Katherine Dunham

Nome: Katherine Mary Dunham.

Nacionalidade: estadunidense

Data de Nascimento: 22 de julho de 1909 Local: Chicago, Illinois, Estados Unidos.

Data de Falecimento: 21 de maio de 2006 ( 96 anos ). Local: Nova York, Estados Unidos.

- Atuação: Educadora, antropóloga.

Biografia

Katherine Mary Dunham de nacionalidade Norte Americana, nascida em 22 de julho de 1909, e falecida em 21 de maio de 2006. Dunham foi educadora, antropóloga, autora, ativista social e dançarina afro- americana e coreógrafa, e foi criadora da técnica de Dunham. Teve uma carreira de dança de grande sucesso no teatro afro-americano e europeu do século XX. Foi fundadora da sua própria escola particular, a Escola de Dança e Teatro Katherine Dunham, conhecida também como Katherine Dunham Company. Ainda quando estava no ensino médio abriu uma escola de dança para crianças negras. Após a palestra de um professor de Antropologia Robert Redfield, Dunham aprendeu muito sobre a cultura negra na América moderna que começou na África, então decidiu cursar e se formar em Antropologia e estudar as danças da diáspora africana. Além de Redfield, ela também estudou com os Antropólogos como Radcliffe- Brown, Edward Sapir e Bronislaw Malinowski. Dunham se mostrou bastante promissora em seus estudos etnográficos sobre dança. Chegou a receber bolsas de viagens pelas fundações Julius Rosenwald e Guggenheim para realizar estudos etnográficos das formas de dança do Caribe, especialmente as manifestadas na prática Vodun do Haiti. Aos 21 anos Dunham formou o Grupo chamado Ballets Négres, uma das primeiras companhias de Balé Negro dos Estados Unidos, mas em 1931 o grupo foi dissolvido. Incentivada por Speranzeva a se concentrar na dança moderna em vez do balé, Dunham abriu em 1933 a escola de dança chamada de Negro Dance Group. Essa escola foi o local em que ela inspirava jovens dançarinos negros sobre sua herança africana. Mesmo depois de ter concluído seus trabalhos de graduação na Universidade de Chicago ela decidiu seguir uma carreira artística em vez de estudos acadêmicos. Recebeu diversos prêmios, chegando até sua própria estrela na calçada da fama de St. Louis, e também realizou diversas obras como livros e filmes.

Obras

  • Filmes: Carnival of Rhythm, No espelho de Maya Deren, Casbah, Coquetel de Estudos, The Big Star Parade, Karibische Rhythmen, Le Bal des Petits Lits Blancs, Tempestade de Ritmos, e Música em la noche.

  • Livros: Island Possessed (1969), Touch of Innocence ( 1959), Dance of Haiti (1983), Kaiso! Writings by and about (2005), Katherine Dunham's Journey tô Accompong ( 1946), Kasamance: A fantasy (1974), Equality for a Lightning Bug: A Small Collection of Poems By (2004), Drifting of a Song (2008), Vodu Le Danze di Haiti (1991).