Um DEBATE sobre O QUE É ÉTICA

Discussão proposta por Victor Castro, em 08/01/2013 às 20:28.

O que significa ”agir de forma ética”? Poste aqui sua resposta.

Colegas do OP, afinal, o que significa “agir de forma ética”?

Minha resposta: é agir de modo a causar menos dano ao outro. Assim, entre causar um bem maior (para X) e causar um mal menor (para Y), fico com a 2ª opção.

Minha ética é a ética do “live and let it live”.

E para vocês, o que é “agir de forma ética”?

38 opiniões publicadas

O que você tem a dizer?

Por Bob Janiak, em 08/01/2013 às 20:47

É mais ou menos por aí, mas a ética varia muito de acordo com o grupo social.

Por José Antônio da Conceição, em 09/01/2013 às 10:06

@bobjaniak Desculpe discordar também, Ricardo Froes! O que varia muito de acordo com o grupo social é a MORAL e não a ética! A ética é uma só! Universal! Consegue agir dentro de todos os grupos sociais e de todas as culturas!

Por roberto argento filho argento, em 08/01/2013 às 20:54

Curto e grosso: Fazer o que Deve ser feito.

Por José Antônio da Conceição, em 09/01/2013 às 10:02

@argento Nem sempre... Argento. - (Desculpe discordar) - O traficante "pensa que é ético" cobrar a droga consumida, como se existisse uma "nota promissória" garantido a mesma! Só que a tal da nota promissória é a vida daquele que está em débito!

Para o traficante, a vida tem o exato valor da dívida!

Ele se baseia (apenas se baseia, de modo errôneo) no seguinte princípio ético: "Compete àquele que é honesto, pagar aquilo que deve".

Por Victor Castro, em 10/01/2013 às 10:30

@joseantonio400 Se a ética for utilitarista, sim. Se for deontológica, não.

Por roberto argento filho argento, em 09/01/2013 às 13:05

@joseantonio400:

O discordar é livre e saudável - neste caso, a droga é um produto do "trabalho" do traficante; por outro lado há o do "devedor", para o qual a vida do traficante vale o exato preço da "dívida" .

Algumas possibilidades:

1- o pagamento da dívida, em valores equivalentes

2- a morte do traficante executada pelo "devedor"

3- a morte do "devedor" executada pelo traficante

... a "natureza" cumpre o que a "moral ou a "ética" recusa-se a cumprir ou retarda seu cumprimento

Por roberto argento filho argento, em 08/01/2013 às 21:43

Acabo de ver a notícia (JN, 21:05, 08/01/2013), sobre o indiciamento do neuro cirurgião como responsável pela morte da menina atingida por bala perdida. Eu, particularmente sabia que ia dar nisso - satisfação à (ignorante, forçada a ser e manter-se na ignorância).

"Fazer o que deve ser feito" - o que o Estado não fez, não faz e nem fará - o Estado é Responsável pelo Atendimento; segundo noticiado pela Imprensa, deveria haver Dois e não apenas Um.

"Fazer o que deve ser feito" - o médico (servidor público? ou privado, sei lá) é submetido a regras que deveria cumprir e o Estado mais uma vez não fez cumprir seu próprio regulamento (advertir?, punir?, exonerar?, despedir?)

... e o público-alvo-das-balas-perdidas é, levado ()treinado, Condicionado a crer, até por meio da Imprensa Livre(?) que a responsabilidade (culpa transferida) é do médico.

(foi só um exemplo)

Por jaime luciano, em 08/01/2013 às 23:21

É se colocar no lugar do outro e pensar como eu me sentiria se fosse comigo.

Por Victor Castro , em 10/01/2013 às 10:29

@jaime Muita gente se esquece disso, Jaime.

Por José Antônio da Conceição, em 09/01/2013 às 10:20

@jaime O menino do Pijama Listrado, de John Boyne (Livro - Tem o filme também)

O menino do Pijama Listrado é filho de nazista. Seu coleguinha aproximadamente da mesma idade, é filho de Judeu. Ambos descobrem (ao longo da história do livro) qual a atividade do pai nazista e conseguem cavar por baixo das cercas militares para observarem os fornos onde se queimavam judeus.

Para dor do pai nazista, ambos os meninos morrem cremados nos fornos!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Este, é um caso especial de "sentir-se no lugar do outro" e entender a ética, não é mesmo?

Por Jáder Ribeiro, em 09/01/2013 às 10:24

@joseantonio400 muitíssimo obrigado por contar o final do livro e do filme!!!!!!!!!!!!!!

Por José Antônio da Conceição, em 09/01/2013 às 10:24

@joseantonio400 Cremados VIVOS (desculpem o emprego errôneo da palavra)

Por José Antônio da Conceição, em 09/01/2013 às 10:49

@joseantonio400 Não havia outra "maneira ética" de expressar-me sobre, sem cometer a "falta de educação" (não foi falta de ética) de contar o final. Mas há bem mais que isso no livro e no filme! Eu recomendo!

