Histórico da Ilha do Rio Doce

A Ilha do Rio Doce é uma localidade pertencente ao Distrito de Cordeiro de Minas, situada no lado oeste do município de Caratinga, no limite com o município de Santana do Paraíso, separados pelo Rio Doce, está há aproximadamente 93 km de distância da sede do município, 22 km do distrito de Cordeiro de Minas e há apenas 5 km de Ipatinga, bem às margens da MG 458.

A localidade tem esse nome porque até o ano de 1979, ela era uma ilha que estava localizada no leito do Rio Doce.

Naquele ano houve uma enchente muito forte que acabou fechando o canal onde estava o braço do rio que contornava a localidade. Apesar de hoje a localidade não ser mais uma ilha, ainda conserva o mesmo nome. Segundo entrevistas com antigos moradores o surgimento da localidade provavelmente se deu há aproximadamente 40 anos atrás, mas não conseguimos comprovar realmente quem começou a exploração da localidade. A maioria dos moradores entrevistados afirma que quem loteou a localidade foi o Sr. Evaldo Valentim Pascoal após ter comprado de um Sr. chamado José Martins. Outros afirmam ser um Sr. chamado Rubens.

Em 1991 foi criada a Escola Municipal para atender a comunidade. Ela foi fundada por intermédio da primeira Associação de Moradores que tinha como presidente o Sr. Sebastião Guilhermino, vice- presidente o Sr. Agostinho, Tesoureiro o Sr. Pernambuco, vice presidente o Sr. Joaquim Vicente, Secretária a Sr. Ana e Fiscais o Sr. Ailton e o Sr. Guilherme. A Associação também batalhou para trazer luz elétrica para a localidade. Passaram pela Associação como presidentes o Sr. Agostinho, o Sr. Alvinho e em 2006 o Sr. Geraldão foi eleito presidente da Associação de Moradores e permaneceu por alguns anos no cargo.

Não há calçamento nas ruas da localidade, nem água tratada ou rede de esgoto. Nas casas, as famílias possuem cisternas ou poços artesianos e fossas sépticas.

A localidade já passou por várias enchentes sendo elas nos anos de 1979, 1997, 2003, 2004, 2007, 2012 e 2020; mas apesar das enchentes provocarem destruição, elas trazem fertilidade ao solo local e aqui produz-se bem coco, mexerica, cana e outras frutas. Muitas pessoas que já estão aposentadas vindas de outros lugares procuram a localidade para adquirirem chácaras e aqui residirem ou apenas passar os finais de semana longe da cidade.

Por estar situada próximo ao Rio Doce onde temos três empresas ligadas a extração de areia vários moradores trabalham neste setor, já outros trabalham em Ipatinga em serviços como faxina, funcionários de empresas e empreiteiras da Camargo Correia, Usiminas, Egesa, Cemig, etc. Temos ainda nas proximidades da localidade a Empresa Bema e Atende. O clube da Lagoa Silvana, o Clube do Cavalo e os bairros Residencial Porto Seguro e Parque dos Vales estão bem próximos daqui, há mais ou menos 3 km.

Em 2006 começou o atendimento médico sendo uma vez por mês, primeiramente o atendimento acontecia nas dependências da escola, depois passou a ser na Igreja Católica e posteriormente um local na Ilha foi alugado para funcionar o Posto de Saúde que realiza atendimentos básicos; mas recentemente em 2020 o Posto de Saúde foi transferido para o loteamento Residencial Rio Doce devido às condições precárias do local onde funcionava.

A localidade conta com aproximadamente 140 famílias e 480 moradores. Possui três igrejas sendo uma Católica, uma Assembléia de Deus e uma Do Evangelho Quadrangular; três Empresas de extração de Areia e dois comércios pequenos. A escola que existia na localidade mudou-se em agosto de 2017 para o Bairro Residencial Porto Seguro que está às margens da BR 458 ao lado do Clube do Cavalo e atende os alunos do bairro e da Ilha do Rio Doce a partir da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, a partir do 6º ano os alunos se deslocam para escolas nos municípios de Ipatinga ou Ipaba.

Nas proximidades da localidade temos a Empresa BEMA e Atende Distribuidora e Logística. A Lagoa Silvana, o Clube do Cavalo e os bairros Porto Seguro e Parque dos Vales estão bem próximos daqui, há mais ou menos 5 km.

Há aproximadamente 10 anos lançou-se o loteamento Residencial Rio Doce numa área que dá acesso à localidade da Ilha do Rio Doce que possui infra-estrutura urbana com ruas asfaltadas e rede elétrica. Neste loteamento residem aproximadamente 60 famílias sendo cerca de 150 moradores. Na antiga estrada por onde passam caminhões com destino à Ilha às suas margens houve uma invasão de pessoas a uma área que está bem próxima ao Rio Doce e que segundo contam os moradores pertence à Marinha do Brasil. Essas pessoas já construíram pequenas moradias tentando assim garantir a permanência neste local.

No ano de 2015 com o rompimento da Barragem de Mariana os rejeitos de minério que foram lançados nos rios, chegaram até a localidade através da contaminação do Rio Doce atingindo a localidade e prejudicando aqueles moradores que tinham na pesca uma forma de subsistência e poluindo cisternas e poços artesianos, além da contaminação das áreas às margens do rio.