O significado da palavra mantra provém do sânscrito, onde “Man” que significa mente e “Tra” que em contexto geral aborda proteção, controle ou ainda sabedoria. Assim obtemos: “instrumento para conduzir ou proteger a mente”.
Portanto podemos definir um mantra como hino, oração, canção sagrada, sílabas programadas e até mesmo um poema religioso. Algumas religiões o utilizam para saudar, ofertar boas vibrações e louvar os deuses ou datas comemorativas. Outras o utilizam com propósito de cura, meditação, prosperidade, autoconhecimento
No Templo Bhakti Marga, mantras são algo que fazem parte do nosso dia-a-dia, seja em nossa prática pessoal, com a prática de canto do Maha Mantra Om Namo Narayana ou pelo canto de Bhajans e Kirtans para MahaLakshmi.
Entoar Mantra é uma forma efetiva para o controlo da inquietação mental. Através da repetição regular, a mente pode ser treinada para se focar em algo positivo – como os Nomes Divinos – mais do que nos incessantes julgamentos interiores que tendem a ocupar os nossos pensamentos. Utilizados desde há milhares de anos, por todas as tradições espirituais, os mantras são os antecessores das modernas afirmações.
O poder de um mantra não está escondido no seu significado, mas encontra-se na sua frequência vibracional. Os mais poderosos mantras são intemporais nomes para o Divino em Sânscrito. Cada sílaba cria a vibração que desperta e manifesta uma Qualidade Divina tal como a paz, a coragem, o amor, a compaixão e a aceitação. O segredo é entoar com amor e devoção pois isto abre o coração, amplifica a vibração e permite-lhe experienciar o Amor Divino.
"Quanto mais entoa, mais o poder da mente irá decrescer, mais você estará em bênção divina
e mais seu coração vai irá se abrir para o amor divino.
Paramahamsa Sri Swami Vishwananda