Uma equação é a afirmação de que duas expressões matemáticas representam o mesmo número (ou seja, "têm o mesmo valor"). As duas expressões matemáticas que estão a ser comparadas constituem os membros da equação, e em pelo menos um dos membros surge pelo menos uma incógnita (uma letra que representa um número desconhecido).
Resolver uma equação é descobrir quais são os valores da incógnita que tornam verdadeira a afirmação que fizemos. Ou seja: um certo número é solução de determinada equação se, depois de substituirmos a letra por esse número e efectuarmos os cálculos, obtivermos a mesma quantidade de ambos os lados do sinal de igualdade (=).
Quando temos uma única incógnita, geralmente basta-nos resolver uma única equação para determinarmos o seu valor. No entanto, há problemas matemáticos (muitos deles relacionados com situações do dia-a-dia) onde surge mais de uma incógnita. Se uma equação nos dá informação sobre uma incógnita, para duas incógnitas necessitaremos de duas equações, e assim sucessivamente.
Neste tema do 9.º ano aprende-se a resolver sistemas de equações, que são grupos de equações relacionadas entre si, onde surge mais do que uma incógnita (mais do que uma quantidade desconhecida). Restringimo-nos ao estudo de sistemas de duas equações com duas incógnitas, pois os sistemas com mais equações e mais incógnitas podem ser resolvidos pelos mesmos processos.
A documentação disponível (textos de apoio, exercícios, etc.) pode ser encontrada na sub-página "Recursos".