Nelly Barbosa Duarte Dollis

Nasceu na aldeia Posto Indígena Curuçá, no vale do rio Javali, Amazonas.

Nacionalidade: Marubo.

Luta para o reconhecimento das mulheres Marubo.

Filha de Ranẽ Tupanë que ocupa lugar na liderança e Tamã Shëta, ambos da tribo Marubo.

- Formação:

Bacharel em Antropologia.

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

- Área de atuação: Antropologia social.

- Prêmios e títulos:

Projeto "Ainvorasin Meti"/Trabalho de Mulheres.

Prêmio Culturas Indígenas 4° edição Raoni Metuktire.

Biografia

Nelly Barbosa Duarte Dollis, nasceu na aldeia Posto Indígena Curuçá, no vale do rio Javali, Amazonas, filha de Ranẽ Tupanë e Tamã Shëta. Cursou bacharelado em Antropologia na Universidade Federal do Amazonas, mestrada e doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Quando Dollis começou a estudar, sua família queria que ela assumisse o lugar de liderança do povo Marubo. Ainda pequena seu pai a mandou estudar na cidade com os padres, querendo que ela aprendesse a ler e escreve para se tornar uma professora ou assistente de enfermagem em sua aldeia. Por conta de ser filha única, pai queria que ela tivesse um espirito de liderança desde nova.

Saiu do convento e terminou seu ensino médio em Manaus, e durante dois anos fez curso de administração e trabalhou na empresa Panasonic, da Zona Franca com japoneses. Depois ingressou na faculdade em Benjamin Constant, na Universidade Federal do Amazonas, escolheu Antropologia e concluiu a formação.

Dollis foi para o Rio de Janeiro onde fez seu mestrado em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, depois de receber seu mestrado, começou seu doutorado na mesma instituição.

Obras

BARBOSA DUARTE DOLLIS, NELLY . Nok- mevi revõsho shovima awe: 'o que é transformado pelas pontas das nossas mãos'. Campos - Revista de Antropologia , v. 19, p. 23-36, 2019.


DOLLIS, Nelly. B. D. . NOKẼ MEVI REVÕSHO SHOVIMA AWE: O QUE É TRANSFORMADO PELAS PONTAS DAS NOSSAS MÃOS, O TRABALHO MANUAL DOS MARUBO DO RIO CURUÇÁ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


DOLLIS, Nelly. B. D. . Artesanato e mulheres Marubo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).