Jósimo da Costa Constant

Nascimento: 06 de janeiro de 1989

Brasileiro/ Puyanawa

Formação: Graduado em Ciências Sociais (2016), Antropologia (2016), Sociologia (2018) e mestrado em Direitos Humanos e Cidadania (2018), pela Universidade de Brasília (UnB)

Área de atuação: Atua em projetos de pesquisas sobre a saúde da etnia Puyawakêvu/Puyanawa, com foco no Subsistema de Saúde Indígena.

Prêmios e títulos:

O antropólogo recebeu o V Prêmio Martin Novion de melhor dissertação de graduação do departamento de Antropologia.

Biografia

Jósimo Constant, indigina Puyanawa, Acre. Graduado em Antropologia, Sociologia e mestre em Direitos Humanos pela UnB e atualmente cursando doutorado em Antropologia Social no Museu Nacional/UFRJ, onde está construindo uma etnografia de seu povo, com foco na língua, que encontra-se severamente ameaçada pelo reduzido número de falantes ativos. Além disso, o mesmo desenvolve pesquisas sobre o subsistema de saúde indígena, em especial o atendimento nas casas de Saúde Indígena- Casais. Faz parte da Global Youth Cluamte Pact, um projeto coordenado pelo prof. Alfredo Pena, que tem por objetivo trabalhar com as mudanças climáticas.

Nascido em 06/01/1989, aldeia Barão, terra indígena Puyanawa. Por esses trabalhos recebeu alguns prêmios e em 2017, foi aluno inspira UnB.

Em 2016, defendeu a dissertação de monografia no Centro de Convivência dos Povos Indígenas, Malocas, se tornou o primeiro indígena graduado em Antropologia pela UnB. Em 2019, atuou como Antropólogo no Distrito Sanitário Especial Indígena Kayapó/MT, é afiliado a rede de líderes da Fundação Lemann.

Jósimo Constant não é grande fã das escolas europeias e americanas, porém, simpatiza um pouco com as teorias francesas como os antropólogos Claude Levis Strauss, Marcelo Mauss, outros pensadores como, Rousseau, Ferdinand, Emile Dhurkaim, Michel Foucault, Erving Goffman. Aqui no Brasil ele se inspira em dois autores indígenas: Francisco Apurina e Gersen Baniwa. Entretanto, suas maiores inspirações e enciclopédias são os velhos de seu povo, estes ainda com renomados e preciosos conhecimentos sobre a história, aspectos e elementos culturais Puyanawa.

Jósimo da Costa Constant teve vários desafios, como o enfrentamento da pedagogia da Universidade, as questões financeiras e psicológicas, pois ele estava diante de uma outra realidade. Em uma entrevista realizada pela Fundação Lemann Jósimo Constant diz que está tentando criar no Brasil uma política de saúde indígena diferenciada.

Obras

Diálogo & Saúde, Diálogos ao Encontro dos Direitos Humanos. 02. ed. , 2020.

CONSTANT, J. C.. Aproximações ao Campo da Saúde Indígena e o Fazer Etnográfico de um Puyanawa Antropólogo. AMAZÔNICA: REVISTA DE ANTROPOLOGIA (ONLINE), 2019.