Josiléia Daniza Jagso Kaingang

Nascimento: Terra Indígena do Guarita, Município de Tenente Portela (Rio Grande do Sul, Brasil), 04 de Julho de 1980.

Nacionalidade: Brasileira/Kaingang.

Formação: Possui mestrado (2016) em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui Especialização Profissional Integrada (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e graduada em Geografia (2010) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO.

Área de atuação: Teve papel importante liderando a Frente Indígena e Indigenista de prevenção e combate do corona vírus (COVID - 19) em terras indígenas da região Sul do Brasil. Entre 2016 - 2020, foi coordenadora pedagógica e professora de pesquisa e ação do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, na UFSC e é doutoranda em Antropologia Social pela mesma universidade. Foi professora nas disciplinas de Licenciatura Indígena, Projeto de Pesquisa e Ações VI e VII (2018/2 e 2019/1) respectivamente, e atualmente é professora da disciplina de Pesquisa e Ação na Universidade, ambas na Universidade Federal de Santa Catarina.

Prêmios e Titulos:

É covereadora, e junto com mais quatro mulheres fazem parte da Coletiva Bem Viver do PSOL, em Florianópolis, ocupando a Câmara. A Coletiva Bem Viver é uma convergência de lutas da cidade, campo e floresta na construção da sociedade do bem viver.

Biografia

Josiléia é natural da terra indígena do Guarita, município de Tenente Portela. Kaingaing não é seu sobrenome, mas o nome do seu povo, considerado como o terceiro maior povo indígena no Brasil. Seu pai faleceu quando ela tinha dez anos e sua mãe, que era remendeira, quando ainda era adolescente, passando a ser criada por uma tia chamada Andira.

Desde muito cedo começa a ter contato com antropólogos que entravam e saíam das terras indígenas para fazerem suas pesquisas. Na sua infância, estudou em uma escola no qual o seu tio era professor. O povo Kaingang mudavam sempre de uma aldeia para outra, sua família foi morar em Ronda Alta, em uma retomada da terra indígena da Serrinha.

Uma bela índia de cabelos negros e olhos expressivos, é neta de cacique, que permaneceu no ofício por trinta anos e neta de parteira, no qual se orgulha muito disso. No início da sua adolescência sofreu preconceito quando foi estudar em uma escola pública de Ronda Alta, os alunos de outras turmas diziam que ela tinha cheiro de fumaça. Ela tem quatro irmãos biológicos, duas mulheres e dois homens. Alguns de seus irmãos vivem atualmente na Serrinha, outros fora da aldeia. Tem grande responsabilidade afetiva, de alimentação, de educar, de amar para com seus sobrinhos, que dentro da aldeia essa responsabilidade com os filhos dos irmãos é considerada normal.

Foi fazer sua graduação em Geografia na Unichapecó, logo depois do curso de graduação foi fazer especialização em PROEJA indígena na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e depois foi chamada para trabalhar em Brasília em instituições não governamentais, mais sempre com a pretensão de continuar estudando para atuar na educação, pois sua família vinha de muitos professores indígenas. Fez pós-pós-graduação e depois o mestrado, que ao concluir recebeu o convite para trabalhar na Coordenação Pedagógica da Licenciatura Indígena.

Obras

Artigos completos publicados em periódicos

RIBEIRO, LOREDANA; BEZERRA, DANIELE BORGES; JAGSO KAINGANG, JOZILÉIA DANIZA; OLIVEIRA, PRISCILA CHAGAS DE; LEMOS, ROSEMAR GOMES. -Brave Women- Discussing Gender Trough the Expography . HABITUS, v.16, p.5, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições

MONTARDO, D. L. O; RUFINO, M. R. C. F; JACODSEN, J. D. J. I. Saberes e Ciência Plural Diálogos e Interculturalidade em Antropologia . 1.ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2017. v.1. p.33.

Capítulos de livros publicados

JACODSEN, J. D. J. I. As Kaingang, lutas, redes: do doméstico para o público. In. Márcia Alves da Silva. (Org.). Gênero e diversidade: debatendo identidades. 1.ed. São Paulo: Perse, 2016, v.1, p.01-250.

JACODSEN, J. D. J. I. Eg Rá (nossas marcas): a importância do grafismo para preservação e valorização da cultura Kaingang. In: Juçara Benvenuti; Maria Aparecida Bergamaschi; Tânia Beatriz Iwaszko Marques. (Org.). EDUCAÇÃO INDÍGENA SOB O PONTO DE VISTA DE SEUS PROTAGONISTAS. 1.ed. Porto Alegre: Ltda, 2013, v.1, p.09-373.

Apresentações de trabalho

Kaingang, Joziléia Daniza; BANIWA, A. F.; ARAÚJO, J. R.; PANKARARU, C. J. Bem-viver na Perspectiva dos Povos Indígenas e Quilombolas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Kaingang, Joziléia Daniza Jagso; Vanzolini, Marina; SZTUTMAN, R. Cosmologias e políticas indígenas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

JACODSEN, J. D. J. I. Narrativas, Trajetórias e Experiências das (os) Alunas (os) Cotistas do PPGAS/UFSC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

JACODSEN, J. D. J. I. Povos Indígenas no Brasil e Povo Kaingang. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

JACODSEN, J. D. J. I. Trabalho das mulheres indígenas e o Estado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

JACODSEN, J. D. J. I. Relação de Gênero e Formas Expressivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

JACODSEN, J. D. J. I.; GONÇALVES, O.; PEREIRA, R. F.; ANTUNES, E.; DIEHL, E. E. Saúde das/para as Mulheres Indígenas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

JACODSEN, J. D. J. I. 'Entre Cipó e Taquara: tecendo pensamentos sobre a história do Povo Kaingang. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

JACODSEN, J. D. J. I. Gênero, Raça e Etnia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

JACODSEN, J. D. J. I. Povo Que Não Tem Virtude Acaba Por Escravizar: por uma política anti-racista e a (R) existência dos corpos colonizados e do movimento LGBT. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

JACODSEN, J. D. J. I. As Mulheres indígenas Kaingang, do passado ao presente discutindo memórias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

JACODSEN, J. D. J. I. Saúde da População Indígena. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

JACODSEN, J. D. J. I.; NUNES JUNIOR, O. A conjuntura Política atual e os Povos Indígenas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

JACODSEN, J. D. J. I.; NECKEL, R. Educação Superior Indígena: acesso, ingresso e permanência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

JACODSEN, J. D. J. I.; BARRETO, J. R. R.; PEREIRA, D. F.; BARRETO, J. P. L.; SANTOS, I. B. Saberes e diálogos: perspectivas/experiências de indígenas na pós graduação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

JACODSEN, J. D. J. I.; PATTE, L.; CARDOSO, D. R. Experiências em educação intercutural e inter científica: ensino superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

JACODSEN, J. D. J. I. Mulheres: Gênero e Representação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

JACODSEN, J. D. J. I. 'Tradição e Inovação para o Futuro das Culturas dos Povos Indígenas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

JACODSEN, J. D. J. I. Programa de Capacitação de Multiplicadores do Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).