Este capítulo descreve como o Senhor Śrī Kṛṣṇa, com a intenção de apreciar a dança rāsa, se envolveu em discussões e contra-argumentos com as gopīs. Depois, há uma descrição do início da dança rāsa e do passatempo do Senhor de desaparecer do meio das gopīs.
Lembrando-se da promessa que fez as gopīs quando roubou suas roupas, o Senhor Kṛṣṇa empregou sua potência de Yoga-māyā e manifestou dentro de si o desejo de desfrutar de passatempos durante uma noite de outono. Assim, ele começou a tocar sua flauta. Quando as gopīs ouviram o som da flauta, os impulsos do Cupido foram despertados violentamente dentro delas, e elas imediatamente abandonaram todos os seus deveres domésticos e foram às pressas para Kṛṣṇa. Todas as gopīs tinham corpos puramente espirituais, mas quando alguns dos maridos das gopīs e outros membros da família impediram as meninas de partir, o Senhor Kṛṣṇa providenciou para que exibissem temporariamente corpos materiais, que depois deixaram ao lado de seus maridos. Dessa forma, elas enganaram seus parentes e foram ao encontro de Kṛṣṇa.
Quando as gopīs vieram diante do Senhor Kṛṣṇa, Ele perguntou: “Por que você veio? Não é bom você viajar para um lugar assim na calada da noite, pois esta floresta está cheia de criaturas violentas. Seus maridos e filhos logo vão procurá-la para trazê-la para casa e envolvê-la novamente em seus deveres domésticos. Afinal, o principal dever religioso de uma mulher é servir o marido e os filhos. Para uma mulher respeitável, associar-se a um amante é totalmente desprezível e certamente obstruirá seu progresso no céu. Além disso, a pessoa desenvolve amor puro por mim, não pela proximidade física, mas ouvindo tópicos relacionados a mim, vendo a forma da minha divindade no templo, meditando sobre mim e cantando fielmente minhas glórias. Portanto, todos vocês fariam melhor em voltar para casa. ”
As gopīs ficaram impressionadas ao ouvir isso e, depois de chorar um pouco, responderam com um pouco de raiva: “É muito injusto você rejeitar as garotas que abandonaram tudo em suas vidas e vêm até você com o desejo exclusivo de servir Você. Ao servir nossos maridos e filhos, recebemos apenas dor, enquanto, ao servir a Ti, a alma mais querida de todos os seres vivos, cumpriremos perfeitamente o verdadeiro dever religioso do Self. Que mulher não se desviará de seus deveres prescritos assim que ouvir sua canção de flauta e ver sua forma, que encanta os três mundos? Assim como o Supremo Senhor Viṣṇu protege os semideuses, Você destrói a infelicidade do povo de Vṛndāvana. Portanto, você deve aliviar imediatamente o tormento que sentimos por causa da separação de você.” Desejando agradar as gopīs, o Senhor Kṛṣṇa, que sempre está satisfeito consigo mesmo, respondeu aos seus apelos brincando com elas em vários passatempos. Mas quando esse jogo de atenção as deixou um pouco orgulhosas, Ele as humilhou desaparecendo repentinamente da arena da dança rāsa.
dṛṣṭvā kumudvantam akhaṇḍa-maṇḍalaṁ
ramānanābhaṁ nava-kuṅkumāruṇam
vanaṁ ca tat-komala-gobhī rañjitaṁ
jagau kalaṁ vāma-dṛśāṁ manoharam
O Senhor Kṛṣṇa viu o disco completo da Lua Cheia brilhando com um radiante vermelho com um vermelhão recém-aplicado, como se fosse a face de MahaLakshmi, a Deusa da fortuna. Ele também viu o lótus kumada florescendo em resposta à presença da lua e a floresta suavemente iluminada por seus raios. Então o Senhor começou a tocar a sua flauta docemente, atraindo a mente das gopīs de belos olhos. O momento que Bhagavan Sri Kṛṣṇa começou a tocar a flauta, as mentes das gopīs foram atraídas pela sua música. Esse era o sinal que Kṛṣṇa dava as gopīs. Ele estava chamando-as: "Venham".
niśamya gītāṁ tad anaṅga-vardhanaṁ
vraja-striyaḥ kṛṣṇa-gṛhīta-mānasāḥ
ājagmur anyonyam alakṣitodyamāḥ
sa yatra kānto java-lola-kuṇḍalāḥ
Quando as mulheres de Vrindavan, tanto mais jovens e mais velhas, escutaram a flauta dentro do coração delas, no profundo do coração delas surge, como um sentimento romântico, elas são atraídas como as abelhas são atraídas para uma flor mesmo de longe.
