O Bhagavad-gita é a eterna mensagem de sabedoria espiritual da Índia antiga. A palavra Gita significa canção e a palavra Bhagavad significa Deus, muitas vezes, o Bhagavad-gita é chamado de Canção de Deus.
Por que é que o Bhagavad-gita é chamado de canção se ele é falado? Porque as rimas dos seus versos métricos são tão harmoniosas e melódicas quando enunciadas perfeitamente.
Como se chama esses versos métricos de rimas? É chamado Anustup e contém 32 sílabas em cada verso.
Quem originalmente enunciou o Bhagavad-gita? Originalmente, foi o Senhor Krishna que enunciou o Bhagavad-gita.
Em que local o Bhagavad-gita foi enunciado? Na Índia, na terra santa de Kurukshetra.
Por que a terra de Kurukshetra é tão santa? Por causa de bênçãos dadas por Brahma ao Rei Kuru que concedia a qualquer um que morresse em Kurukshetra durante a execução de penitência ou ao lutar no campo de batalha promoção direta para os planos celestiais.
Aonde o Bhagavad-gita pode ser encontrado? No monumental, épico histórico Mahabharata escrito por Vedavyasa.
Qual é o épico histórico Mahabharata? O Mahabharata é o livro mais volumoso que o mundo já conheceu. O Mahabharata aborda a história da Terra a partir do momento da criação em relação à Índia. Composto por 100.000 estrofes dísticos e quadras que rimam, o Mahabharata é sete vezes o tamanho da Ilíada escrito por Homer.
Quem é Vedavyasa? Vedavyasa é a divina encarnação e santo que foi o autor do Srimad Bhagavatam, Vedanta Sutra, os 108 Puranas, compôs e dividiu os Vedas no Rig, Yajur, Artharva e Sama Vedas, e escreveu o grande tratado histórico Mahabharata conhecido como o quinto Veda. Seu nome completo é Krishna Dvaipayana Vyasa e ele era o filho do sábio Parasara e da mãe Satyavati.
Por que o Mahabharata é conhecido como o quinto Veda? Porque foi revelado na escritura Védica Bhavisya Purana III.VII.II que o quinto Veda escrito por Vedavyasa seria chamado o Mahabharata.
Quais são as características especiais do Mahabharata? O Mahabharata não tem restrições qualificativas quanto quem pode ouvi-lo ou lê-lo. Todos, independentemente da classe social ou posição social podem ouvir ou ler o épico a qualquer momento. Vedavyasa escreveu a sua obra com a intenção explicíta de não excluir as pessoas que se encontram fora da cultura védica. Ele próprio explicou que o Mahabharata contém a essência de todos os significados dos Vedas. Podemos observar isso realmente para além de estar escrito de forma muito intrigante e em um narrativo dramático.
E sobre a teoria da invasão ariana ter sido a fonte do Bhagavad-gita? Foi provado na década de ‘90 que não havia um pingo de verdade na teoria da invasão ariana. Indologistas de todo o mundo já perceberam que os arianos são os próprios hindus.
Qual é o tamanho do Bhagavad-gita? O Bhagavad-gita é composto por 700 versos em sânscrito contidos dentro de 18 capítulos, divididos em três seções cada uma composta por seis capítulos. Os primeiros 6 capítulos, se eu fosse descrever em uma sentença, seria Karma Yoga - que é onde Krishna descreve o que Karma Yoga é.
Nos 6 capítulos do meio Krishna revela para Arjuna claramente e explicitamente quem ele é como o Senhor Supremo e como ele permeia o universo inteiro e ele universo está dentro Dele. É onde ele mostra a sua forma cósmica e mostra a Arjuna a natureza de Bhakti e rendição.
Nos 6 capítulos finais do 13 ao 18, nós temos uma variedade de tópicos: tem coisas como a filosofia Sankhya, e tem coisas como gunas, as qualidade de um asura, qualidades demoníacas e qualidade divinas, então uma variedade de tópicos estão nesses ultimos 6 capitulos.
Quando é que o Bhagavad-gita foi enunciado? O Mahabharata confirma que o Senhor Krishna enunciou o Bhagavad-gita a Arjuna na batalha de Kurukshetra, em 3137 aC. De acordo com referências astrológicas específicas nas escrituras védicas, o ano de 3102 aC foi o começo do Kali Yuga, que começou 35 anos após a batalha de 5000 anos atrás. Se calculado com precisão faz 5151 anos hoje.
Qual é a opinião de estudiosos ocidentais dos tempos antigos? De acordo com as escrituras de ambos os gregos e os romanos, como Plínio, Arrian e Solinus bem como Megastathanes que escreveu a história da Índia antiga e que estava presente como testemunha ocular, quando Alexandre, o Grande chegou à Índia em 326 aC é que antes dele havia havido 154 reis que governaram desde 6777 aC. Isso também segue o entendimento védico.
Quando foi feita a primeira tradução do Bhagavad-gita para o Inglês? A primeira edição em Inglês do Bhagavad-gita foi em 1785 por Charles Wilkins, em Londres, Inglaterra. Foi apenas 174 anos após a tradução da Bíblia de King James em 1611.
O Bhagavad-gita também foi traduzido para outros idiomas? Sim. O Bhagavad-gita foi traduzido para o latim em 1823 por Schlegel. Foi traduzido para o alemão em 1826 por Von Humbolt. Foi traduzido para o francês em 1846 por Lassens e foi traduzido para o grego em 1848 por Galanos para citar apenas alguns.
Qual foi a língua original do Bhagavad-gita? A língua original do Bhagavad-gita foi o sânscrito clássico da Índia.
Por que o termo ‘Srimad’ é muitas vezes colocado antes de Bhagavad-gita? A palavra Srimad é um título de grande respeito. É adicionado porque o Bhagavad-gita revela a essência de todo o conhecimento espiritual.
A história está ciente da grandeza do Srimad Bhagavad-gita? Históricamente várias pessoas muito extraordinárias, como Albert Einstein, Mahatma Gandhi, Dr. Albert Schweitzer, Herman Hesse, Ralph Waldo Emerson, Aldous Huxley, Rudolph Steiner e Nikola Tesla para citar apenas alguns leram o Srimad Bhagavad-gita e foram inspirados por sua intemporal sabedoria.
O que pode ser aprendido pelo estudo do Srimad Bhagavad-gita? Conhecimento preciso e fundamental sobre Deus, a verdade irrevogável, sobre a criação, nascimento e morte, os resultados das ações, a alma eterna, libertação e a finalidade, bem como o objetivo da existência humana.
Semanalmente nos juntamos em Sangha (em comunidade) para estudar o Srimad Bhagavad-Gita comentado por Sri Swami Vishwananda.
Caso esteja interessado em participar com a gente, você pode acessar aqui o nosso grupo no Telegram, aonde poderá encontrar diversas informações sobre os nossos encontros e materiais sobre o Bhagavad Gita.