Por José Antônio da Conceição, em 09/01/2013 às 10:56

@jaderibeiro (e outros interessados em ver o filme ou ler o livro)

Eu não contei o significado de "Pijama Listrado" em torno do tal de pijama se desenvolve toda a trama. Leiam! É ótimo!

Por Miltonv, em 09/01/2013 às 08:55

Ética é agir SEM causar danos a outrem, quando os danos não podem ser evitados, devem ser minimizados. Dentro deste princípio, até mesmo um direito jurídico pode ser exercido sem ética, uma vez que a LEI não é perfeita em si mesma e é passível de alterações. Um bom exemplo é a posse do Genoíno, que posui respaldo jurídico, mas é desprovida de ética, pois causa danos aos cidadãos que estão sendo moralmente agredidos com a presença de um réu condenado em última instância no congresso.

Por Victor Castro, em 09/01/2013 às 17:20

@miltonv Concordo integralmente, Milton. Por isso rejeito as soluções coletivistas de privação de liberdades individuais, propostas por conservadores de direita e totalitários de esquerda.

Por José Antônio da Conceição, em 09/01/2013 às 09:56

Que é ética, que é moral? É a mesma coisa ou há distinções a serem feitas? Há muita confusão acerca disso.

Tentemos um esclarecimento. Na linguagem comum e mesmo culta, ética e moral são sinônimos. Assim dizemos: Aqui há um problema ético ou um problema moral . Com isso emitimos um juízo de valor sobre alguma prática pessoal ou social, se boa, se má ou duvidosa.

Mas, aprofundando a questão, percebemos que ética e moral não são sinônimos. A ética é parte da filosofia. Considera concepções de fundo, princípios e valores que orientam pessoas e sociedades. Uma pessoa é ética quando se orienta por princípios e convicções. Dizemos, então, que tem caráter e boa índole. A moral é parte da vida concreta. Trata da prática real das pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores aceitos. Uma pessoa é moral quando age em conformidade com os costumes e valores estabelecidos que podem ser, eventualmente, questionados pela ética. Uma pessoa pode ser moral (segue costumes) mas não necessariamente ética (obedece a princípios).

Leonardo Boff - Teólogo

Recorte de texto - Publicado no jornal O POVO, dia 04 de julho de 2003

https://sites.google.com/site/filosofiapopular/home/etica-e-moral

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ÉTICA em Aristóteles [Um breve Estudo]

Por que os seres humanos são dotados de razão? Por algum motivo fomos escolhidos para deter tamanha responsabilidade. O que nos deve governar para uma medida reta e certa? A resposta mais ingênua diria justiça; mas qual o fundamento desta justiça? Para o tratadista, filósofo e astrônomo Aristóteles, a ética deve nortear os seres humanos para que estes administrem de forma justa não só suas vidas como também as grandes cidades.

Há mais de vinte séculos, Aristóteles, um sábio grego respondeu a algumas de nossas angústias sociais e individuais. Acreditava que: “o bem é aquilo que todas as coisas visam”. Assim, todas as coisas têm uma finalidade, que pode ser: em si mesma (na ação) ou distinta da ação, mas todas as finalidades devem visar algum bem, pois desse modo agiremos conforme os preceitos da ética. Tais finalidades devem seguir algum bem ou o melhor destes bens (bem supremo, final e autossuficiente).

Para Aristóteles, se houver somente um bem final, este será o bem a ser atingido pela atividade, mas caso haja mais de um bem, devemos buscá-lo no mais final de todos, que no caso consiste na felicidade. Para que o homem a alcance, não a deve buscar em um curto lapso temporal, mas sim deve sempre encarar tal busca como uma postura de vida, pois só assim será feliz. Desse modo, a ética é o grande caminho para o encontro com a felicidade.

Recorte de texto - https://sites.google.com/site/filosofiapopular/etica/etica-em-aristoteles

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Como visto acima, é quase "normal" que se confunda ética com moral. O ser humano que segue a moral da sua religião ou a moral da cultura do seu grupo social (muitas, dentro da mesma sociedade), ou ainda a moral contida no "código de ética da sua profissão" pensa que está agindo com ética! Nem sempre estará!

José Antônio

Por Victor Castro, em 09/01/2013 às 17:13

@joseantonio400 José, eu entendo a ética, enquanto instituto, como a moral que entrou em contato com o outro. Ou seja, a moral seria a nossa esfera subjetiva de pensamento, nossos valores pessoais, e a ética a nossa esfera objetiva, o desdobramento prático do que diz a nossa consciência, guiando nossas ações em relação a terceiros. O oposto do que pensa Leonardo Boff. Contudo, ele é marxista, eu não. Explica bem a nossa divergência.

