Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE
Versão Preliminar - Em desenvolvimento!
Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE
Versão Preliminar - Em desenvolvimento!
Previsão/Amparo (Lei, Decreto, Resolução, Portaria, etc.):
1. Identificação dos discentes novatos públicos do NAPNE - Membros do NAPNE | Durante o ano letivo.
Procedimento: Identificar se o discente se caracteriza como membro do NAPNE, analisando: Novatos: análise do laudo/parecer e anamnese.
Documento: Laudos ou nota técnica.
2. Identificação dos discentes veteranos públicos do NAPNE - Membros do NAPNE | A qualquer momento durante o ano letivo, podendo ser encaminhado pela equipe pedagógica, docentes ou solicitado pelo próprio discente ou responsável.
Procedimento: Ao receber o encaminhamento ou solicitação do discente, solicitando inclusão no NAPNE.
Documento: Laudos ou nota técnica.
3. Análise dos laudos médicos dos candidatos à vaga PcD durante a fase de análise documental do processo de matrícula - Membros do NAPNE conforme portaria de suporte à matrícula | Início do ano, conforme cronograma do Edital - pré matrícula.
Procedimento: Analisar os laudos dos candidatos à vaga PcD.
Documento: Parecer no SUAP módulo matrícula.
4. Entrevista com os discentes novos e seus responsáveis - Membros do NAPNE | Logo após a formalização da matrícula, antes do início do período letivo.
Procedimento: Anamnese do discente para construção do PEI (A entrevista deve ser realizada através de um roteiro); Verificação de necessidade de contratação de profissional para acompanhamento do discente.
Documento: Plano Educacional Individualizado.
5. Atualizar a Planilha de Acompanhamento NAPNE no drive do e-mail/NAPNE - Membros do NAPNE | Novatos: Logo após a formalização da matrícula; Veteranos e Novatos: Durante o ano letivo, conforme necessidade.
Procedimento: Inserir as informações dos discentes novatos na planilha, conforme confirmação da matrícula; Atualizar progressão ou retenção e série, conforme ano/período atual dos discentes veteranos.
Documento: Dados para acompanhamento.
6. Acompanhamento acadêmico dos discentes - Membros do NAPNE /Tutores | Durante o período letivo.
Procedimento: Acompanhar as notas, adaptações pedagógicas, frequências, etc.
Documento: Relatórios (para Registro de intervenções/SUAP Napne/Conselho de Classe/Família, etc.); Encaminhamentos (Coordenação e Curso/DEPAE/DE/Reitoria, etc).
7. Encerrar os atendimentos do NAPNE no SUAP (Este procedimento é realizado em períodos diferentes para Integrado e Subsequente/Graduação) (Criar atendimentos específicos para cada modalidade) - Membros do NAPNE | Integrado: Após o fechamento do ano letivo (final de dezembro ou início de janeiro); Subsequente /Graduação: Semestralmente.
Procedimento: Atualizar todos os registros de atendimentos na aba “Intervenções”/NAPNE/SUAP; Finalizar o atendimento referente ao ano ou semestre letivo que fechou.
Documento: Relatórios (individuais/coletivos).
8. Cadastro dos discentes públicos do NAPNE (novatos e veteranos) no Módulo NAPNE no SUAP (Separar as atividades: novatos e veteranos) - Membros do NAPNE | Após o registro das disciplinas no SUAP - Verificar melhor.
Procedimento: : (colocar o passo a passo da inclusão dos alunos no SUAP: Novatos e Veteranos) Registrar, individualmente todos os discentes no módulo NAPNE/SUAP, informando o tipo de atendimento (Padrão ou Específico) e as disciplinas de atendimento especializado, quando for o caso.
Documento: Destaque do público do NAPNE nos Diários das disciplinas cadastradas; Acesso ao PEI do discente via Diário da disciplina; Acesso à Aba de “Registro Diário” no Diário da Disciplina; Ficha de registro de intervenções do discente pelo NAPNE.
9. Identificação dos discentes que caracterizam necessidade de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em contra turno - Psicopedagoga e Equipe do NAPNE | Antes do início do ano letivo.
