O Ayurveda explica que em Ekadasi a Lua torna-se obscurecida. A Lua é a Deidade que preside "Anna" (Alimentos), e portanto comer grãos em Ekadasi torna-se indigesto e pode causar doenças. Além disso, os grãos absorvem muita água durante a digestão. A Lua além de ficar obscurecida também fica mais perto da Terra e absorve mais água do nosso organismo.
Ekadasi (pronunciado Ekadashi), é o décimo (Dasi) primeiro (Eka) dia lunar depois da lua cheia e da lua nova. Neste dia se observa jejum de feijões e cereais. Nos Ekadasis também não se come vagem (feijão verde), berinjela (pois aumenta o apetite), mel e assafétida. Dormir durante o dia, sexo, cortar unhas e cabelos, barbear-se e divertimentos também são atividades que devem ser evitadas nesses dias, pois se deve diminuir as demandas corpóreas nos Ekadasis para melhor fixar a mente na Suprema Personalidade de Deus. (Padma Purana, na seção intitulada "Kriya Sagara Sara.")
Portanto, a melhor forma de adorar a Deus no dia lunar de Ekadasi, é fazendo jejum de grãos e fixando a mente Nele.
A própria Deidade de Ekadasi manifesta-se do Supremo para o nosso benefício.
Ao observarmos e consequentemente adorarmos Ekadasi, estaremos adorando o próprio Deus.
Em Ekadasi pode se comer quinoa real ou trigo sarraceno. São dois produtos que não são grãos e nem cereais e em relação às especiarias só se pode usar cominhos em grão e não se pode usar especiarias em pó pois podem conter farinha de arroz.
"Se jejuares para o eu real, para o elevar, este é o jejum que é aconselhado em todas as religiões. Não o encontram apenas no hinduísmo, encontram-no no cristianismo , na tradição muçulmana, encontram-no em todos os lugares, o jejum é muito importante. O que acontece durante o jejum é que na nossa cabeça, algo muda. Durante o jejum, as pessoas ficam mais quietas interiormente. Não é o que
estamos comendo, não é o que estamos bebendo, mas é a nossa atitude, é o poder que damos a nós mesmos - isso torna tudo forte.
Durante o tempo de jejum passamos por uma purificação da mente. Naturalmente, quando algo puro é colocado dentro do corpo, a mente fica pura também. Essa purificação ajuda -nos a ficarmos positivos, de modo que, seja o que for que se faça, tornamo-nos mais íntimos de nós mesmos, descobrindo quem somos na realidade. É por isso que as escrituras dizem que uma - pelo menos uma vez por semana - deveria haver um dia em que a pessoa jejua. Não é para agradar a Deus,é para agradar ao seu verdadeiro eu ".
Sri Swami Vishwananda
O Ekadasi é o décimo primeiro dia lunar (Tithi) das quinzenas brilhante (shukla paksha) ou escura (krishna paksha) de cada mês lunar do Calendário Védico (também chamado Panchang). Nestes dias se observa jejum de feijões e cereais.
Esse jejum pode ser praticado de diversos modos e com variados propósitos, mas a essência é comer com simplicidade, de modo que se possa gastar tanto tempo quanto possível em atividades espirituais. Apenas para efeito didáticos, toda essa variedade de formas foi dividida em 5 níveis crescentes, de acordo com a consciência, facilidades e controle dos sentidos do praticante. Também é possível fazer combinações das orientações encontradas nos diversos níveis, adaptando-as ao tempo, lugar e circunstâncias específicos do praticante.
Assim, é importante enfatizar que não é propósito deste documento determinar regras e obrigações. Apenas apresenta uma linha de avanço geral, mais comum, para aqueles interessados em como fazer o jejum de Ekadasi na prática. Informações específicas quanto à origem e propósito do Ekadasi, bem como histórias, exemplos e resultados de se seguir esse jejum, podem ser encontradas na literatura vaishnava.