PETs

Vídeo-Aulas

Vídeos

Sala de Leitura

Material

CEMAEE

Músicas

O que é educação inclusiva?

Educação Inclusiva é uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças. Pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação.

Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos. Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção. Define então como princípios:

1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação

2. Toda pessoa aprende

3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular

4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos

5. A educação inclusiva diz respeito a todos

O município de Caratinga através da Secretaria Municipal de Educação atende à educação inclusiva baseada em seus princípios básicos. Os alunos com deficiência, intelectual, física, auditiva, visual e múltipla, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades, público alvo da educação especial inclusiva, têm prioridade na matrícula e sua vaga garantida em escola mais próxima à sua residência. Além disso, a SME oferece apoio pedagógico e humano, como assistentes educacionais para sala de aula, salas de recursos multifuncionais com profissional especializado, coordenador pedagógico exclusivo para esta área, além de suporte técnico e material para atender as especificidades das nossas crianças.

São muitos os desafios para a educação plena, livre de preconceitos onde se valoriza de fato as diferenças, mas com certeza estamos na direção certa. São cerca de 80 profissionais trabalhando especificamente na promoção da inclusão de todos, atualmente com cerca de duzentos e cinquenta alunos apresentando algum tipo de deficiência e requerendo Atendimento Educacional Especializado.


Deficiências

Por Mário Quintana

“Deficiente” é aquele que não consegue modificar a vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade e que vive, sem ter consciência de que é dono de seu destino.

“Louco” é quem não procura ser feliz com o que possui.

“Cego” é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

“Surdo” é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e querer garantir seus tostões no fim do mês.

“Mudo” é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

“Paralítico” é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

“Diabético” é quem não consegue ser doce.

“Anão” é quem não sabe deixar o amor crescer.

E finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

“Miseráveis” são todos que não conseguem falar com Deus.