Delmos Jones

Nasceu em 1936 na comunidade de Browns, Alabama, EUA.

Faleceu no 3 de fevereiro de 1999 com 63 anos.

Nacionalidade: estadunidense

Pesquisava sobre arqueologia das civilizações antigas, além de pesquisas na área da antropologia social, registrando diferentes culturas.

- Formação:

Bacharelado em antropologia pela San Francisco State Collage.

Mestrado em antropologia pela University of Arizona.

Doutorado em antropologia pela Cornell University.

- Área de atuação:

Antropologia social.

Arqueologia histórica.

Biografia

Delmos J. Jones, nasceu em 1936 em uma fazenda perto da pequena cidade de Browns, Alabama, era o quarto filho de cinco irmãos. Por conta do trabalho de seu pai, se mudou para o sul e viajou até a Califórnia, mas visando progredir ainda mais seus estudos foi morar com sua irmã mais velha em Oakland, California.

Depois de se formar na Oakland Technical High School em 1954, escolheu a faculdade de San Francisco State University onde obteve seu bacharelado em antropologia em 1959.

Jones se mudou junto com sua esposa e filho para o Arizona onde se matriculou na University of Arizona, e foi aceito no programa de mestrado em antropologia. Lá fez pesquisas de uma tribo de nativos americanos, conhecida como Tohono O'odham, e concluiu seu mestrado em 1962.

Delmos se mudou para Ithaca em New York onde iniciou seu doutorado em antropologia. Se formou na Cornell University baseando sua tese nos estudos asiáticos e arqueologia, concentrando suas pesquisas no povo Lahu na Tailândia. E morreu no dia 3 de fevereiro de 1999 aos 63 anos.

Obras

“Towards a Native Anthropology.” Human Organization 29:251-259

“The community and organizations in the community.” In Leith Mullings, ed., Urban Anthropology in the United States (1987).

“The culture of achievement among the poor: the case of mothers and children in a Head Start Program.” Critique of Anthropology 13(3):247-266.

“Epilogue.” In Faye V Harrison, ed., Decolonizing Anthropology. Second edition (1997).