duhantyo ’bhiyayuḥ kāścid
dohaṁ hitvā samutsukāḥ
payo ’dhiśritya saṁyāvam
anudvāsyāparā yayuḥ
Algumas das gopīs estavam ordenando as vacas, mas no momento que elas escutaram a flauta de Krsna elas pararam de ordenar, e todas elas pararam seus afazeres e correram como loucas para Krsna.
pariveṣayantyas tad dhitvā
pāyayantyaḥ śiśūn payaḥ
śuśrūṣantyaḥ patīn kāścid
aśnantyo ’pāsya bhojanam
limpantyaḥ pramṛjantyo ’nyā
añjantyaḥ kāśca locane
vyatyasta-vastrābharaṇāḥ
kāścit kṛṣṇāntikaṁ yayuḥ
Algumas delas estavam se vestindo, dando leite aos bebês ou prestando serviços pessoais a seus maridos, mas todas deixaram esses deveres e foram encontrar-se com Kṛṣṇa. Outras gopīs estavam jantando, lavando-se, passando batom ou aplicando kajal nos olhos. Mas todas as gopīs interromperam essas atividades imediatamente e, embora suas roupas e jóias estivessem completamente desarrumadas, correram para Kṛṣṇa.
tā vāryamāṇāḥ patibhiḥ
pitṛbhir bhrātṛ-bandhubhiḥ
govindāpahṛtātmāno
na nyavartanta mohitāḥ
Seus maridos, pais, irmãos e outros parentes tentaram parar elas, mas os corações delas já haviam sido roubados por Kṛṣṇa. Encantadas pelo som da flauta Dele, elas se recusavam a retornar.
antar-gṛha-gatāḥ kāścid
gopyo ’labdha-vinirgamāḥ
kṛṣṇaṁ tad-bhāvanā-yuktā
dadhyur mīlita-locanāḥ
Algumas gopīs, no entanto, não tiveram sucesso em sair de suas casa, então, em vez disso, permaneceram em casa com os olhos fechados, meditando N'Ele em puro amor.
duḥsaha-preṣṭha-viraha-
tīvra-tāpa-dhutāśubhāḥ
dhyāna-prāptācyutāśleṣa-
nirvṛtyā krṣīṇa-maṅgalāḥ
tam eva paramātmānaṁ
jāra-buddhyāpi saṅgatāḥ
jahur guṇa-mayaṁ dehaṁ
sadyaḥ prakṣīṇa-bandhanāḥ
Para aquelas gopīs que não podiam ir ver Kṛṣṇa, uma insuportável separação de seu Amado provocou uma intensa agonia que queimou todo o Karma ímpio. Ao meditar N'Ele, perceberam Seu abraço, e o êxtase que sentiram completou sua devoção material. Embora o Senhor Kṛṣṇa seja a Alma Suprema, essas garotas simplesmente pensavam Nele como seu amante e se relacionavam com Ele naquele clima íntimo. Assim, sua escravidão kármica foi anulada e elas deixaram seus corpos materiais brutos.
śrī-parīkṣid uvāca
kṛṣṇaṁ viduḥ paraṁ kāntaṁ
na tu brahmatayā mune
guṇa-pravāhoparamas
tāsāṁ guṇa-dhiyāṁ katham
O rei Parikshit diz:
Ó sábio, as gopīs conheciam Kṛṣṇa apenas como seu amante, não como a Verdade Absoluta Suprema. Então, como essas garotas, cujas mentes estavam presas às ondas dos modos da natureza, poderiam se libertar do apego físico mundano?
śrī-śuka uvāca
uktaṁ purastād etat te
caidyaḥ siddhiṁ yathā gataḥ
dviṣann api hṛṣīkeśaṁ
kim utādhokṣaja-priyāḥ
Sukadev disse:
Como eu expliquei para você antes, mesmo Shishupala, que odiava Kṛṣṇa, alcançou a perfeição, então imagina os devotos queridos do Senhor.
kāmaṁ krodhaṁ bhayaṁ sneham
aikyaṁ sauhṛdam eva ca
nityaṁ harau vidadhato
yānti tan-mayatāṁ hi te
As pessoas que constantemente direcionam sua luxúria, raiva, medo, carinho protetor, sentimento de unidade ou amizade pessoal para o Senhor Supremo tem a certeza de tornar-se totalmente absorvido nos pensamentos Nele.
tā dṛṣṭvāntikam āyātā
bhagavān vraja-yoṣitaḥ
avadad vadatāṁ śreṣṭho
vācaḥ peśair vimohayan
Então Kṛṣṇa, vendo que as garotas de Vraja estavam vindo até ele, as cumprimentou com palavras encantadoras que confundiram suas mentes.