Procedimento: Identificar os discentes; Formalizar, junto à CRA a solicitação de matrícula no AEE.
Documento: Relatórios.
Previsão/Amparo (Lei, Decreto, Resolução, Portaria, etc.):
1. Elaboração do PEI. OBS: Esta fase corresponde à elaboração das informações do PEI que serão lançadas no SUAP/NAPNE. A base destas informações são: a)Laudo médico; b) Entrevista de anamnese (discente/família - Psicopedagoga, Equipe do NAPNE e docentes | A partir do período de matrícula; Finalizar preferencialmente antes do início do período letivo; Passível de atualizações durante o período letivo, conforme necessidade.
Procedimento: Elaborar a partir das ferramentas pré-definidas pelo NAPNE (individualmente, para cada discente cadastrado a partir do laudo e/ou Parecer médico e entrevista de anamnese); A construção do PEI de cada disciplina será elaborada pelo docente, a partir das informações disponibilizadas no sistema/NAPNE/SUAP e orientações disponibilizadas pelo NAPNE (Cartilha/e-mail, etc).
Documento: PEI (Plano Educacional Individualizado), com informações de cada disciplina.
2. Inserção das informações do PEI no SUAP/NAPNE. OBS: Esta fase corresponde ao lançamento das informações produzidas na “Atividade 1” no Módulo NAPNE do SUAP - equipe NAPNE | Até -- dias.
Procedimento: Inserir no Módulo NAPNE/SUAP.
Documento: Disponibilização das informações do discente no módulo SUAP/NAPNE para os docentes, através do Diário de cada disciplina.
3. Construção do PEI de cada disciplina. OBS: Esta fase corresponde ao planejamento que cada docente fará para o atendimento do discente - Docentes | Até -- dias.
Procedimento: A partir das informações/PEI disponibilizadas no Módulo NAPNE do SUAP, cada docente elaborará o PEI individualizado do discente para sua disciplina (Definição das intervenções pedagógicas previstas para cada conteúdo; Registro dos resultados destas intervenções).
Documento: --
Previsão/Amparo (Lei, Decreto, Resolução, Portaria, etc.):
1. Terminalidade Específica - -- | Até -- dias.
Procedimento: --
Documento: Quando o discente poderá fazer uso da diplomação diferenciada, mesmo utilizando o PEI.
Previsão/Amparo (Lei, Decreto, Resolução, Portaria, etc.): A regulamentação da Política de AEE do IFRO está em fase de elaboração
1. Elaboração do Plano Geral AEE. OBS: O atendimento de AEE é caracterizado pelo atendimento realizado em “Sala de Recurso AEE” específica. Difere do atendimento (adaptações pedagógicas) desenvolvidos em sala de aula pelo docente - Coordenação NAPNE/Prof. da Sala de Recurso | Imediato e contínuo.
Procedimento: Sugestão - adaptar as ferramentas disponibilizadas pela prof.ª Audeir, da sala de recursos AEE, da Escola Bom Jesus à realidade do Campus. Estas ferramentas envolvem: Plano geral do AEE; Estudo de Caso individual; Ficha de matrícula Sala de Recursos; Frequência de Registro de Atividades; Modelo PEI; Plano individual de AEE; Questionário de Investigação Pais/responsáveis; Sondagem das Turmas Professores; Relatório Individual.
Documento: Ferramentas para o desenvolvimento do atendimento AEE; Relatórios de acompanhamento; Planos de estudos; Questionários, etc.
Previsão/Amparo (Lei, Decreto, Resolução, Portaria, etc.):
1. Intervenção Individual, onde o discente pode procurar o NAPNE voluntariamente ou ser encaminhado por algum docente ou profissionais da equipe multidisciplinar do DEPAE.
OBS: A Intervenção Individual pode ser: a) com o discente público do NAPNE; b) Com outro discente que esteja envolvido no tema de atendimento ao discente do NAPNE - Membros do NAPNE | A qualquer momento durante o ano letivo.
