As palavras em sânscrito Gopī Gīta significam 'a bela canção das gopīs'. Aprendemos com a literatura védica antiga e com nossa linhagem de mestres espirituais que as gopīs são as expansões transcendentais do poder inconcebível inerente de Sri Kṛṣṇa, Sua potência de dar prazer, Sri Rādhā.
Gopī Gīta é cantada por essas mesmas gopīs, e a magia de seu cântico é elogiada no Śrīmad Bhagavatam assim: “Quando essas gopīs cantam em voz alta as glórias de Sri Kṛṣṇa, a vibração purifica os três mundos.”
Depois que Sri Kṛṣṇa e as gopīs se encontraram para a Dança Raas e desfrutaram livremente, Kṛṣṇa desapareceu. As gopīs procuravam seus amados em todos os lugares, pediam as árvores e trepadeiras, e em sua absorção conversavam sobre Ele e encenavam Seus passatempos transcendentais. Retornando ao banco dos Yamuna, as gopīs sentaram-se juntas para cantar sobre Ele, esperando ansiosamente que Krishna voltasse.
“O Sri Gopi Gita é o coração do Shreemad Bhagavatam. Não há Bhagavatam sem a Gopi Gita, que é a canção das gopis, onde elas expressam o desejo por seu Amado. As gopis estavam cheias de intenso amor, mas, ao mesmo tempo, seus corações estavam partindo porque não podiam ver Krishna. E assim, em sua agonia, eles começaram a cantar em louvor ao seu amado Senhor Krishna. ”
Sri Swami Vishwananda
O Gopī Gīta faz parte do Śrīmad-Bhāgavatam(Bhāgavata Purāṇa), canto 10 capítulo 31. Na Bhakti Marga você podem encontrar esse canto em dois livros:
Os comentários profundos e sinceros de Sri Swami Vishwananda fazem mais do que apenas contar uma história - neste Sri Gopī Gīta, Ele mostra como as gopīs viram Krishna e como elas realmente viveram apenas para seu amado. Suas palavras despertam o desejo em nossos próprios corações de ver Krishna com os olhos de uma gopīs e amá-lo com o coração de uma gopīs. Deixe este livro levá-lo a uma jornada para seu próprio interior Vrindavan, para experimentar a Unidade das gopīs com o Senhor e, finalmente, lembrar e aprofundar seu próprio relacionamento com o Divino.
Sri Swami Vishwananda inicia seu comentário falando sobre o Canto 10 cap 29, que fala uma das Rāsa Leelas. Após isso, ele comenta o Canto 10 cap 31, aonde encontramos o Gopī Gīta, logo após, ele realiza um comentário inicial sobre a Maha Rāsa Leelas. O comentário completo sobre o Maha Rāsa Leelas pode ser encontrado no Śrīmad-Bhāgavatam.
Todo ano, em Agosto, nós fazemos um estudo sobre esse livro no Templo Bhatki Marga, para encontrar mais informações sobre nosso estudo, pode ser encontrado nesse grupo do Telegram.