Por José Antônio da Conceição, em 09/01/2013 às 22:15

@victorcfs Volto a insistir Victor. Ética é universal! Cabe dentro do pensamento dos Marxistas, dos não Marxistas, dos Comunistas, dos Capitalistas, dos Cristãos, dos Muçulmanos ou dos Budistas! Ética é a ciência que se preocupa com a moral e com a forma que os seres humanos aplicam a moral (qualquer dos tipos de moral). Então a ética analiza (basada nos valores, nos princípios universalmente aceitos. Então a ética condena ou justifica a atitude!

Não dá para rotular a ética da mesma maneira que se rotulam todas as outras coisas (até as ideias), baseando-se numa ideologia qualquer! A ideologia poderá deixar de existir! A ética não!

Por Victor Castro, em 10/01/2013 às 10:29

@victorcfs Então para você a ética é a disciplina, e a moral é o objeto de estudo. É isso?

Por José Antônio da Conceição, em 09/01/2013 às 12:20

Um trecho do livro "O menino do Pijama Listrado" está disponível na internet:

http://veja.abril.com.br/livros_mais_vendidos/trechos/o-menino-do-pijama-listrado.shtml

Por José Antônio da Conceição, em 09/01/2013 às 12:22

@joseantonio400 Conforme comentário meu, acima (09/01/2013 às 10:20)

Por roberto argento filho argento, em 09/01/2013 às 14:14

Em Thor há predominância da Ética; Odin, pai, da Ética e da Moral - Loki (Arlequim), aMoral e aÉtico, mistura tudo ...

Em O Menino de Pijama, Zeus liberou o Raio - o Diabo fez seu trabalho ...

Por roberto argento filho argento, em 10/01/2013 às 12:10

@argento:

O Menino do Pijama Listrado" - Saraiva.com.br - boa compra!

Por Agnaldo Tavares, em 09/01/2013 às 16:04

É agir de acordo com os padrões estabelecidos em interesse de determinado grupo pertencente a uma comunidade, um Estado ou um país.

Por Victor Castro, em 09/01/2013 às 17:10

@agnaldopoeta Essa é uma "ética" totalmente coletivista, Agnaldo, variável com o tempo, e desprovida de qualquer reflexão pessoal, subjetiva, sobre certo e errado.

Por Victor Castro, em 10/01/2013 às 10:28

@victorcfs Você é marxista, Agnaldo?

Por Agnaldo Tavares, em 10/01/2013 às 11:36

@victorcfs Eu Marxista? Sou não amigo.

Por Agnaldo Tavares, em 09/01/2013 às 21:09

@victorcfs Oh, perdão. Ética para mim é hipocrisia.

Por Agnaldo Tavares, em 09/01/2013 às 20:59

@victorcfs Quem faz a ética? Não será o homem? Será que a ética tem significado para um único homem? A ética não é atribuída ao coletivo?

Roberto Argento Filho, é alienada mesmo!

Na minha opinião, ética é hipoclidônia.

Por roberto argento filho argento, em 09/01/2013 às 18:05

@victorcfs:

Alienada?

Por roberto argento filho argento, em 10/01/2013 às 02:52

Ética e Moral já rendeu muuito aqui no OP.

Só pra tornar a brincadeira interessante:

"Salvar-se primeiro é Ética

Salvar as Damas e as Criancinhas é Moral"

Por roberto argento filho argento, em 11/01/2013 às 13:00

@argento:

... vai dar um post ...

Por Victor Castro, em 10/01/2013 às 10:27

@argento Acho que o certo é: "Salvar as damas e as criancinhas é ético e moral. Não salvar não é nada demais, só autopreservação mesmo, instinto animal".

Por Victor Castro, em 10/01/2013 às 10:31

Só quero esclarecer que abri este tópico porque José Antonio disse que as meninas que leiloaram suas virgindades agiram de modo antiético. Ainda não me respondeu porque. Afinal, o que é ser antiético? Porque elas teriam agido de modo antiético?

Por Eriksson Patos, em 10/01/2013 às 09:17

José Antonio, quem está vivo sempre aparece! A sua resposta está lá no seu tópico, ok?

Atenas e Esparta no século XXI

http://www.observadorpolitico.org.br/2013/01/atenas-e-esparta-no-seculo-xxi/

Por roberto argento filho argento, em 13/01/2013 às 20:24

Victor, este post, seu, tá difícil de acessar - muuuitas "tarjas vermelhas(discussão removida)" o antecedem.

Por roberto argento filho argento, em 13/01/2013 às 20:28

@argento:

... após postada, dois "database error" me dizem que devemos-lhe Parabéns!!!

NOTA DO EDITOR:

Este debate desenvolveu-se, nas datas indicadas, na plataforma do Observador Político que, infelizmente, mudou de rumo e deixou de privilegiar a LIVRE EXPRESSÃO daqueles que (dentro dele) debatiam sobre diversos temas... Nos tempos atuais, não é possível a emissão de opiniões dentro do Observador Político.

José Antônio da Conceição