Procedimento: O atendimento pode acontecer de forma presencial, via WhatsApp ou via e-mail, seguido os seguintes procedimentos: a) Procedimento de escuta (entendimento da necessidade do discente); b) Análise e registro da demanda, incluindo no módulo NAPNE/SUAP; c) Encaminhamento da demanda que pode ser a: docentes/coordenação de curso; DEPAE; DE; DG; DPLAD; DEID; CAIN; família ou externo, dependendo do caso; d) A intervenção pode ser realizada sob a forma de atendimento AEE, através de aulas de reforço e demais atendimentos no contraturno escolar. Nestes casos, contamos com a colaboração de professores parceiros; e) Cada atendimento deve ser registrado na “aba de Intervenções”/Módulo do NAPNE no SUAP (importante anexar no registro: Prints de conversas WhatsApp, e-mails referente ao atendimento, fotos e atividades desenvolvidas).
Documento: Relatórios
2. Intervenção Coletiva, Atividade desenvolvida com intuito de Informar, orientar, sensibilizar quanto às necessidades específicas existentes na turma - Membros do NAPNE | No início do ano letivo e/ou a qualquer momento do ano letivo conforme necessidade.
Procedimento: Informar sobre as especificidades existentes na turma, apresentando: Conceitos, principais características, dificuldades e possibilidades da pessoa com deficiência e como a turma pode auxiliar; Desenvolver atividades de sensibilização que estimulem a empatia e respeito ao próximo.
Documento: --
3. Intervenções docente (Pode ser individual ou coletivo) - Membros do NAPNE | No início do ano letivo, durante a Semana Pedagógica ou a qualquer momento do ano letivo, conforme necessidade.
Procedimento: Conforme demanda: Intervenção Individual: Para tratar de adaptações pedagógicas específicas na disciplina em questão; Intervenção Coletiva: São as desenvolvidas nos encontros pedagógicos, Conselhos de Classe e reuniões com as Coordenações de curso.
Documento: Relatórios; Entrevistas individualizadas.
4. Intervenções com a família (Pode ser individual ou coletiva) - Membros do NAPNE| Constante - durante o ano letivo, conforme necessidade.
Procedimento: Conforme demanda: Intervenção Individual: Com responsável de um discente; Intervenção Coletiva: Com responsáveis dos discentes atendidos pelo NAPNE, podendo ser reunidos por turma, curso ou geral.
Documento: Relatórios; Entrevistas.
Previsão/Amparo (Lei, Decreto, Resolução, Portaria, etc.):
1. Elaborar e lançar os editais de monitoria inclusiva e tecnologias assistivas - Instituir comissão por meio de portaria | Fevereiro, Março, Abril e Maio.
Procedimento: a) Levantamento da demanda de necessidade de monitoria entre o público; b) Definição de Comissão Portaria da para execução do Edital (elaboração, lançamento, divulgação, inscrições, entrevistas, análises, etc.); c) Definição dos “Padrinhos/Madrinhas” dos monitores; d) Planejamento e execução da Oficina de orientação da Monitoria (Definição da monitoria; Relatórios, etc.) Abertura do processo de Monitoria/SEI (São 2 processos, Ens. Médio e Graduação); e) Acompanhamento mensal do Processo Monitoria/SEI; f) Reuniões de alinhamento sobre a monitoria com os envolvidos; g) Reunião final de avaliação da monitoria; h) Encerramento do processo.
Documento: Editais; Relatórios.
2. Tecnologia Assistiva - Napne | verificar as possíveis datas.
Procedimento: a) Levantamento da demanda entre o público do NAPNE; b) Definição de Comissão Portaria da para execução do Edital (elaboração, divulgação (importante ter reuniões com discentes e responsáveis), lançamento, inscrições, análises, etc.); c) Abertura do Processo; d) Prestação de contas; e) Encerramento do processo.
Documento: cotação de preços das tecnologias.
Previsão/Amparo (Lei, Decreto, Resolução, Portaria, etc.):
1. Capacitação - Coordenação e Membros do NAPNE | De acordo com as necessidades e possibilidades para execução.
Procedimento: É formada uma equipe responsável pela preparação e execução da capacitação.
Documento: Certificados; Materiais pedagógicos; Relatórios.
