Histórico de Cordeiro de Minas

Cordeiro de Minas é um distrito do município brasileiro de Caratinga, no interior do estado de Minas Gerais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 2 340 habitantes, sendo 1 220 homens e 1 120 mulheres, possuindo um total de 938 domicílios particulares. Foi criado pela lei complementar nº 04, de 29 de agosto de 1991.

Em entrevista com o Sr. Manoel Cordeiro Filho (Nenzim), filho de um dos pioneiros de dessa localidade, relatou que Cordeiro de Minas foi descoberto no final dos anos de 1920 pelo seu avô Antônio Silvano Neto (Silvaninho). O seu pai, Manoel Cordeiro Lúcio e seu avó, casado com Maria Silvana Neto vieram de Mercedes do Pombo (Ponte Nova).

Depois de uma volta com o sogro pelas matas, Manoel Cordeiro Lúcio descobriu que era um lugar de terras férteis com boas condições para sobrevivência.

Os primeiros povoadores foram a famílias Arnaldo Silvano e família Cordeiro. Quando aqui chegaram devastaram as matas, tomando posse das terras.

Segundo o Sr. Manoel Cordeiro Filho, seu pai trabalhava doze horas por dia, pois não havia pessoas para prestar serviços no plantio e colheita de arroz e milho.

A produção destes produtos não tinha para onde ir, pois não existia o comércio destas mercadorias e assim as produções eram apenas para consumo próprio. Quando chegava o final do ano, jogava-se fora a produção anterior que já estava velha e colocava outras novas no lugar, pois o consumo dos alimentos se estendiam apenas aos membros das famílias.

A descoberta da Lagoa Silvana foi pelo sogro de Manoel Cordeiro Lúcio, citado no início, Sr. Antônio Silvano Neto, por acaso andando pelo córrego abaixo e descobriu que o mesmo desaguava em uma imensa lagoa. Toda região, começando da lagoa, chama-se “Lagoa Silvana”.

Com o passar do tempo o Sr. Manoel Cordeiro iniciou o loteamento, lugar que atualmente é distrito de Caratinga o qual é conhecido como Cordeiro de Minas.

Devido ao loteamento outras famílias foram chegando como as famílias campos, Lopes e outras.

Os terrenos onde foram construídos a igreja católica, a escola, o campo de futebol e o cemitério foram doados pelo Sr. Manoel cordeiro Lúcio a pedido do Sr. João Lopes.

E aos poucos foram chegando novas pessoas para trabalharem através da empresa CAF que hoje é conhecida como BELGO MINEIRA e estes trabalhadores da empresa adquiriram os seus lotes e construíram suas casas e assim foi formando o povoado que conhecemos como Cordeiro de Minas.

Todo este depoimento foi baseado no relato do

Sr. Manoel Cordeiro Filho (Nenzim Cordeiro)


Clique aqui para conhecer a história da

lha do Rio Doce