O Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, criada em 7 de janeiro de 1992, possui sede e foro no município de Belo Horizonte e jurisdição em todo o Estado de Minas Gerais.

Missão

Exercer a defesa sanitária animal e vegetal, inspeção dos produtos de origem animal e vegetal, certificação de produtos agropecuários e a educação sanitária, contribuindo para a proteção da saúde pública e conservação do meio ambiente.

Caratinga

Localizado na Praça Jones de Oliveira Pena, nº 200, Bairro Limoeiro, o Escritório Seccional do Ima é responsável por nove municípios da região: Caratinga, Córrego Novo, Bom Jesus do Galho, Entre Folhas, Pingo D’Água, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas e Vargem Alegre.

Contando com uma equipe de servidores administrativos e fiscais, técnicos agropecuários, agrônomo e veterinária o IMA no município de Caratinga desenvolve as principais atividades:

Atendimento ao público

Emissão de guia de transito animal e vegetal, ficha sanitária e cadastro de propriedade rural.

Defesa sanitária vegetal

A defesa sanitária vegetal é formada pelo conjunto de práticas destinadas a prevenir, controlar ou erradicar pragas capazes de provocar danos econômicos às lavouras e seus produtos, especialmente nas culturas que detêm importância econômica e social para o Estado.

- Levantamento fitossanitário (vistorias às lavouras para verificar pragas existentes);

- Fiscalização da certificação de origem, banana, citros e mudas de café;

- Coleta de amostras para exames diversos em laboratório oficial;

- Fiscalização do trânsito de vegetais.

-Fiscalização do comércio e uso de agrotóxicos.

-Fiscalização do comércio de sementes e mudas.

Defesa sanitária animal

A defesa sanitária animal está baseada em ações que buscam promover a prevenção, controle e erradicação das doenças de modo que possa ser garantida a qualidade sanitária dos rebanhos de interesse sócio- econômico para nosso País e Estado.

- Fiscalização da vacinação contra Febre Aftosa e brucelose.

- Cadastramento de propriedades rurais;

- Campanhas de vacinação.

- Atendimento à notificação de suspeita ou de ocorrência de enfermidades;

- Emissão de Guia de Trânsito Animal;

- Controle do transporte de animais e de produtos de origem animal;

- Controle de eventos agropecuários (exposições, feiras e leilões de animais);

- Certificação da sanidade para granjas de reprodução/comércio de suínos e aves;

- Registro e Fiscalização dos estabelecimentos que comercializam produtos biológicos (vacinas) e farmacêuticos de uso veterinário.

Inspeção de produtos de origem animal


Em Minas Gerais, compete ao IMA a inspeção e fiscalização dos estabelecimentos que abatem e ou processem carnes, pescado, leite, ovos e mel e seus derivados. O trabalho é baseado em normas e leis específicas e realizado por fiscais agropecuários/médicos veterinários/técnicos em agropecuária.

A concessão do selo de registro no IMA e a inspeção e fiscalização dos estabelecimentos compreende um conjunto de atividades dentre as quais destaca-se:

- Registro dos produtos/ rótulos;

- Inspeção higiênico sanitária dos estabelecimentos;

- Coleta de amostras para análises oficiais;

- Interdição, suspensão, apreensão, e destruição de alimentos impróprios

para o consumo.

Inspeção de produtos de origem vegetal

Fiscaliza a produção e o comércio da cachaça.

Todo produto de origem animal que é comercializado como alimento para pessoas, deve ser fiscalizado durante sua produção e comércio para garantir a saúde dos consumidores e o IMA também está presente nesse processo.

Sendo responsabilidade do IMA, também, garantir os padrões exigidos para que outros estados e países comprem nossos produtos: carne; leite; ovos; mel ;frutas; café; animais em geral: cavalos; bois; suínos e vários outros.

Precisamos atender várias exigências para que nossos produtos tenham mercado lá fora, além da qualidade que garante a saúde.

Lembramos que como no caso da COVID, todos devem fazer a sua parte. O IMA é um órgão oficial que trabalha para cumprir todas as suas funções, mas é obrigação de cada pessoa fazer a sua parte; só assim conseguiremos um trabalho perfeito. E a excelência é sempre a nossa meta.