2. Palestras - Coordenação e membros do Napne | De acordo com as necessidades e possibilidades para execução.
Procedimento: É formada uma equipe responsável pela preparação e execução da capacitação.
Documento: Certificados; Convites; Relatórios.
Previsão/Amparo (Lei, Decreto, Resolução, Portaria, etc.):
1. Participação em projetos - Napne, Docentes, DE e DG | De acordo com as necessidades e possibilidades para execução.
Procedimento: É formada uma equipe responsável pela preparação e execução dos projetos.
Documento: Certificações; Esboços e escrita do projeto; Relatórios.
Previsão/Amparo (Lei, Decreto, Resolução, Portaria, etc.):
1. Levantamento da necessidade de contratações (quantitativo de vagas) - Coordenador NAPNE | Janeiro e Fevereiro.
Procedimento: Após a identificação dos estudantes e suas necessidades, deve ser solicitado a Reitoria a contratação dos profissionais para acompanhamento dos estudantes (Cuidadores, Intérpretes, Tradutor Braille, entre outros).
Documento: --
2. Acompanhamento e fiscalização dos contratos dos colaboradores e terceirizados - Coordenadora do Napne | O ano todo.
Procedimento: ????
Documento: --
Previsão/Amparo (Lei, Decreto, Resolução, Portaria, etc.):
1. ???? - ???? | Até -- dias.
Procedimento: ????
Documento: --
Previsão/Amparo (Lei, Decreto, Resolução, Portaria, etc.):
1. Acompanhamento nos Conselhos de Classe - Direção de Ensino e Napne | Ocorre após o final de cada semestre.
Procedimento: Planejar e elaborar as informações e slides por curso/turma/turno dos alunos que serão apresentados no Conselho de Classe.
Documento: Relatórios; Informações no Suap.
2. Planejamento da Oficina do NAPNE para a Semana Pedagógica - Coordenação e membros do Napne | Ocorre no início e no meio do ano.
Procedimento: O objetivo é desenvolver ações para esclarecer e auxiliar os docentes na compreensão da Educação Inclusiva. As ações envolvem: a) Dinâmicas; b) Orientações gerais para os docentes; c) O papel do Napne no apoio pedagógico; d) Esclarecer dúvidas recorrentes, referentes à relação docente e discente na expectativa inclusiva.
Documento: --
3. Planejamento da apresentação do NAPNE para Reunião de Pais - Coordenação e membros do Napne | Ocorrem nas primeira semanas letivas.
Procedimento: O objetivo é apresentar o Napne para os pais dos novos alunos e para os pais cujos filhos já fazem parte do Napne. Entre as informações estão: a) a apresentação da equipe; b) o papel do Napne na perspectiva da inclusão; c) procedimentos para atendimento do público interno e externo.
Documento: Convites para a participação das reuniões; Relatórios; Registros na aba do suap.
4. Reuniões de alinhamento com a Equipe do NAPNE - Coordenação NAPNE | As reuniões são semanais.
Procedimento: Conforme demanda, as ações serão pensadas e executadas.
Documento: --
5. Elaboração dos relatórios - Coordenação do NAPNE | Normalmente acontece no início do ano, entre o período de análise de documentos da matrícula e a Semana Pedagógica.
Procedimento: Elaboração dos relatórios do NAPNE, informando: a) Público atendido (padrão e específico), relacionando por curso/turma/turno/especificidade; b) Quantitativo de: Ingressos/Egressos/Cancelamentos e transferências/Retenções/Progressões; c) Principais desafios; d) Sugestões.
Documento: --
6. Participação na reunião com DEID/CAIN/Napne - Coordenação do NAPNE | Até -- dias.
Procedimento: Discutir demandas dos NAPNES. Necessário providenciar: a) Relatório final do ano letivo anterior, constando: Quantitativo de alunos registrados (Padrão e específico);transferidos/cancelados; retenção/aprovação; principais ações/desafios); b) Relatório dos ingressos do ano letivo atual (Quantitativo e especificidades por turma; levantamento prévio sobre a necessidade de contratação de profissionais para atendimento aos discentes novatos); Desafios e perspectivas.
Documento: --