A Máquina dos Ses apresenta com grande clareza 30 planos de aula prontos a serem utilizados para ensinar filosofia em sala de aula a crianças entre os 5 e os 13 anos. Todas as sessões foram testadas e aprovadas e contêm uma situação imaginária seguida de uma série de perguntas que incentivam as crianças a refletirem sobre ideias-chave da filosofia, como valores e ética, sexo e identidade, existência e beleza, natureza humana e inteligência artificial.
Além dos planos de aula, encontrará uma secção de resolução das dificuldades mais comuns, sugestões abundantes e ideias a aplicar na sala para conduzir as sessões com êxito, estratégias de ensino e muito mais.
Este livro constitui um recurso raro e imprescindível para professores e facilitadores de sessões filosóficas com crianças.
O programa Filosofia para Crianças, em forma de livro, é constituído por um conjunto de histórias inventadas, mas construídas a pensar nas vivências das crianças, em ambientes escolares e familiares, e que remetem para a reflexão e discussão de temas filosóficos. Este programa visa desenvolver as capacidades de raciocínio e do pensamento em geral. Para além das histórias, há também um conjunto de jogos filosóficos que podem ser usados intercaladamente com as histórias. Este livro destina-se a ser usado por professores e educadores de alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo.
São 12 pares de contrários para refletires de que modo os opostos precisam uns dos outros. Em cada par, uma pergunta para pensar e responder, seguida de uma breve conclusão. As ilustrações fascinantes dão corpo e vida às ideias. O Livro dos Grandes Opostos Filosóficos é o primeiro que ilustra, coroando anos de reflexão sobre o espaço, o corpo e a luz.
Em que pensas tu quando passeias pelo campo? Em que pensa a vizinha quando o sol se põe à tardinha? Em que pensa a Ana quando se sente triste? Em que pensas tu? Toda a gente pensa na sua vida quando caminha pelas ruas. Algumas pessoas pensam em coisas simples, outras em coisas mais complicadas, toda a gente enche e esvazia a cabeça de sons, palavras e imagens. "Em que pensas tu?" revela, através da poesia das imagens, a genealidade de Laurent Moreau que vai por os leitores a pensar.