“Adoramos o Senhor de três olhos, doce e perfumado e que nos eleva em prosperidade. Como o pepino, que se solta do pepineiro sem passar pela morte, posso eu ser libertado dos laços da morte, e não da imortalidade.”
O Mantra Maha Mrityumjaya é um dos principais mantras cantados para o Senhor Shiva. Esse mantra é considerado "O Grande Mantra da Vitória Sobre a Morte."
Maha = Grande Mrityun = Morte Jaya = Vitória
Para termos um entendimento melhor sobre o significado desse mantra, vamos quebrar o mantra:
OM – A Fonte Narayana. Pranava, o que traz a energia do mantra à Vida, à manifestação.
TRYAMBAKAM - A palavra TRYAMBAKAM, refere-se aos Três olhos do Senhor Shiva. O termo “Três olhos” significa a mais pura e profunda consciência do universo que impregna e vai além do tempo no presente, no passado e no futuro. “try” é o mesmo que “Três” e “Aambakam” quer dizer “olhos”. Alguns pronunciam esta palavra como TRAYAMBAKAM, e o significado é o mesmo, "TRAYA" quer dizer "triplo". Estes três olhos ou fontes de iluminação, são representados pela Trimurti de Brahma, Vishnu e Shiva e “AMBA” também tem uma referência à Mãe ou Shakti e "KAM" que refere-se ao Bom e Correto.
SUGANDHIM - é um doce perfume/ uma fragrância agradável. Uma referência à alegria que temos de conhecer, enxergar e sentir a Poderosa Presença do Senhor Shiva, que nos envolve com a fragrância de Seu perfume. Quando o nosso terceiro olho desperta, tudo torna-se perfumado, porque tudo passa a ser visto como sagrado.
PUSHTI - é o mesmo que nutrir; o suporte a tudo o que existe; a prosperidade do Universo.
VARDHANAM - Aumento, incremento, fortalecimento. O aumento da prosperidade, do auxilio divino, da saúde e do bem estar.
URVARUKAM - Um tipo de pepino, que no passado da Índia, era conhecido como fruto de uma trepadeira. Esta trepadeira emaranhava-se em outras plantas, unindo-se a elas e tornando-se um obstáculo para o crescimento do pepino, que sofria para libertar-se e cair.
IVA : assim como. desta forma.
BANDANAAM: impotente e sem forças, preso no cativeiro.
MRITYOR: da morte, das doenças e dos obstáculos.
MUKSHIYA: uma armadilha.
MAAMRITAAT: livra-nos da morte, dê-nos a vida eterna.
Maha Mrityunjaya também é conhecido como "Mantra Moksha" - o Mantra da libertação do Sansara e ciclo de vida e morte do Senhor Shiva. Além disso, esse mantra, ao ser entoado, nos beneficia como:
1. Proteger contra acidentes, infortúnios, calamidades diárias e desgraças de todas as espécies.
2. Outorga saúde curando todo o tipo de doenças desde a raiz do nosso ser: cura a alma, a mente de todas as doenças mentais e ilusões do ego, e todo o corpo físico
3. Promove riqueza espiritual e material nos nutrindo desde a raiz atômica.
4. Escudo energético de vibração Divina são geradas para repelir todas as forças negativas do mal, criando um escudo protetor poderoso.
5. Desperta a percepção ou terceiro olho espiritual, nos conduzindo a um nível de entendimento mais profundo.
6. Concede a Graça da transcendência e imortalidade.
7. Purifica o Coração
8. Paz no Self
9. Contentamento
10. Vida Longa
11 - Bênção em datas e ritos de passagem - É muito comum na Índia, recitarem o mantra Mrityunjaya, quando uma criança faz seu primeiro ano de idade. É uma forma de desejar à criança uma vida longa e saudável. Alguns recitam o mantra em todos os aniversários, sendo que os 60º e 80º aniversários, são também considerados especiais, para a recitação do mantra, para que a passagem, agora mais próxima, possa ocorrer com a vitória da vida eterna.
“Por recitar o Mrityumjaya Mantra, onze vezes e vertendo água neste Lingam, a água é carregada com Energia de cura, e as pessoas podem bebê-la logo após. Isto ocorre também se fizer o banho de água com os pequenos Lingams. Qualquer um que possua um Lingam, verta água sobre Ele e beba. O Mrityumjaya Mantra possui a mesma energia de cura. Mahavatar Babaji disse que este mantra pode também dar a vida de novo a uma pessoa morta.'
Paramahamsa Vishwananda