Caratinga: Nossa História, Nossa Memória

Caratinga é uma cidade do interior, situado no leste de Minas Gerais, região sudeste do país, situada a cerca de 310 km a leste da capital do estado. Ocupa uma área de 1. 258,479 km², sendo que 15,9 km² estão em perímetro urbano, e sua população é de aproximadamente 92. 062 habitantes.

Fundada em 1848, possui uma rica história, e o objetivo nessa página, é conhecer e descrever a história dessa cidade, por meio da identidade, memória e patrimônio do seu povo.

A melhor forma de construir qualquer tipo de mediação em torno da história de uma cidade, é através dos diversos bens culturais que ganham valor de patrimônio cultural representativo de uma coletividade e conhecendo a trajetória dos seus sentidos, só assim, é possível conhecer a história de um lugar e apropriar-se da mesma. E esse contexto, responsável pela descrição da história de Caratinga, será aos poucos abordados e construídos nessa página.

Essa descrição se dará por meio de disponibilização de fotos antigas, depoimentos de moradores, utilizando a fonte de pesquisa oral, sendo esta, a principal fonte de memória. Essa história será descrita não só por meio do patrimônio cultural material, mas também pelo patrimônio imaterial, sendo este, um grande portador da história do município. Nesse contexto, será examinado a relação entre História e Memória, atentando para os aspectos conceituais, teóricos e metodológicos envolvidos nesta interação. Assim, será possível traçar uma visão panorâmica dos relatos historiográficos em torno da história de Caratinga, onde se pretende reconhecer e valorizar os “tesouros” que principalmente os moradores mais antigos guardam na memória, pois, foram esses que ajudaram a construir a história da cidade.

A cidade somente existe devido ao interesse humano de se agrupar e construir meios para sua sobrevivência e o seu bem-estar. Social e historicamente constituída, a cidade é criada, transformada e reinventada ao longo do tempo. A cidade não é somente seus elementos materiais, mas é o sentir e o imaginar e, por isso, é vista de diferentes formas por quem nela habita e transita.

Para um melhor entendimento dos leitores, estudantes e pesquisadores, o nosso primeiro passo, será abordar os conceitos importantes para compreensão desse contexto histórico. Iremos trabalhar: O que é História, o que é Memória coletiva e individual, o que é Patrimônio Cultural, o que Patrimônio material e patrimônio imaterial, o que é identidade.

Esperamos assim, juntos, construir e compreender melhor a História de nossa Caratinga!