ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL

A retomada do Ensino da Filosofia nos Ensino Fundamental e Médio

O ensino da filosofia era parte obrigatória do ensino médio até que, em 1961, a Lei 4 024/61 extirpou essa obrigatoriedade. A retomada do ensino da filosofia no ensino médio, a partir da década de 1990, com a criação dos parâmetros curriculares, em resposta à Lei 9 394/96, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), oferece uma visão do que seria imprescindível ser ensinado. Neste sentido, vale recordar que, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, não havia a obrigatoriedade do ensino da filosofia . Foi durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva que seu ensino tornou-se obrigatório. Isso abriu um campo de trabalho que estava represado para os licenciados em filosofia (que, antes, deviam se restringir a serem professores de história, sociologia ou geografia).

O ensino de filosofia no Brasil tem que ser avaliado a partir de alguns parâmetros fundamentais. Primeiramente, deve ser identificado o processo de formação de docentes para o ensino de filosofia; em segundo lugar, o material didático utilizado; em terceiro lugar, os efeitos desse ensino para a sociedade - e, sobre este aspecto, as avaliações nunca chegaram a ser elaboradas.

O processo de formação de docentes se dá por meio dos cursos de graduação em filosofia. Por meio desses cursos, a licenciatura atende a uma formação que permite aos discentes se apropriarem dos campos teórico, prático e metafilosófico da disciplina, além de receberem os insumos pedagógicos básicos para o desempenho da função docente.Teríamos que nos perguntar: qual papel cumprem esses novos professores? Em função dessa questão, os encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) têm procurado criar espaços para avaliar como essa função docente tem ocorrido. Isso também tem sido objeto de discussão em grupos da Associação Nacional de Pós-Graduação em Pedagogia (Anped).

Em relação aos livros didáticos de filosofia para o ensino médio, temos que observar que há uma ampla variedade. Todos produzidos por professores doutores em filosofia. Durante algum tempo, foi praticamente um best-seller o livro da professora Marilena Chauí (Chauí, M. Convite à Filosofia, SP: Ática, 2000). Vários outros livros têm se apresentado e, atualmente, vários professores do ensino médio utilizam blogues e outros meios de difusão de informações filosóficas.

Todas essas questões, entretanto, não permitem notar quão profusa e profundamente o ensino de filosofia tem interferência na construção das visões de mundo das cidadãs e cidadãos no Brasil.

FONTE: Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_filosofia_no_Brasil