Edilma do Nascimento Jacinto Monteiro


Nascimento: João Pessoa (Paraíba, Brasil) 08 de agosto de 1985.

Nacionalidade: Brasileira

Bacharela em Ciências Sociais (UFPB)

Mestra em Antropologia (PPGAS/UFPB)

Doutora em Antropologia Social (PPGAS/UFSC)

Área de atuação:

Trabalha com crianças ciganas e processos de aprendizagem no estado da Paraíba, com a pandemia da Covid-19, tem se dedicado a investigação dos impactos causados pelo vírus entre famílias ciganas. Essas pesquisas são compartilhadas em um projeto de extensão chamado Observatório Antropológico/UFPB. Faz parte do corpo pesquisadores CRIAS- Criança, Sociedade e Cultura (UFPB), projeto da qual foi aluna pelo programa Institucional de Voluntário de Iniciação Científica/PIVIC - CNPq e no NEPI- Núcleo de Estudos de Populações indígenas (UFSC). Participa da Rede de Saberes e Educação do INCT Brasil Plural. Participa de rede de pesquisadores do grupo de trabalho Romani Studies, é Integrante no Comitê de Antropólogos Negras(os) ABA. pesquisadora de pós-doutorado no Programa de pós-graduação em antropologia social da UFRN. Possui interesse especial nas áreas de Antropologia da Educação, Antropologia da criança, Estudos ciganos, Antropologia da saúde, Marcadores Sociais das Diferenças (gênero e raça) e Etnografia. Tem experiência de pesquisas com temas relacionados aos Estudos Ciganos, Antropologia da Educação, Antropologia da criança, Avaliação de Políticas Públicas, Inventário Nacional de Referências Culturais e Teoria Antropológica. Atua também na área de docência com experiências nas disciplinas do campo das Ciências Sociais e como docente em cursos de formação para Educação Étnico- racial.


Filiações:

Edilma Monteiro utiliza para a produção de seus escritos, a Teoria Antropológica, a Antropologia Social, a Pedagogia Interétnica. Suas obras envolvem o estudo da criança, a educação, estudos cigano, relações étnico-raciais e os marcadores sociais da diferença antropológica do corpo e saúde.

Prêmios e títulos:

Em 2017 Edilma foi aprovada no processo seletivo simplificado para professor substituto do Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação UFPB, CCAE/UFPB.

Em 2020, foi aprovada em segundo lugar na seleção de títulos para bolsista no PPGA/UFPB

Em 2021 foi aprovada em segundo lugar no processo simplificado para professor substituto- Teoria Antropológica- 40 h - Edital: 005/ 2021- PROGESP, Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Biografia

Edilma do Nascimento Jacinto Monteiro teve uma infância quase comum. Nasceu e cresceu no bairro de Jaguaribe, próximo ao centro da capital paraibana. Filha de Francisco Serafim de Souza (in memoria) e Elisete do Nascimento Souza.

Seu pai foi trabalhador do campo, auxiliar de serviços gerais e se aposentou como motorista no início dos anos de 1990. Nascido em 1938, seu pai viveu a migração para o eixo Rio-São Paulo como trabalhador da construção civil, não foi alfabetizado e faleceu aos 77 anos no ano de 2016, período em que cursava o segundo ano de doutorado. Sua mãe nascida em 1945, foi feirante por alguns anos com seus pais, com quem aprendeu este ofício. Aos dezoito anos ingressou na escola normal, onde foi alfabetizada e concluiu o ginásio. De lá fez o curso de enfermagem, profissão ao qual se dedicou mais de trinta anos de sua vida e se aposentou também no início dos anos 90, ainda no governo de Collor, quando o debate sobre a reforma na previdência já assustava os trabalhadores. Quando ia trabalhar no hospital sua mãe a levava, e ela levava escondido guloseimas para as crianças internadas.

Edilma frequentou escolas de bairro e depois uma escola marista, como bolsista por jogar handebol. Suas matérias preferidas eram matemática e química. Foi a décima filha de uma família e a primeira a ingressar na universidade pública. Ela conta que nunca sonhou em entrar na universidade, pois isso nunca foi posto como uma possibilidade. Em seu primeiro vestibular, passou para faculdades particulares e não foi cursar, pois seus pais não tinham condições de pagar.

Cresceu sem saber nada da vida acadêmica, nunca foi de ganhar livros de histórias, mas sempre gostou de lutar pelos direitos das pessoas. A academia então se tornou realidade em um contexto onde oportunidades eram colocadas e ela agarrou-as.


Obras:

Artigos completos publicados em periódicos

MAIA, C. M.; Monteiro, Edilma do N. J. . ESTUDOS CIGANOS NO BRASIL? PERSPECTIVAS E ENTRELAÇAMENTOS ETNOGRÁFICOS - APRESENTAÇÃO. NOVOS OLHARES SOCIAIS, v. 3, p. 3-9, 2020.