Krishna sabia que as gopis haviam sido chamadas e que estavam vindo para encontrá-Lo. Elas estavam procurando por Krishna em todas as direções. Naquele momento, Ele fingiu que as havia deixado. Ele está sempre presente, mas se tornou invisível. Ele se escondeu bem no fundo dos corações delas.
Quando você anseia por alguém e essa pessoa não está lá, o que acontece? O amor fica cada vez mais forte, certo? Você aprecia muito mais a pessoa quando ela não está lá. Isso também aconteceu com as gopis. Quando elas não viram Krishna onde deveriam encontrá-lo, o amor dentro delas começou a crescer cada vez mais. Naquele momento, cada uma começou a sentir, 'Krishna é apenas para mim, Krishna me ama apenas' e então, dentro da mente de cada gopi, o orgulho espiritual começou a surgir.
Com este pensamento em suas mentes, 'Krishna pertence apenas a mim', elas começaram a procurar em todos os lugares. Algumas disseram: "Krishna estava debaixo daquela árvore." Então todos elas corriam para aquela árvore. Outras disseram: "Não, Ele estava na margem do rio!" Então, todas elas corriam para a margem do rio, procurando por Krishna.
Finalmente, Krishna apareceu para elas como Maha Vishnu em Sua forma Chaturbuja. Ele parecia muito majestoso. Ele é o Senhor do universo, o Senhor da criação. Tudo está sob Seu controle. Então as gopis viram Maha Vishnu na frente delas segurando em Suas quatro mãos o Shankha, Chakra, Gadha e Padma, e usando uma bela guirlanda. Ele perguntou a elas: "O que vocês estão procurando? Quem vocês estão procurando?" Elas se curvaram a Ele em sinal de respeito e perguntaram: "Você viu nosso Krishna?"
Aqui, elas estavam na frente de Maha Vishnu perguntando: "Você viu nosso Krishna? Por favor, diga-nos onde está Krishna! Estamos procurando por Ele. Nós O ouvimos tocando a sua flauta e sabemos que Ele está por aqui. Podemos senti-Lo, mas não podemos vê-Lo. Onde Ele está?" Da mesma forma, muitas pessoas podem sentir Deus. Mas quantas pessoas podem realmente vê-lo? Ele está aqui; Ele está em todos os lugares.
Elas ofereceram seus pranams, mas não estavam interessados em Maha Vishnu. Elas sabiam que Maha Vishnu é Bhagavan, o próprio Senhor, mas não estavam interessados Nele. Elas perguntaram a Ele: "Onde está nosso Krishna? Por favor, diga-nos! Então elas simplesmente não deram muita atenção a Ele. Elas apenas prestaram suas reverências e imediatamente perguntaram onde Krishna estava. A atitude delas foi do tipo que, 'Se você nos responda, ótimo. Se você não responder, continuaremos procurando por Ele '.Não estavam interessadas no Senhor do universo. Seu único interesse, o único desejo em seus corações era Krishna.
Então, Srimati Radharani se aproximou de Maha Vishnu e perguntou mais uma vez: Onde está Krishna? Queremos o poderoso Krishna. Ele é ilimitado. Seu poder é ilimitado. Não há ninguém além Dele. Ele cria tudo com apenas um relance dos olhos dele. Quando Ele exala, a criação acontece, e quando Ele inala, a criação desaparece de volta em Seu corpo. Basta vê-Lo face a face uma vez, e a bem-aventurança suprema é alcançada. "Então ela perguntou:" Você conhece um homem neste mundo que tem tal poder? "
Bhagavan estava parado na frente de Radha. Radha sabia que Krishna é Narayana, mas que a forma de Krishna era muito querida por todas as gopis. Naquele momento, o intenso Amor de Srimati Radharani derreteu dois braços de Maha Vishnu e fez Ele Krishna novamente. Todos os quatro atributos, Shankha Chakra, Gadha e Padma desapareceram. Ao mesmo tempo, a flauta apareceu novamente em Sua mão. Claro, Srimati Radharani viu Krishna, mas as outras gopis ainda estavam procurando, dizendo umas às outras: "Krishna nos disse que deveríamos vir aqui".
O Gopi Gita é o coração do Bhagavatam. Não há Bhagavatam sem o Gopi Gita, que é a canção das gopis que expressa anseio por seu Amado. As gopis estavam cheias de amor intenso, mas, ao mesmo tempo, seus corações estavam partidos. Elas estavam todas chorando, lamentando: “Onde estás, meu Senhor?” Então, em sua agonia, elas começaram a cantar e louvar seu Amado Senhor Krishna.