Uma boa parte da nossa aprendizagem é feita por associações. A associação é uma estratégia que ajuda a criar conexões significativas entre informações o que permite tornar mais fácil ao aluno a memória relacionada com o conhecimento adquirido.
As associações podem ser simples ou complexas. São simples quando as associações (ligações entre dois ou mais estímulos) ocorrem de forma automática e na maioria das vezes de forma inconsciente. Estas associações estão na maioria das vezes associadas à experiência e à repetição de estímulos ( o que ativa a memória).
Das mais simples às mais complexas, e que, portanto, requerem esforço e reflexão, as associações podem ser variadas. Apresentam-se, pois, algumas atividades que poderão trabalhar as associações e, ao mesmo tempo a memória sobre conhecimentos já adquiridos (associações simples) ou conexões mentais refletidas que permitem a resolução de problemas através da associação livre.
A abstração e categorização são categorias fundamentais à aprendizagem. Elas ajudam-nos a simplificar e a organizar a informação permitindo, assim, uma melhor memorização e compreensão da mesma.
A abstração é a capacidade de identificar as características principais de alguma coisa, enquanto que a categorização permite o agrupamento de objetos a partir das suas características comuns.
Exercitar estas categorias da aprendizagem, é uma das formas de treinar o raciocínio e de melhorar a aquisição do conhecimento, bem como a sua compreensão.
Pode ser feito com conceitos matemáticos ou de vocabulário.