Gersem Baniwa

-Nascimento: Nascido na aldeia Yaquirana /Baniwa em 11/07/ 1964

-Nacionalidade/Etnia: Brasileiro/ indígena do povo Baniwa.

- Formação: Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília- UNB ; Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília-UNB.

- Área de atuação: Professor associado no Departamento de Educação Escolar Indígena da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, atuando na área de Educação com estudos sobre Educação escolar indígena, Educação indígena, Direitos indígenas , Educação e diversidade.

- Prêmios e títulos :

  • Prêmio Prefeito Criança: Programa de Formação de Professores Indígenas pela Fundação Abrinq/UNICEF em 1998;

  • Prêmio Gestão Pública e Cidadania: Programa de Educação Escolar Indígena pela Fundação Getúlio Vargas em 1999;

  • Medalha Mérito Educacional pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Amazonas em 2010;

  • Prêmio Capes de Tese 2012 pela CAPES;

  • Prêmio Direitos Humanos pela Assembleia Legislativa do Amazonas em 2017.

Biografia

Gersem José dos Santos Luciano, mais conhecido como Gersem Baniwa, é indígena do povo Baniwa, natural de São Gabriel da Cachoeira (AM). Graduado em filosofia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (1995) ; mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília -UnB (2006) e Doutor em Antropologia pela Universidade de Brasília- UnB (2011). Foi secretário municipal de educação de São Gabriel da Cachoeira e co-fundador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira -COIAB e da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN). Integrou o Conselho Nacional de Educação - CNE e atuou como coordenador de Educação Escolar Indígena de Secad/ MEC. Atualmente é professor no Departamento de Educação Escolar Indígena da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas- Ufam.

Gersem Baniwa foi o primeiro indígena a ter o titulo de doutor em Antropologia no Brasil. Até aos seus 13 anos de idade ele não falava a língua Portuguesa brasileira ,somente a sua língua materna Baniwa. Sempre foi uma criança curiosa, e sempre gostou muito de estudar. Quando os missionários católicos Salesianos chegaram em sua região construíram um centro missionário e a família de Gersem se animaram em morar perto dos Padres e, posteriormente, ele passou a estudar com esses missionários, o que, segundo Gersem Baniwa, foi um dos casos que lhe propiciou a chegar ao nível acadêmico em que se encontra.

Obras

LUCIANO, Gersem José dos Santos. Educação escolar indígena no século XXI: encantos e desencantos. 1. ed. Rio de Janeiro: Mórula; Laced, 2019.v.1.296p.

LUCIANO, Gersem José dos Santos. Olhares Indígenas Contemporâneos II. 2. ed. Brasília: Identidade Visual , 2012. v. 2. 180p.

LUCIANO, Gersem José dos Santos. Etnologia Indígena e Indigenismo. 1. ed. Brasília: Gráfica e Editora Positiva, 2012. v. 1. 276p.

LUCIANO, Gersem José dos Santos. Olhares Indígenas Contemporâneos. 1. ed. Brasília: Supernova Design, 2010. v. 1. 259p.

LUCIANO, Gersem José dos Santos. O índio Brasileiro: O que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. 1.ed. Brasília: MEC/SECAD MUSEU NACIONALUFRJ, 2006. V. 1.232p.