Tulsi Vivaha celebra o casamento de Tulsi-devi (a personificação da devoção) e Maha-Vishnu. Leia a história de Tulsi aqui como contada por Paramahamsa Vishwananda em Seu livro Just Love 3.
Tulsi-devi foi uma dos principais devotas de Maha-Vishnu. Não só isso, Ela era a cunhada de Maha-Lakshmi e, ao mesmo tempo, era também a esposa de Maha-Vishnu. Então surge a pergunta: quantos maridos ela teve? O primeiro marido com quem ela se casou era um demônio. Ela era casada com Jalandhar, que era um grande demônio. Primeiro, antes de se tornar um demônio, ele era muito bom; é por isso que Tulsi se casou com ele. Mas depois disso, quando o orgulho surgiu, quando o ego surgiu, ele se tornou um demônio.
Seu poder não estava em si mesmo. Seu poder vinha da fé que Tulsi tinha em Maha-Vishnu. Quando o orgulho surgiu dentro dele, ele ficou cego para a realidade. Ele estava conquistando todos os lugares. Onde quer que ele fosse, ele era vitorioso por causa da fé de Tulsi. Tamanho era o seu orgulho que ele foi até Shiva e disse a Shiva "Eu me casarei com Parvati, sua esposa." Louco! Então Shiva, Ganesha, Kartikeya, todos eles, foram à guerra contra ele, mas foram derrotados. Shiva foi derrotado. Por quê? Era porque Jalandhar estava usando uma guirlanda que Tulsi havia dado a ele e essa guirlanda o protegia, até mesmo contra Shiva. Ele foi a Parvati e disse "Eu derrotei seu marido. Agora vou aceitá-la como minha esposa. " Parvati olhou para ele e disse "É melhor você ir embora. Eu posso simplesmente queimar você como nada agora!" Este é o poder de Ma! Parvati disse "Eu sou sua mãe, como você pode dizer isso? Eu te perdôo, mas vá embora daqui!" Ele percebeu seu erro e fugiu.
Tulsi, quando Ela ouviu isso, disse "O que você fez? Você sabe que Parvati é a Mãe do Universo; Ela é Parashakti." Então Lakshmi veio e falou com ele e disse "Jalandhar, o que você fez? Você sabe, ela é sua mãe, como você pode ter esse pensamento?" Ele ficou muito zangado e, como Tulsi costumava orar a Maha Vishnu, é claro, Ele não estava feliz. Jalandhar cegou Tulsi, tirou os olhos de Tulsi. Mas embora Maha-Vishnu tenha substituído seus olhos e todos os Devas tentassem lutar com ele, não foi possível derrotá-lo.
Finalmente, os Devas foram até Maha-Vishnu e disseram '"Maha-Vishnu, Ela é sua grande devota. Você é o único que pode impedir o efeito dessa guirlanda. Salve-nos." Então Maha-Vishnu disse "OK, vou tentar o meu melhor", porque, você sabe, bhakti é mais importante. Então Maha-Vishnu disse a Jalandhar, o demônio "Eu lutarei com você e derrotarei você. Então, vamos lutar."
Antes disso, Maha-Vishnu se disfarçou. Ele mudou sua forma para a do marido de Tulsi e foi até Ela. Esta guirlanda era a guirlanda de pureza que Ela havia feito para Seu marido. Por causa do amor que Ela tinha por seu marido, Ela nunca tocaria em outro homem. Isso é o quão pura Ela era. Quando Maha-Vishnu mudou de forma e veio, é claro, Ele era outro homem. Quando Ela O viu, Ela O tocou e disse 'Você voltou para casa.' No momento em que Ela o tocou, a guirlanda ficou velha e preta. Naquele momento, Shiva, com Seu tridente, cortou a cabeça de Jalandhar e a cabeça voou e caiu aos pés de Tulsi.
Ela olhou para ele e a cabeça de Jalandhar disse a Ela "Você me traiu. Você esteve com outro homem." Então Tulsi disse "Quem é você? Este é meu marido ao meu lado." Ele disse "Não, este não é o seu marido. Eu sou seu marido." Então ele morreu. Tulsi disse a Maha-Vishnu "Diga-me quem é você!" Maha-Vishnu revelou Sua verdadeira forma a Tulsi e Ela ficou muito zangada. Por causa de Seu poder de devoção, Ela amaldiçoou Maha-Vishnu e disse a Maha-Vishnu "Como você agiu dessa foram, amaldiçoo você a se tornar uma pedra!" Naquele momento, Ele se tornou uma pedra de verdade. Quando Maha-Vishnu, que é o protetor, foi transformado em uma pedra, houve um desequilíbrio no mundo. Como você sabe, Brahma é o Criador, Vishnu é o Protetor e Shiva o Destruidor. Se um desses não estiver lá, tudo ficará desequilibrado. Eles correram para Tulsi e disseram "Por favor, Tulsi-devi, salve-nos." Tulsi não podia ser movida por nada, porque quando ela estava sofrendo, ninguém estava lá para ela, então ela não se importou muito com isso.
Então Lakshmi veio. Quando Ela viu Lakshmi, Lakshmi estava de branco. Normalmente no hinduísmo, o branco é usado por viúvas, exceto quando você está no caminho espiritual, nesse caso é diferente. Normalmente Lakshmi está sempre vestida de verde e vermelho, mas lá Seu sari se transformou em branco porque Seu marido se tornou uma pedra.
Quando Tulsi-devi viu que Maha-Lakshmi estava vestida de branco, Ela percebeu Seu erro e disse "Oh meu Deus, eu fiz de você uma viúva." Então Maha-Lakshmi disse "É assim que tem que ser. Meu marido veio até você dessa forma porque você é o maior devoto Dele. Então Ele correu esse risco e veio até você e agora, olha, sou uma viúva. O mundo vai se lembrar de você assim - que você me fez viúva." Então Tulsi percebeu "Bem, eu não quero isso." Então, Ela perdoou Maha-Vishnu e, naquele momento, Maha-Vishnu voltou em Sua forma real, não era mais uma pedra. Tulsi-devi perdoou a todos e Ela disse "Eu não posso mais ficar aqui neste mundo, então vou embora daqui." Com Sua devoção, com Seu poder, Ela se transformou em cinzas. Ela virou cinza e, claro, todos ficaram com vergonha.
Os Trimurti ficaram com vergonha. Tulsi-devi era uma grande devota, mas tinha que ser feito. Então, das cinzas, eles A abençoaram. O Santo Basil, que você vê hoje em dia como Tulsi, cresceu das cinzas de Tulsi. Na verdade, o Tulsi é Ela; o Santo Basil é Tulsi-devi. Como Maha-Vishnu se sentiu tão mal pelo que havia feito, Ele abençoou Tulsi e disse: "De agora em diante, estarei sempre a seus pés, porque você fez para mim uma pedra - o Shaligrama - e todos se lembrarão de mim. Sempre que eles oram para mim, eles têm que colocar suas folhas em mim." É por isso que o Shaligrama está sob a árvore Tulsi e as folhas de Tulsi são sempre colocadas no Shaligrama. Então, de Seu corpo, Maha-Vishnu materializou um Shaligrama. Foi colocado com Tulsi e Ele também disse que nunca aceitaria qualquer prasad de ninguém a menos que houvesse uma folha de Tulsi sobre ela. É por isso que, sempre que oferecemos prasad a Maha-Vishnu, sempre colocamos uma folha de Tulsi para que Ele possa aceitá-la.