MONTEIRO, Edilma do N. J. . CALINS: MENINAS E MULHERES CIGANAS. NOVOS OLHARES SOCIAIS, v. 3, p. 192-203, 2020.


MONTEIRO, R. J.; Monteiro, Edilma do N. J. . A MASCULINIDADE CIGANA EM PROCESSO: uma análise etnográfica a partir dos Calon da costa norte da Paraíba. ÁLTERA REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 02, p. 129, 2018.


MONTEIRO, Edilma do N.J.; MONTEIRO, R. J. . Cotidiano, festas e festividades como momentos de aprendizagem. ÁLTERA REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 02, p. 284, 2018.


GOLDFARB, Maria Patricia Lopes; Monteiro, Edilma do N.J.; DANTAS, José Aclécio; SILVA, H. C. O. F. . Reconhecimento e Vivência da Fronteira Étnica Entre Ciganos/Não Ciganos: Analisando as cidades de Mamanguape e Juazeirinho, PB. ARIÚS: Revista de Ciências Humanas e Artes., v. 19, p. 67-92, 2017.


MONTEIRO, Edilma do N. J. . EDUCAÇÃO ENTRE CIGANOS NA PARAÍBA: OBSERVANDO PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA. REVISTA DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÕES ANTROPOLÓGICAS, v. II, p. 33-47, 2017.


GOLDFARB, MARIA PATRÍCIA LOPES; Monteiro, Edilma do Nascimento Jacinto. A INFÂNCIA CALON: NOTAS SOBRE O -SER CRIANÇA- ENTRE OS CIGANOS NO VALE DO MAMANGUAPE- PARAÍBA/BRASIL. . FRAGMENTOS DE CULTURA (GOIÂNIA), v. 27, p. 19-29, 2017.


Capítulos de livros publicados

MONTEIRO, Edilma do N.J.; FIGUEIREDO, M. G. . TEORIA E EXPERIÊNCIA EM DIÁLOGO: PERSPECTIVAS PARA PENSAR O DIREITO À ESCOLARIZAÇÃO ENTRE CIGANOS. In: 6ª CCR/MPF, BRASIL. (Org.). MPF? 6ª CCR? COLETÂNEA DE ARTIGOS: POVOS CIGANOS: DIREITOS E INSTRUMENTOS PARA SUA DEFESA. 1ed.BRASÍLIA: MPF, 2020, v. 1, p. 343-378.

SOUZA, E. N. . AS PERSPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE CRIANÇAS CIGANAS: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE OS ESTUDOS DOS GRUPOS CIGANOS NA PARAÍBA. In: LIMA, Greilson José de; OLIVEIRA, Kelly Emanuelly de; CONCEIÇÃO, Joanice Santos; TELLA, Marco Aurélio Paz. (Org.). (Org.). Ética Antropológica em Debate: Práticas e Narrativas?. 1ed.João Pessoa-PB: Ed. Universitária da UFPB, 2012, v. 1, p. 33-39.

SOUZA, E. N.; GOLDFARB, Maria Patricia Lopes. UMA PERSPECTIVA TEÓRICA SOBRE CRIANÇAS CIGANAS NO SERTÃO PARAIBANO: UMA CONSTRUÇÃO REFLEXIVA A PARTIR DOS ESTUDOS DE GRUPOS CIGANOS NA PARAÍBA. In: LIMA, Greilson José de; OLIVEIRA, Kelly Emanuelly de; CONCEIÇÃO, Joanice Santos; TELLA, Marco Aurélio Paz. (Org.). (Org.). Ética Antropológica em Debate: Práticas e Narrativas. 1ed.João Pessoa-PB: Ed. Universitária da UFPB, 2012, v. 1, p. 314-319.


Trabalhos completos publicados em anais de congressos


MONTEIRO, Edilma do N. J. . Crianças Calon: Pensando a multiplicidade das infâncias produzidas entre os ciganos na Paraíba. In: 31ª REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 2018, BRASÍLIA?. Direitos Humanos e Antropologia em Ação?. BRASÍLIA: ABA-, 2018.

MONTEIRO, Edilma do N.J.; GOLDFARB, Maria Patricia Lopes; MONTEIRO, R. J. . 'O QUE EU PRECISO APRENDER, APRENDO EM CASA': REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ENTRE OS CIGANOS. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIONAIS:SOCIEDADE E ETNICIDADE. 2014, Campina Grande-PB. II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIONAIS:SOCIEDADE E ETNICIDADE, 2014, CAMPINA GRANDE. II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIONAIS:SOCIEDADE E ETNICIDADE. Campina Grande, 2014. v. 1.


Artes Visuais


MONTEIRO, Edilma do N. J. .AS CRIANÇAS CALON. 2019. Fotografia.

MONTEIRO, Edilma do N. J. .CALINS: MENINAS E MULHERES CIGANAS. 2019. Fotografia.