Histórico do Bairro Nossa Senhorra das Graças

A margem da BR: 116 localiza-se o Bairro Nossa Senhora das Graças.

Antes de ser habitado o “Bairro das Graças”, como é popularmente chamado, era um grande brejão de taboas, como conta a família de dona Maria de Jesus da Conceição (Anita), moradora falecida do bairro e residente desde sua formação. Ela relatava juntamente com seus irmãos que, por volta de 1912, surgiu os primeiros moradores João Caetano (violinista Antônio Grosso) e Dodô de Barros. O nome bairro Nossa Senhora das Graças é fruto de uma promessa, que ao receber uma cura, a esposa de Miguel Rezende, em gratidão doou uma imagem de Nossa Senhora das Graças e por isso o nome do bairro, com isto foi criada uma capela para virgem. O morador (dono de quase todos os terrenos do bairro) Miguel de Sousa Rezende, (homenageado com seu nome na avenida principal do Bairro das Graças), doou o terreno para construção da igreja Nossa Senhora das Graças e da escola.

Sendo que o primeiro padre a celebrar missa no bairro foi Monsenhor Aristides Rocha, (que também tem um nome na avenida do Bairro). O transporte era muito difícil,pois o bairro das Graças está localizado distante do centro de Caratinga,se usava ir pé e a cavalo,aí a importância da igreja e da escola para o desenvolvimento social da comunidade.Com a ajuda de Juvenato Teixeira,Imídio Teixeira e vários moradores foi construída a Igreja pondo tijolo por tijolo.

O primeiro comércio do bairro foi á loja de tecidos de propriedade de José Teixeira (José Imídio). As casas eram bem típicas de Minas Gerais e as ruas também: casas baixas, simples, ruas estreitas, umas bem juntas das outras. A maioria das ruas receberam nomes de políticos como: Joaquim Teixeira, José Alexandrino Campos, Joaquim Vieira, etc., isto foi um fenômeno típico do coronelismo, pois na República do Café com leite, era os políticos mais homenageado com nomes de ruas, cidades e avenidas.

Ao longo do tempo o bairro Nossa Senhora das Graças, foi se desenvolvendo e hoje é um grande marco na educação, pois possui um pólo da UNEC, CEIM ILHA DA FANTASIA, A ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO CARMO VINCULADA, E. E. ISABEL VIEIRA, que fazem diferença na educação das crianças, além de vários comércios, com uma população na sua grande maioria de renda baixa, necessitando de serviços públicos de qualidade. Na sua grande maioria é uma população generosa, religiosa, sendo um lugar agradável de viver.