Analisar o regulamento da Política de Inovação do IFRO e a Instrução Normativa que trata de procedimentos relativos a patentes. 2. Caso o produto: a) atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva/ato inventivo, e aplicação industrial; b) não esteja no estado da técnica e; c) esteja em período de graça, deverá abrir processo sigiloso no SEI.
Documento: Relatório próprio do(a) servidor(a) pesquisador(a) para verificar se o produto atende os requisitos de patenteabilidade.
2. Solicitação de Registro de Pedido de Patente - Pesquisador(a) | Não definido (a depender do desenvolvimento da pesquisa). Obs.: o(a) servidor(a) pesquisador(a) deve observar o período de graça (12 meses de divulgação pelo pesquisador).
Procedimento: 1. Abertura de um processo sigiloso (NIT: Registro de Patente) no SEI; 2. Preencher e assinar o formulário de proposta de registro de patente; 3. Incluir os anexos necessários; 4. Dar credencial de acesso ao responsável pelo setor de inovação da unidade.
Documento: Documentos no processo (nessa ordem): a) Termo de abertura do Processo; b. Formulário "NIT: Registro de Patente"; c) Resumo, Quadro reivindicatório, Desenhos; d) Anexos ou outros documentos que forem necessários, dependendo do caso.
3. Análise do Pedido de Registro de Patente quanto aos aspectos formais - Setor responsável pela Inovação na unidade | Até 15 dias a partir da data de recebimento do processo.
Procedimento: 1. Analisar o processo quanto ao preenchimento das exigências formais; 2. Caso a proposta esteja atendendo a todos os aspectos formais, o responsável pelo setor de inovação da unidade deverá elaborar despacho informando o atendimento aos requisitos formais e dar credencial do processo ao NIT-Reitoria. Obs.: Caso a proposta não atenda os aspectos formais, o processo deverá ser devolvido para o(a) servidor(a) realizar os ajustes necessários.
Documento: Despacho para o NIT Reitoria ou servidor solicitante, dependendo do caso.
4. Análise Técnica da Proposta pelo NIT Reitoria - Coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica - Reitoria | Até 20 dias após o recebimento do processo.
Procedimento: 1. Analisar a proposta quanto aos aspectos técnicos; 2. Emitir parecer referente à solicitação realizada. 3. Emitir Despacho ao Reitor para autorizar o depósito da proposta no INPI ou devolver ao setor responsável pela inovação na unidade originária para adequações pelo(a) servidor(a) pesquisador(a).
Documento: a) Parecer referente à solicitação realizada; b) Despacho para o Reitor ou para o setor responsável pela inovação da unidade solicitante.
5. Conhecimento do parecer NIT Reitoria pelo setor de inovação do Campus, caso o processo seja devolvido à unidade (Se o processo não for devolvido, seguir para o passo 7) - Setor responsável pela inovação na unidade | Até 3 dias após o recebimento do processo.
Procedimento: 1.Conhecer o parecer emitido pelo NIT Reitoria, para acompanhamento; 2. Informar ao(à) servidor(a) pesquisador(a) do Parecer do NIT Reitoria.
Documento: a) Despacho informando ao(a) pesquisador(a) o Parecer do NIT Reitoria, destacando o prazo para atendimento.
6. Adequação do pedido de registro de patente de acordo com o parecer emitido pelo NIT Reitoria - Servidor(a) pesquisador(a) | Até 30 dias após o recebimento do processo. Obs.: o prazo poderá ser diminuído a depender do período de graça.
Procedimento: 1. Em caso de parecer solicitando alterações, realizar as adequações solicitadas no parecer emitido pelo NIT Reitoria; 2. Inserir novo formulário nos autos, incluindo as adequações solicitadas e realizadas; 3. Enviar o processo ao setor responsável pela inovação na unidade para análise do atendimento das alterações solicitadas. Em estando feitas as correções, o processo avançará para a etapa 7. Caso contrário, voltará para a atividade 5, que se repetirá quantas vezes forem necessárias.
Documento: a) Inclusão de novo formulário no processo, com as adequações solicitadas pelo NIT Reitoria; b) Anexar outros documentos necessários, se houver.
7. Análise geral do processo - Reitor | Até 5 dias após o recebimento do processo.
Procedimento: 1. Analisar o pedido; 2. Emitir despacho autorizando o depósito do pedido no INPI.
Documento: Despacho de ciência e autorização para depósito do pedido junto ao INPI.
8. Geração de GRU para Depósito do pedido de Patente no INPI - Coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica - Reitoria | Até 5 dias após o recebimento do processo.
Procedimento: 1. Gerar GRU de depósito de pedido de patente; 2. Encaminhar Solicitação de Pagamento e GRU à DOF para pagamento.
Documento: a) GRU gerada no site do INPI; b) Formulário de solicitação de pagamento à DOF.
9. Pagamento da GRU - Diretoria de Orçamento e Finanças | Até o vencimento da Guia.
Procedimento: 1. Realizar o pagamento da GRU; 2. Devolução do processo, com o comprovante de pagamento, ao NIT-Reitoria.
Documento: a) Comprovante de pagamento da GRU; b) Despacho para NIT Reitoria. Obs.: esse passo é efetuado em processo do NIT-Reitoria exclusivo para pagamento de serviços do INPI, devendo o NIT Reitoria anexar ao processo do pedido de registro de patente a GRU e o comprovante de pagamento.
10. Registro do Pedido de Patente junto ao INPI - Coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica – Reitoria | Até 15 dias após o recebimento do processo.
Procedimento: 1. Depósito do pedido de patente por meio do sistema e-Patentes do INPI; 2. Anexar o comprovante de depósito ao processo, para acompanhamento; 3. Acompanhar o processo pelo site do INPI e pela Revista de Propriedade Industrial; 4. Informar ao NIT Campus a situação do pedido.
Documento: a) Documentos produzidos pelo(a) servidor(a) pesquisador(a); b) GRU; c) Comprovante de pagamento da GRU; d) Comprovante de peticionamento eletrônico gerado pelo INPI; e) Despacho ao setor de inovação da unidade solicitante para conhecimento do andamento do processo.
11. Acompanhamento do processo – pagamento da anuidade - Coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica – Reitoria. Obs.: Cabe ao(s) pesquisador(es) e ao setor de responsável pela inovação na unidade acompanharem o depósito e o pagamento das taxas | Anualmente, a partir do 25º mês após o depósito do pedido de patente.
Procedimento: 1.Gerar GRU; 2. Encaminhar GRU à DOF para pagamento em processo externo ao processo de pedido de registro de patente. (idem passo 9 da proposta de alteração).
Documento: a) GRU; b) Comprovante de pagamento da GRU.
12. Acompanhamento do processo – solicitação de exame - Coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica – Reitoria. Obs.: Cabe ao(s) pesquisador(es) e ao setor responsável pela inovação na unidade acompanharem o depósito e o pagamento das taxas. | Até 36 meses após o depósito do pedido de patente.
Procedimento: 1. Gerar GRU; 2. Encaminhar GRU à DOF para pagamento em processo externo ao processo de pedido de registro de patente. (idem passo 9 da proposta de alteração)
Documento: a) GRU; b) Comprovante de pagamento da GRU; c) Peticionamento eletrônico.