Kabengele Munanga

Nascimento: Bakwa Kalonji, no Congo Belga, 22 de junho de 1940

Nacionalidade: brasileiro-congolês

- Formação: Graduado em Ciências Sociais na Universidade Oficial do Congo, em Lubumbashi (1964-1969), Doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1975-1977)

- Área de atuação: Atua principalmente nas áreas de Antropologia da África e da População Afro-Brasileira


Biografia

Antropólogo Kabengele Munanga nasceu há 80 anos na aldeia de Bakwa Kalonji, no Congo Belga, membro dos lubas. Aos dez anos deixou a aldeia para estudar em outras cidades, em escolas coloniais católicas. Em 1964 ingressou no curso de Ciências Sociais da Universidade Oficial do Congo, em Lubumbashi, inscrevendo-se dois anos depois no recém-criado curso curso de Antropologia. Ao terminar a graduação em 1969, foi convidado para fazer mestrado na Universidade de Lovaina, na Bélgica. Munanga voltou ao congo para terminar sua dissertação, mas não pode concluí-la, pois, o domínio político da ditadura da recém-criada República do Zaire sobre a Universidade de São Paulo, onde terminou seu doutorado e retornou ao Congo.

Em 1980 estabeleceu-se no Brasil, para assumir a cadeira de Antropologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No ano seguinte, muda-se para São Paulo. Tornou-se professor de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, vice-diretor do Museu de Arte Contemporânea, diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia e do Centro de Estudos Africanos da USP. Fez a maior Arte de sua carreira acadêmica como professor efetivo na Universidade de São Paulo (1980-2012) de onde se aposentou como professor titular, atuando principalmente nas áreas de Antropologia da África e da População Afro-brasileira, com enfoque nos seguintes temas: racismo, políticas e discursos antirracistas, negritude, identidade negra versus identidade nacional, multiculturalismo e educação das relações étnico-raciais. Possui centenas de publicações entre livros, capítulos de livros e artigos científicos. Foi um dos protagonistas intelectuais negros no debate nacional em defesa das cotas e políticas de ações afirmativas. Desde de 2014 é professor visitante sênior da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

- Prêmios e títulos:

(2000) Ordem do Mérito Cívico Afro-Brasileiro, AFROBRAS - 500 Anos de Brasil - São Paulo.

(2002) Comenda da Ordem do Mérito Cultural, Contribuição à Cultura Brasileira, Presidência da República.

(2019) Fórum em Homenagem ao Professor Kabengele Munanga, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

(2019) Prêmio Sim à Igualdade Racial - Categoria Intelectualidade Negra, Instituto Identidades Brasil.

(2013) Ordem do Mérito Cívico Afro-brasileiro, Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural - Afrobrasileira.

(2012) Homenagem da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo - ADUSP, pela contribuição para a superação das desigualdades raciais no Brasil e pela trajetória acadêmica, ADUSP - Associação dos Docentes da USP.

(2012) Homenagem do VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) pela dedicação e contribuição à promoção da igualdade e valorização das populações afro-brasileiras, VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), Florianópolis, SC.

(2011) Homenagem, Sociedade Brasileira de Arqueologia , Florianópolis (SC).

(2008) Homenagem como Decano em Estudos antropológicos e processos de produção de diferença: etnicidade, raça, sexualidade, gênero, idade, Departamento de Antropologia da FFLCH/USP.

(2004) Comenda Ordem do Mérito dos Palmares, Grau de Oficial, Governo do Estado de Alagoas.

Obras

MUNANGA, Kabengele. Negritude - Usos e sentidos. 1a. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 93p .

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo A Mestiçagem no Brasil. Identidade Nacional Versus Identidade Negra, 5ª ediçõa revista e ampliada. 5ª. ed. Belo Horizonte: autêntica, 2019. 150p .


MUNANGA, Kabengele.; GOMES, N. L. . Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global: Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação, 2004. v. 1. 254p .